2 Comentários

The Walking Dead – 5×08- Coda (Midseason Finale)

walking-dead-coda-3Já virou tradição em TWD alguém morrer no midseason finale da série, neste ano foi bem fácil adivinhar quem seria a vítima, apesar de ter sido de uma maneira muito marcante.

Aos poucos a transformação de Rick em uma pessoa fria está acontecendo, tanto que atropelou com gosto o policial e depois o matou, depois de tudo que aconteceu Rick não acredita em segundas chances e muito menos em perdoar algumas pessoas. Ainda sobre esta parte, o diálogo de Tyreese confessando não ter matado o homem do Terminal para Sasha não serviu para nada, só provou que Tyreese continua uma boa pessoa e Sasha ficou ainda mais fria depois de ter sido enganada pelo policial no episódio passado.

A instabilidade narrativa deste episódio ficou evidente no estranho enredo do padre Gabriel que tinha que ir ver com seus próprios olhos que o pessoal do Terminal eram realmente canibais, a perninha do Bob ainda estava na churrasqueira! Se isso não bastasse Gabriel retornou para a igreja trazendo junto uma horda de zumbis, o padre deu sorte que as pessoas que estavam lá eram Carl e a ninja da Michonne que foram bonzinhos e o ajudaram, se Rick estivesse lá o teria deixado morrer. Ainda mais estranho foi a coincidência, com uma edição bem ruim, de Abraham e seu grupo aparecer com o carro de bombeiros bem na hora que os zumbis estavam escapando da igreja. Outra coisa que incomodou foi como somente agora Maggie pareceu mostrar preocupação com sua irmã Beth, sendo que não tinha falado uma vez dela nesta temporada! Tudo isso para criar, uma forçada, carga dramática para o que estava por vir.

Tudo que aconteceu neste episódio está ligado ao diálogo entre Beth e Dawn na hora que confrontaram o policial que descobriu as mentiras contadas pela líder do hospital. Dawn era a verdadeira vilã e problema do hospital, mudou completamente após ter matado seu instrutor no passado, isso a fez ter uma mania de controle e um constante medo de que um dia a situação se invertesse, e fosse ela ser traída pelos seus próprios homens. O acordo entre todos acabaria de forma pacífica, se não fosse Dawn exigindo o retorno de Noah, que infelizmente sobreviveu, um ato que expôs como sua excessiva confiança servia para esconder o medo de perder o seu poder e falsa proteção que criou no hospital, ao mesmo tempo era incapaz de resolver os problemas internos, sempre colocando o trabalho sujo nas mãos de outras pessoas. Beth parecia estar cansada de ver tantas pessoas ruins saindo vencedoras, chegou ao seu limite e como último preferiu dar sua vida em troca de provar para Dawn que ela estava errada.

A reação de Dawn foi um ato de defesa e atirou sem pensar na cabeça de Beth, as duas ficaram bem próximas e isso ajudou a dar ainda mais impacto na cena que foi muito bem rodada, culminando com Daryl matando sem titubear a desesperada Dawn que tentou explicar o seu ato. A morte de Dawn resolveu o problema da guerra interna dentro do hospital, mas teve um alto preço para os sobreviventes que perderam mais uma pessoa querida. Doloroso assistir o sofrimento de Daryl e Carol e depois a reação, exagerada, de Maggie ao ver sua irmã morta. Novamente o grupo venceu uma luta a um alto preço e a certeza de que não existem lugares seguros, seja dentro ou fora de prédios, não existem finais felizes nesta história.

O midseason finale manteve a instabilidade desta temporada, sempre equilibrando entre episódios muito bom e outros medianos, todos tendo em comum um tom melancólico e a ideia de que as coisas não vão melhorar e que resta apenas sobreviver. Morgan apareceu no primeiro e último episódio desta primeira parte e como o personagem é um dos favoritos dos fãs, incluindo o meu, é bem capaz que Morgan seja um dos pilares da segunda parte da temporada que retorna em fevereiro.

quatro

2 comentários em “The Walking Dead – 5×08- Coda (Midseason Finale)

  1. Quem é o Morgan? Estou tentando lembrar. Ele é aquele da casa que acolheu o Rick? O que tinha um filho?

    Odiei e chorei com a morte da Beth 😦

    • Isso Fernanda, o próprio aquele do filho e que também reapareceu na temporada passada ou na anterior rsss. Também fiquei triste pela Beth, estava gostando mais da personagem, mas em TWD e Game of Thrones, o melhor é não se apegar aos personagens

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s