Deixe um comentário

The Walking Dead – 4×08 – Too Far Gone

walkingdead_112713_1280

Uma guerra que teria acontecer de qualquer jeito, não existiria uma maneira de tudo continuar com o Governador e Rick vivos, um dos dois teria que cair, mas nesta batalha muitos outros se foram e o mundo de ambos desmoronou. Hershel em seu positivismo tentou afirmar que tanto Rick como o Governador mudaram, o que é uma meia-verdade; Rick mudou e sim, já o Governador fingiu que melhorou, mas todo o seu discurso sobre ter uma segurança para motivar o ataque na prisão, não passou de desculpas baratas, o que sempre quis era se vingar de Rick e ter um novo reino.

O Governador cometeu o mesmo erro da primeira vez e foi confiante demais ao ataque, sempre se protegendo através dos outros; desta vez em um grupo de pessoas que nem o conheciam direito e mesmo assim lutaram ao seu lado. A única que tentou desde o começo evitar a guerra foi Lily que percebeu que essa não era essa a maneira de melhorar a vida deles, mas o Governador na sua falsa ilusão acreditava que fazendo isso poderia dar uma vida melhor para sua querida Megan; a única pessoa que o fez parecer um pouco mais humano e o abraço que deu na garota foi quase um sinal de um medo que existia dentro dele de que poderia não voltar.

Na prisão a situação era muito tensa; os doentes ainda se recuperavam, como Glenn e Sasha; Rick contava sobre Carol para Daryl, notícia que não gostou muito, mas como sempre foi um homem forte e iria ele mesmo contar para Tyreese que descobriram o assassino de sua namorada, algo que ficou para depois diante da chega do Governador e seu tanque. Quando Rick foi conversar com o Governador o início da guerra final deu o seu primeiro passo; o Governador como sempre prepotente e Rick inicialmente estava com seu comportamento irritado, mas uma troca de olhar com Hershel fez ele tentar uma abordagem parecida com a do seu parceiro veterano.

O belo discurso de Rick foi um contraponto com o do próprio Governador no começo do episódio. Rick  falou de coração aberto e realmente não queria uma guerra e tentava encontrar uma solução para que todos pudessem ter o que desejavam, um discurso que mexeu com ambos os lados e fez Hershel sorrir ao ver que Rick tinha mudado para melhor. Durante o discurso a verdadeira face do Governador surgiu, acabou aquele discurso bondoso e ressurgiu o homem cruel e violento que bem conhecemos; matar Hershel foi um ato de um homem que só sabe agir com suas mãos e que não queria apenas a prisão; O Governador voltou a si e foi atrás do que sempre quis que era a morte de Rick e seus aliados. Maggie e Beth sofreram mais uma perda ao ver o seu querido pai Hershel morrer na sua frente e de uma maneira tão cruel.

Paralelamente Daryl sabia que a história não ia terminar bem e começou a preparar o grupo para uma guerra que foi curta e mortal; como de costume o ótimo personagem acabou sendo essencial para a vitória do grupo de Rick. Daryl é um personagem sensacional na parte de ação da trama; usou rapidamente um corpo de um zumbi como escudo, derrotou os inimigos e ainda sozinho conseguiu destruir o tanque e matar o homem que o dirigia.

É durante a guerra que conhecemos a verdade sobre as pessoas; a jovem Tara que até então estava do lado do Governador, mudou de opinião ao ver o seu líder matar o senhor que nem conhecia direito;  deixou sua postura de mulher forte e o medo tomou conta dela ainda mais ao ver sua amiga morrer, mas não ficou muito bem explicado se Tara sobreviveu ou não. Carol pode ter cometido muitos erros, mas mesmo não participando da guerra acabou tendo papel importante, porque graças ao treino dela as crianças estavam preparadas para lutar e foram elas que salvaram a vida de Tyresse, uma das cenas mais marcantes da série e como nesta nova vida as crianças precisam se portar como adultas. Maggie no meio do tiroteio foi salvar Glenn que acabou indo embora no ônibus com os sobreviventes da prisão, os dois que estavam perto de comemorar o aniversário da relação, agora também estão separados. Maggie ainda se separou de Beth que sumiu na confusão, enquanto Maggie ficou ao lado de Sasha e do ferido Bob.

Histórias paralelas da guerra porque a batalha final foi entre três pessoas: O Governador, Rick e Michonne. O Governador no meio da batalha reencontrou com Lily segurando em seus braços a pequena Megan, a garotinha que ele tanto protegeu e que acabou morrendo de forma tão estúpida sendo atacada por um zumbi que estava enterrado no meio da lama em que brincava. O ódio tomou conta do Governador que atirou na cabeça de Megan e foi para a batalha final contra Rick; uma luta sem armas e apenas de punho,.

Rick estava prestes a perder e morrer nas mãos do Governador, sendo salvo por Michonne que utilizou a mesma espada que o Governador usou para matar Hershel, para enfiá-la no meio das costas dele. O Governador merecia uma morte ainda pior, foi morto por Michonne que teve sua vingança e que poderia dar o golpe final, mas preferiu deixá-lo morrer sozinho; o que não aconteceu e como preço final o Governador levou um tiro final de Lily que matou o homem que acabou sendo o culpado pela morte de sua filha. Alguns acreditam que Lily não matou o Governador, não acredito, acredito que ela o matou sim por tudo que aconteceu com Megan. O Governador teve uma morte triste de um homem que se perdeu, uma ironia perfeita ele ser morto pela mulher que tanto queria proteger.

Outra morte, e que espero que não tenha acontecido, é da pequenina filha de Rick e irmã de Carl, talvez a cena mais triste do episódio foi pai e filho juntos e desesperados ao encontrar a cadeira da criança ensanguentada e acreditando que ela estaria morta. Desejo que alguém tenha levado a criança, talvez os passageiros do ônibus; seria triste demais a criança ter morrido assim, mas até descobrirem a verdade Rick e Carl estão sozinhos, separados de todos e vivendo com essa dor.

Uma guerra devastadora e sem vencedores, ambos os lados perderam de alguma maneira, os moradores da prisão agora estão separados em diferentes grupos. sem ter para onde ir; a prisão acabou sendo invadida pelos zumbis e nunca mais poderá ser habitada. O restante da quarta temporada irá fundo nas consequências desta guerra, com os diferentes grupos que acabaram sendo formados.

Para aqueles que tanto reclamam sobre o ritmo de The Walking Dead, o último episódio antes do hiatus da série foi um dos mais emocionantes e tristes da história da série. The Walkiing Dead entra em recesso e retorna com um episódio inédito no dia 9 de fevereiro.

quatro

Deixe um comentário