Deixe um comentário

The Walking Dead – 3×16 – Welcome to the Tombs

pic1

A terceira temporada de The Walking Dead pode ser descrita como morna e mediana, nunca conseguiu alcançar o seu ápice, nem mesmo no seu episódio final que acabou sendo assim como todo os outros bom, mas nada demais. Acertei em cheio ao escrever no review do episódio anterior que tinha certeza de que o aguardado confronto entre Rick e o Governador não seria totalmente decidido no final da temporada e sim servirá como gancho para o início da próxima temporada, o que repito foi um grande erro e um desrespeito ao público que aguentou essa fraca temporada muito para ver este confronto.

O Governador nunca foi o mesmo depois da morte de sua filha zumbi, seu desejo de vingança contra Michonne, Rick e os outros moradores da prisão o cegou (literalmente) e apagou em parte aquele homem inteligente do começo. A conversa do Governador com Milton foi bastante marcante para o personagem que agora entende que a única solução para sobreviver é matar ou morrer, um pensamento drástico e que quase o levou a derrota. Apesar de ter enganado parcialmente os morados da cidade, o Governador não esperava o eficaz plano de Rick de tirar todos de dentro da prisão e criar uma armadilha com zumbis para acabar com os homens do seu rival. O plano de Rick deu certo e acabou interrompendo o ataque do Governador, mas acredito que a derrota dele foi por culpa própria. Assustados os moradores da cidade desistiram e fugiram do ataque, deixando o Governador ainda mais irritado e que tomou a atitude mais severa ao matar todos por considerarem que eles o traíram. O Governador assim fez sua própria derrota, mesmo assim ele ainda não desistirá tão fácil de sua vingança, porém agora está mais fracos e com auxílio de poucos homens, incluindo Martinez que pela sua reação duvido que irá querer ficar muito tempo perto do seu líder depois de ver o que ele fez com aqueles que o contrariaram.

O destino final de Andrea foi uma decisão polêmica e que acredito ter sido a mais lógica, a personagem como dito pela própria morreu por causa das suas próprias atitudes, acreditava que seria capaz de fazer com que ninguém morresse e tomou um caminho sem volta ao se apaixonar pelo Governador, sentimento que a impediu de matar ele quando teve a chance. As melhores partes do episódio foram com Andrea e Milton, que viu o homem em que acreditava ser quase um herói o assassinar cruelmente, reparem que ambos confiaram no Governador, o que trouxe a morte para os dois. Quando o Governador matou Milton e o trancou dentro da sala com Andrea, o destino da personagem já estava quase certo e foi uma ideia criativa deixar no ar o que aconteceu no confronto dela com Milton. Rick, Daryl e Michonne chegaram na cidade prontos para a batalha final, porém ao encontrarem a única sobrevivente da chacina do Governador decidiram mudar de tática, e o xerife tomou uma atitude correta ao ajudar os moradores restantes da cidade. A parte mais triste do episódio foi o encontro dos três com Andrea que apesar de ter matado Milton acabou sendo mordida, foi uma cena bastante emocionante e até os durões Daryl e Michonne se comoveram com a coragem da amiga de se suicidar antes de virar zumbi.

Muito mais que o Governador ter sobrevivido, o maior gancho para a próxima temporada foi a mudança de comportamento de Carl, o personagem que mais amadureceu nesta temporada. A cena de Carl matando o outro garoto sem pensar duas vezes é uma cena marcante e o início de uma nova atitude do jovem. Carlexplicou sua atitude para o seu pai ao dizer friamente que não cometeria o mesmo erro dele ao deixar pessoas que não mereciam vivas, posição que custou a vida de muitos. Carl lembrou muito o Governador com essa atitude, seguindo o mesmo modelo de pensamento de que agora é matar ou morrer. Rick ficou assustado com a mudança de seu filho e o próprio Hershell tentou abrir os olhos dele de que isso pode vir a ser um problema. A complicada relação de Rick e Carl deve ser um dos principais temas da próxima temporada, a falta de respeito do menino pelo próprio pai deve gerar ainda muitos confrontos.

A sensação de que tive ao fim do episódio foi que a terceira temporada foi mais um ritual de passagem e amadurecimento de alguns personagens e o surgimento de um vilão forte como o Governador. O que incomoda é que daqui em diante a série seguirá um caminho muito diferente da HQ em que se baseia, fico com a sensação de que seguir um caminho próprio pode ser uma opção muito arriscada e que os mesmos erros cometidos nesta temporada podem ser repetidos na próxima.

The Walking Dead retorna agora com sua quarta temporada provavelmente em outubro, já com Scott M. Gimple como novo showrunner, o terceiro da série, e que ele consiga recuperar a trama e trazer a série de volta ao estilo que tinha no seu início.

3star

 

Nota da Temporada

3star

 

Deixe um comentário