Deixe um comentário

Nos Cinemas: Amanhecer Violento

reddawn-1

Quando o filme original de Amanhecer Violento foi lançado em 1984, os EUA vivia o importante momento histórico da Guerra Fria, o longa parecia mais uma propaganda descarada do poder estadunidense e do sempre exagerado patriotismo da sua população. Um filme muito fraco que tinha até seu valor por ter um tema feito para época e que acabou virando um filme B de ação para jovens. Com a falta de criatividade sem fim de Hollywood e a nova onda de remakes, chegou a vez e Amanhecer Violento ganhar uma nova adaptação.

O longa produzido pela MGM foi finalizado em 2009, mas com a grave crise financeira do estúdio acabou guardado e ressurgiu em 2011 porque a FilmDistrict resolveu tirar o projeto do limbo. O estúdio obviamente pensava em lucrar com a presença de Chris Hemsworth (o Thor) e Josh Hutcherson (o Peeta de Jogos Vorazes) no elenco, que quando fizeram o filme não eram os dois astros adorados pelo público jovem como são agora. O estúdio ainda teve o trabalho de mudar a etnia dos vilões na pós-produção, inicialmente a invasão aos EUA seria feita por chineses, mas como o mercado chinês é muito importante para Hollywood atualmente, os invasores foram substituídos por norte-coreanos.

reddawn-2

A trama ambientada em uma pequena cidade chamada Spokane acompanha a invasão do exército norte-coreano por todo os EUA, um ataque surpresa e que conseguiu derrubar o governo local. Cabe a um grupo de jovens iniciar uma resistência e tentar reconquistar o local. O grupo de adolescentes é liderado por Jed interpretado por Chris Hemsworth, no papel que foi interpretado por Patrick Swayze, um veterano de guerra, que precisa cuidar do seu irmão mais novo Matt (Josh Peck, papel que foi de Charlie Sheen) e do restante do grupo de adolescentes.

O péssimo roteiro é recheado de erros e furos, como um grupo de jovens, a maioria desastrados, aprendem táticas de guerras em questão de minutos, os norte-coreanos não aprendem com erros cometidos e mesmo com um exército enorme não consegue acabar com um grupo de jovens sem experiência alguma em guerra. O que mais incomoda no roteiro é praticamente esquecer tudo que aconteceu nos EUA nos últimos anos e pelo seu discurso ridículo de tentar fazer uma critica a cultura do seu próprio pais. Depois do 11 de setembro os EUA está cada vez mais preparado para qualquer tipo de ataque, é impossível acreditar que inúmeros aviões norte-coreanos chegariam ao país e invadiriam tão facilmente, a desculpa tecnológica para a realização do fato pelos vilões é  um tentativa que chega a ser cômica para corrigir mais uma falha do roteiro.. Para piorar a mensagem dada pelo governo norte-coreano de que está invadido os EUA para salvar a população de uma cultura errada, principalmente por ser consumista, poderia até ter lógica se o próprio filme a partir da sua metade fizesse uma propaganda assumida desta própria cultura, algo totalmente incoerente com o momento econômico que o país vive.

reddawn-3

Dan Bradley faz uma estreia pífia como diretor, com um elenco de canastrões, não consegue nem fazer um trabalho decente nas cenas de ação, muito pelos fracos efeitos especiais. O elenco é um dos piores que já tive o desprazer de assistir, Hemsworth que agora é prestigiado por Thor, ainda não tinha encontrado uma maneira de como usar o seu carisma para disfarçar suas limitações como ator. Josh Peck deixou de ser o gordinho da série teen Zack & and Josh e tenta agora passar uma imagem de galã, algo que não combinada nada com ele e sua atuação é vergonhosa. O restante do elenco formado por diversas etnias para passar a ideia de uma nação justa, é ainda pior com nomes mais conhecidos atualmente como Adrianne Palicki e Josh Hutcherson antes de alcançar a fama em Jogos Vorazes, o então adolescente tem um papel pequeno e é o único que dá algum sinal de um mínimo talento para atuar.

Em uma indústria cinematográfica mais lógica seria essencial existir um motivo para um remake ser feito, uma nova ideia, um novo estilo de narrativa ou uma versão de uma obra que continue atual mesmo com o passar dos anos. Tendo isso em mente é impossível explicar os motivos que levaram a Amanhecer Violento ganhar uma nova versão que consegue ser pior que a original, um filme totalmente fora do seu tempo.

1star

Deixe um comentário