13 Comentários

Speed Racer

Só uma história que ajuda a entender o porque os irmãos e idealizadores de Matrix, Wachowski aceitaram o projeto de trazer o desenho Speed Racer para o cinema, o filme Era do Gelo 2 estreou pouco depois de V de Vingança e lógico fez um enorme sucesso, já o filme deles teve uma bilheteria razoavél (infelizmente). Como os irmãos Wachowski não gostam muito de perder e adoram desafios, escolheram Speed Racer, o filme perfeito para eles estrearem no gênero.

E ao sair do cinema tive a certeza dessa escolha, é um filme exageradamente para crianças e pouco para um público mais velho, que dificilmente vai agradar um adolescente acostumado com Homem de Ferro e outros.

Mais começo pela parte boa do filme, os efeitos especiais, que novamente os irmãos Wachoswski inovaram, os cenários, os carros e cenas de corrida tudo feito digitalmente, parecendo uma mistura de um desenho animado moderno com atores reais, até em cenas que são básicas como a casa de Speed os efeitos são perfeitos.

As cenas de corridas são de cair o queixo, os efeitos nos carros que perdem pneu e voltam ao lugar, os pulos gigantescos e todas as artimanhas dos carros e até os detalhes das pistas são inéditos no cinema e vão ser muito copiados ainda.
Alguns criticam essas cenas por acharem exagerado o que os carros fazem, não concordo, lembrando do desenho e se tratando de um filme infantil a escolha de algo tão irreal (para nós), mas para uma criança pode ser um grande atrativo.

A única falha que achei nos efeitos são na cena da corrida final, se você reparar bem o público ficou meio desfocado e parece uma mancha as vezes, mas é só, e faz valer a pena o ingresso.

Outro ponto positivo é o elenco que estão todo bem, desde Emile Hirsch jovem ator e com um excelente futuro, como o personagem principal Speed, a mãe interpretada por Susan Sarandon e o pai por John Goodman, experientes e muito bem nos papéis.
Chrstina Ricci como a simpática Trixie, namorada de Speed e o sombrio Corredor X, que não entendo porque mudaram a história (para pior) do personagem, em mais uma não convence atuação de Matthew Fox.

Destaque para a dupla Gorducho e Zequinha, o primeiro é o irmão mais novo de Speed, interpretado pelo empolgado ator mirim Paulie Litt que junto com o chimpanzé Zequinha, são capazes de fazer qualquer pessoa sorrir e uma adaptação perfeita do desenho para o cinema.

Um filme de exagerados 132 minutos, com incessantes cenas de lições sobre família, corrupções e todas as lições de morais possíveis e que se repetem durante o filme, com milhões de flashbacks, inclusive no meio das cenas de corridas! O que é claro atrapalha o ritmo de ação das corridas.

Na tentativa de fazer um filme para crianças e para adultos os irmãos Wachowski conseguiram fazer um filme que se não fosse os efeitos especias e só por isso recomendo o filme não conseguiria atrair o público mais velho. E que trata as crianças como incapazes de entender certas coisas e exageram em explicar tudo, e todo mundo sabe que as crianças de hoje são mais espertas que muitos adultos.

Esses erros já renderam resultados na bilheteria, o filme arrecadou nos EUA, apenas 20 milhões de doláres na sua abertura, resultado patético que deixou o filme em segundo lugar e por pouco o filme não ficou em terceiro lugar na lista de filmes mais assistidos.

Mesmo com esses números uma continuação deve ser feita e quem sabe até lá os irmãos Wachowski assistem mais filmes como próprío Era do Gelo e aprendem como fazer um filme bom para todas as idades.

13 comentários em “Speed Racer

  1. aa, eu quero veer…
    apesar de ser um filme p) criança, como voce disse, eu acho que é legaal….

  2. Rapaz, estou muito curioso para assistir Speed Racer… confesso que quando vi o trailer enquanto assistia Homem de ferro não fiquei muito fascinado com a história mas sim com os efeitos especiais que parecem ser de tirar o fôlego!
    Gostei muito da tua crítica, muito bem elaborada ^^
    um abraço o/

  3. olha já me disseram a mesma coisa…que é um filme pra crianças….
    desculpa pela ausencia….bjksss

    http://www.daniilopes.blogspot.com

  4. bem interessante o texto, e o filme deve ser mt bom

  5. Preciso literalmente em ir ao cinema, e o filme deve ser bom.
    E quanto ao comentário que você deu no meu blog eu também não concordo dessa visão da igreja sobre o sexo.
    passe lá sempre que puder:
    http://lusaid.zip.net

  6. ta todo mundo falando bem desse filme. Tenho certeza que é um grande filme sim. Vou assistir o mais rápido possível.

    Abs

  7. bom, to passando pra agradecer a visita…
    e te visitar tb né…
    gostei muito do blog (principalmente o “pra ser sincero” da minha bda favorita srsrrs) e vou conferir o Speed. tava esperando muuuuito o filme ainda mais com os irmãos Wachowsky (confesso que pago pau pros filmes deles) vlw…
    abraços..

  8. Oi, Caio,
    De vez em quando vou passar aqui, pra pegar umas dicas de cinema.
    Beijos.
    😉

  9. Adorei seu post!

    Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos: http://www.meus3desejos.com.br e http://www.videoflix.com.br.

    Abs.

  10. primeiramente agradecer a tua visita no meu blog!

    parabéns pelo excelente trabalho que vem fazendo no seu!

    esse filme ainda não assisti … tem até aqui na locadora em que trabalho, vou aproveitar pra pegá-lo!

    grande abraço!

  11. postei no lugar errado … foi mal … vou no lugar certo agora …

  12. Boa! Tá ai um dos melhores filmes que eu já assisti. É um filme excelente com belas atuações e uma bela história, além da trilha sorosa ser demais.

    Assista o filme com ele também, Um Beijo a mais. Muito legal.

    abs

  13. Que coincidência, me falaram sobre esse filme ontem! Agora não tem como escapar, vou assistir!
    Obrigada pelo comment lá no Babelpontocom, adorei e volte sempre, Caio! Vc é bem-vindo.
    Beijão.
    Letícia.
    http://babelpontocom.blogspot.com/

Deixe um comentário