Deixe um comentário

Hannibal – 2×01 – Kaiseki (Season Premiere)

Hannibal - Season 2“Nunca me sinto culpado por comer nada”, Hannibal Lecter em seu retorno para a segunda temporada da série sobre o maior e melhor serial killer da história da ficção.

A segunda temporada de Hannibal abriu com uma cena espetacular de luta entre Lecter e Jack, cuidadosamente ensaiada; começando sem som, com os reflexos dos lutadores na faca do serial killer e seguindo com uma disputa brutal e bastante agressiva. A luta foi interrompida na melhor parte; Jack gravemente ferido e trancado na adega de Hannibal que tenta entrar no local para terminar o trabalho. Neste instante o episódio corta brutalmente para 12 semanas atrás para mostrar o que aconteceu antes e que culminou com esta batalha.

Hannibal assim como o ritual japonês de embelezar a refeição que dá título ao episódio está criando uma fantasia, um disfarce completo para colocar Will como o culpado pelos seus próprios assassinatos. Lecter pareceu ainda mais frio e corajoso, sem medo de dar provas para o FBI para derrubar a teoria de Will, sabendo que seus crimes foram cometidos de forma perfeita. Hannibal manipula todos ao seu redor com uma enorme facilidade, consegue colocar Jack ainda mais contra Will e também Katz; a única pessoa que ainda não caiu em seu jogo é Bedelia.

Como sempre as conversas de Hannibal e Bedelia foram o ponto alto do episódio; Hannibal se abre com Bedelia mesmo sabendo que ela é o ponto fraco do seu disfarce, mesmo assim Lecter deu a permissão para a psiquiatra contar tudo sobre ele para Jack, porque sabe que a psiquiatra ainda não contará a todos sobre suas teorias. Bedelia sempre soube quem Hannibal é de verdade, ela e Will foram os únicos que enxergaram por de trás da máscara dele; por isso Hannibal pela primeira vez teve que dar um passo a mais ao dizer que a psiquiatra não sabe do que ele é capaz, tentando controlar através do medo a vontade de Bedelia de expor suas ideias sobre ele; Bedelia pode ser o ponto da virada na trama e será essencial para este quebra-cabeça que Will está tentando montar para provar a sua inocência.

Will Graham parece ter ganhado neste curto período na prisão uma melhor consciência de sua própria loucura, usando este tempo para uma auto-análise, com o objetivo principal de descobrir como Hannibal conseguiu enganá-lo. Bizarras as alucinações de Will vendo um Hannibal pitando de preto e com chifres em seus sonhos de pescaria e ainda estranho foi ele vomitando a orelha que foi colocada dentro da sua boca por Hannibal; analogias para mostrar como Hannibal é o monstro dentro da cabeça de Will que tomou controle até de sua voz interna; Graham precisa tirá-lo como a orelha de dentro de si para se libertar e pensar de forma mais coesa.

Will e Hannibal se reencontraram em uma conversa que foi bem diferente das anteriores; Hannibal ainda admira Will, enquanto o preso só deseja vingança para o seu antigo amigo e descobrir uma maneira de trocar de lugar com ele na prisão. Hannibal tem uma obsessão por Will porque ambos possuem uma consciência rara sobre si mesmos e sem nenhuma vergonha sobre seu sentimentos. Hannibal deve ter sentindo internamente o baque ao ouvir de Will que eles não são mais amigos, Lecter sentia essa amizade como algo tocável e uma rara aproximação com outra pessoa que poderia entendê-lo, mas agora Will sente apenas ódio pelo doutor.

Will está sozinho neste jogo com Hannibal que conseguiu fazer com que todos acreditassem que ele era o assassino. Jack sente vergonha por ter confiado em Will e não acredita de maneira alguma na sua teoria sobre Hannibal; Katz está decepcionada por também ter sido ludibriada, mas ainda respeita Will pelo seu talento como analista; o canalha de Frederick é um bobo que se acha inteligente e quer apenas usar Will para ganhar fama. Sua única esperança de ter alguma ajuda é com Alana que foi a única que não o abandonou Will, mas não acredita em sua teoria sobre Lecter e quer apenas ajudá-lo a provar que teria cometido estes crimes sem consciência dos seus próprios atos, colocando parte da culpa no FBI e em Jack.

Alana fará de tudo para diminuir a pena de Will, a ponto de piorar a situação de Jack com seu relatório; Alana é uma mulher forte e decidida demais para cair na pressão da auditora do FBI (Cynthia Nixon, de Sex and the City) que quer colocar panos quentes nesta história sobre Will para limpar a imagem da agência e do próprio Jack, que com este relatório pode ver sua carreira acabar pelo erro de ter confiado em Will. Jack sofre pressão por todos os lados e até dentro de si por ter confiado em Will; um arrependimento que faz ele ficar cego da verdade que está na frente de seus olhos.

Lecter tem como bem analisado por Bedelia uma obsessão por Will e quer entrar em sua cabeça o máximo possível, a ponto dele ser o novo “Will Graham” do FBI; assumindo o papel do seu melhor amigo como consultor, afinal Jack continua sendo péssimo em escolher seus parceiros. Hannibal foi chamado para analisar um novo e horripilante serial killer que captura pessoas e as transforma em bonecos vivos.

Hannibal Lecter nunca será Will porque não tem o julgamento do certo e errado que o segundo tem sobre os seriais killers; Hannibal olhou com um ar de admiração para os corpos largados pelo assassino, enquanto Will em apenas um segundo olhando para as fotos entendeu como o serial killer escolhia suas vítimas para formar uma paleta de diferentes cores. Will faz um julgamento melhor que o de Hannibal por ter consciência do quão errado são estes atos cometidos pelos assassinos.

Um novo serial killer que já deixou seu cartão de apresentação na nojenta e assustadora cena final quando colocou sua mais recente vítima viva e “colada” por causa do procedimento ao lado de outros inúmeros corpos, todos em diferentes posições, uma nojenta coleção de manequins humanos!

Hannibal retornou com um episódio consistente e correto; desenvolvendo bem melhor do que o ano anterior os seus personagens tanto os principais, com um Will bem menos espalhafatoso e mais calculista, e também os secundários, Jack e Alana tendo mais espaço e funções na trama; além de manter a sua bela e própria estética e estilo de suspense, elementos que deram certo na temporada passada. Como Jack passou de um incrédulo na história de Will para um homem disposto a dar a vida para pegar Hannibal? Essa é uma das várias perguntas que serão respondidas nesta segunda temporada.

quatro

Deixe um comentário