Deixe um comentário

Being Human – 4×07 – Gallows Humor

Being-Human-U-S-image-being-human-us-36682115-3000-2003

Estou escrevendo este review no dia 25/02 quando o canal Syfy divulgou que está será a última temporada de Being Human que chegará a sua conclusão no dia 7 de abril. O cancelamento foi feito em comum acordo entre o canal, produtores e atores que prometeram que os últimos episódios vão trazer de volta às origens da série para dar uma conclusão que os fãs vão gostar. Uma decisão que infelizmente tenho que concordar a terceira temporada da série já foi bem fraca e esta está sendo um pouco melhor, mas não chegam aos pés das duas primeiras. Agora vamos ao review do episódio desta semana.

“Minha força é a sua força”; essa bela frase de Suzanna para Aidan explica o sentimento dela que ao tentar salvar seu marido o prendeu para uma reabilitação forçada que acabou sendo um tratamento para si mesma para superar a culpa sobre o maior erro da sua vida.

Aidan é como um drogado que tenta fugir de seu vício e na primeira oportunidade que tem de voltar a ser drogar acredita ser mais forte do que todo mundo e capaz de conviver com seu problema; ao matar a garota e chupar o seu sangue vivo Aidan voltou a ser aquele vampiro cruel e assassino que considera os humanos apenas como comida. O vampiro em seu prepotência e raiva por estar preso acabou contando com enorme prazer histórias horríveis de suas vítimas, atos horríveis como rasgar o rosto de uma pessoa. Aidan há anos superou essa fase mais cruel e ainda tem algumas recaídas como da garota que matou no episódio passado, isso não pode mais acontecer e mesmo sendo doloroso ouvir essas histórias Suzanna ficou ao lado dele o tempo todo

Com o passar do tempo Aidan foi compreendendo tudo que fez de errado e raiz de onde tudo começøu que a culpa pela morte de Suzanna, uma triste que o fez começar o seu caminho para a perdição. Por isso Aidan queria perdão de Suzanna; esta reabilitação também foi para a própria que precisava desabafar o segredo que guardou há tantos anos de sua primeira vítima ter sido o seu próprio filho. A maneira que este momento de desabafo foi mostrado foi bastante emocionante, sem som do que Aidan estava dizendo apenas mostrando o ódio dele crescendo e quase matando Suzanna; uma discussão que terminou de forma doce com Aidan dando um beijo de perdão na testa de Suzanna. Aidan e Suzanna precisavam do perdão de um do outro; os dois sofreram demais e precisam um do outro para tentarem ter uma chance de serem felizes; o ato de matar o seu próprio filho a fez ter a força que Aidan não tem para controlar sua sede e quem sabe ouvir essa história agora o vampiro consiga controlar seu vício.

Um casal se une mais e outro se separa; Nora não conseguia nem olhar nos olhos de Josh depois de sua traição e muito mais do que isso estava chateada com a maneira que ele estava perdendo a luta para seu lobo. Josh tem razão sobre tudo que está acontecendo ser em parte culpa do feitiço, mas Josh está deixando o lobo ganhar e tomar controle de si, e o pior é que está tendo prazer em ter este novo poder.  O que seria um momento de reconciliação virou um novo ataque do lobo que por pouco não estuprou Nora; Josh perdeu mais uma batalha contra a criatura dentro de si e por pouco não machucou a pessoa que mais ama. Essa instabilidade de Josh é um perigo para todos e Nora fez bem de sair de casa, quem sabe assim agora ele tome vergonha na cara e assuma que precisa resolver este embate contra si mesmo para ter uma chance de recomeçar. Não sei se até o final da temporada Josh irá conseguir controlar o seu lobo, algo que precisará de muito tempo e coragem para não se atraído pelo prazer e força que o lobo o faz sentir.

Sally quis proteger Robbie desta deprimente pós-vida como fantasma e queria dar a ele a oportunidade que não teve de ter uma segunda chance de aproveitar a sua existência; inconsequente como habitual Sally foi pedir ajuda bem para Donna, a culpada por tudo que aconteceu até agora. O passado de Donna foi uma das histórias mais tristes já contadas em Being Human; uma pobre mulher que por causa do preconceito da época que viveu foi injustamente acusada de ser bruxa e depois enforcada. Depois de ser morta injustamente, Donna não teve nem o prazer de ter a paz eterna porque um covil de horríveis bruxas a ressuscitar somente para ser a sexta integrante do grupo, para isso até sacrificaram uma alma de uma garota em troca de Donna voltar a vida!

Sally não entende que está seguindo o mesmo caminho de Donna que depois de ser ressuscitada e ganhar seus poderes foi perdendo sua humanidade até se transformar no monstro da temporada passada; sua morte com Sally a fez pelo menos perceber que agiu errado e que precisa pagar por tudo que fez. Assustador que mesmo depois de ver essa história Sally ainda estava decidida a fazer o feitiço para ressuscitar seu irmão e até Donna insistiu ao dizer que em um certo momento Sally poderia ficar presa para sempre em alguma parte do passado após fazer um de seus feitiços.

Sorte que Robbie entendeu que sua vida não vale mais do que a outra alma; aceitar um destino que não é aquele que você sempre sonhou não é algo fácil e Robbie conseguiu isso; Sally ficou triste com razão, mas Robbie foi mais maduro que sua irmã ao aceitar o seu destino e provavelmente deve vagar como um fantasma até achar sua porta concluindo sua passagem. Donna também completou o seu destino ao aceitar que sua existência chegou ao limite e que se continuasse viva apenas voltaria ao velho caminho errado como Sally está fazendo; uma personagem bastante densa e que vai deixar saudades.

Em seu primeiro ato bondoso usando seus poderes Sally ajudou Donna a partir e ter o descanso e punição que merece; Sally como esperado ficou presa no passado e como punição exatamente no dia de sua morte; a fantasma tinha a chance deste feitiço ser o se último e tentar voltar a viver a mesma vida de antes, mas pode estragar este gesto bonito cometendo outro erro. No promo do próximo episódio já deu para ver que mesmo depois de tudo Sally vai repetir o mesmo erro de sempre e não vai seguir o exemplo de seu irmão em aceitar o seu destino ao tentar evitar a sua própria morte, o que irá mudar a vida de todos!

Com o anúncio do fim da série cada episódio será especial e fica a esperança de que os envolvidos cumpram sua promessa e façam um final digno para Being Human.

tres

Deixe um comentário