Deixe um comentário

The Following – 2×02 – For Joe

the-following-for-joeO segundo episódio da nova temporada The Following diminuiu bastante o estilo acelerado e com reviravoltas da estreia; foi uma típica história da série, aliás pareceu uma reprise de tudo que já tinha sido contado antes, só que com personagens um pouco diferentes.

Os roteiristas da série poderiam ter encontrado uma maneira diferente dos seguidores de Joe chamarem atenção dele, sem repetir o mesmo esquema da temporada passada de recriar o seu livro. Repetir a mesma fórmula duas vezes nunca é bom em uma história e raramente dá certo; a diferença é que pelo menos Luke e Mark são dois razoáveis personagens. Luke e Mark recriam as cenas do livro de Joe e também colocam para fora algum trauma da infância; não precisa ser um especialista como Ryan para descobrir que os gêmeos tiveram problemas quando crianças com seus pais; isso ficou bem óbvio pela conversa deles com o casal morto na sala e também por não fazerem nada contra a criança; que simboliza eles como vítimas de pais ruins.

Mark e Luke repetem o mesmo erro de outros seguidores que tentaram agradar Joe provocando Ryan; a diferença é que desta vez o agente não está preso ao FBI, somente a sua vingança pessoal contra Joe e seus seguidores. Max ainda tenta fazer com que seu tio Ryan entenda que não irá conseguir o que quer sem ajuda do FBI; Ryan não ouviu o conselho e foi atrás de Luke e Mark sozinho.

Existem poucas diferenças entre Mark e Luke, o primeiro é um pouco menos impulsivo que o outro, mas a sensação é que ambos são dois jovens problemáticos que decidiram que matar outras pessoas é divertido; depois de matar um casal a nova vítima foi Lily, a sobrevivente que deixaram escapar no atentando ao metrô. Assim Ryan mais uma vez vestiu sua armadura de cavalheiro e foi salvar uma donzela em perigo, claro atrapalhado, chegando atrasado e por pouco não morrendo nas mãos dos gêmeos que também cometeram sérias falhas. Esperava mais dos gêmeos que foram dois bobos tanto ao atacarem Ryan como ao revelarem suas identidades, além de estragar a carta na manga que tinham por serem gêmeos.

Para Ryan o que sobrou foi levar uma bela e merecida bronca de Mike que cansou do comportamento vigilante dele e  também por não ter pelo menos pedido ajuda de seu antigo parceiro; prefiro ver Ryan trabalhando sozinho, mas não custava nada ele incluir Mike no seu plano. Pode parece maluquice da minha parte, mas ainda mantenho a teoria de que Lily talvez seja uma seguidora de Joe; seria muito fácil Ryan se recuperar tão facilmente e já arranjar um novo amor, no mínimo ela vai ser por toda a temporada um objeto usado por Joe e seus seguidores para feri-lo.

Enquanto em Nova York os seguidores seguem matando pessoas; Joe ou Daryl, o caipira britânico, tentava levar uma nova vida e recomeçar, uma mentira que contou para si mesmo e que durou apenas um ano; foi explicado que a prostituta Judy viu o caso dele e trocou cartas com ele na prisão, obviamente se apaixonou por ele e por isso ofereceu ajuda em troca dele tentar ter uma vida sem mortes, acreditando que poderia mudar o comportamento dele. Assim como na primeira temporada as melhores cenas são aquelas sobre Joe; bem desenvolvida essa ligação que ele criou com Mandy, algo quase paternal com a jovem que também tem um lado sombrio; como ao questionar o serial killer sobre como é matar uma pessoa. Mandy é mais uma jovem que caí no charme de Joe, que milagrosamente não a matou como fez outras mulheres da mesma idade.

Joe não conseguiu se segurar muito tempo, a diferença é que a sua nova vítima mereceu o fim que teve; um reverendo que era cliente de Judy e que cometeu o erro de desvendar a verdadeira identidade de Daryl. Essa cena foi bem estruturada e crescendo aos poucos com Joe aproveitando a presença do reverendo para confessar seus sentimentos, como assumir pela primeira vez que falhou como escritor, pai e marido, um homem que esconde as próprias falhas matando outras pessoas.

O serial killer explodiu e matou a facadas o reverendo, um ato que foi quase como um orgasmo para Joe que gemeu com um enorme prazer, matando saudades de fazer aquilo que mais ama. Não sei até quando Mandy vai continuar agora conseguir segurar os instintos assassinos de Joe que está cada vez mais tentando a voltar ao seu reinado; além de ver na garota um certo prazer escondido e talvez ela mesma se torne uma das seguidoras de Joe. Joe ficou tentando também a ligar para o chamado de seus seguidores e talvez nem precise fazer isso; sua seguidora mais fiel Emma descobriu através do falastrão do Carlos que Joe está vivo; fiquei desapontado com Emma, uma pessoa tão inteligente que a não conseguiu descobrir isso sozinha; agora é claro que ela irá atrás do líder e também o homem que sempre amou.

tres

Deixe um comentário