Deixe um comentário

Supernatural – 9×09 – Holy Terror

Supernatural-9x09-10“Eu fiz o que eu tinha que fazer”, essa frase foi dita por quase todos os personagens de Supernatural e remete a uma espécie de desculpa e explicação para as decisões que tiveram que ser tomadas.

Todas as decisões que tomamos em nossas vidas têm consequências e Dean pela milésima vez sentiu isso na pele. Dean sabia que cedo ou mais tarde teria que pagar de alguma maneira pela decisão que fez para salvar a vida de Sam; o caçador já viveu tanto e cometeu tantos erros, mas mesmo assim foi iludido mais uma vez, tudo porque o seu desespero e amor por Sam o cegou em não enxergar que existia algo de estranho com Ezekiel.

Dean virou quase um escravo de Ezekiel obedecendo suas ordens, enganando Sam e se afastando do seu verdadeiro, literalmente, anjo da guarda, Castiel; que mesmo sem sua graça não esqueceu da sua responsabilidade na queda dos anjos. Castiel deixou sua vida humana, colocou seu terno e gravata e foi investigar uma briga entre mulheres religiosas e motoqueiros que aconteceu em um bar; na verdade ambos os grupos eram formados por anjos em guerra.

Quanto mais tempo os anjos caídos ficam na Terra mais eles começam a se comportar como os humanos; guerreando entre si no nosso planeta, uma luta formada por dois grupos; o prepotente Bartolomeu contra o sádico Malaquias. Os dois anjos começaram uma guerra na Terra acreditando que o lado que for vencedor irá retornar e tomar o céu das mãos de Metatron, todos tolos.

Cas não consegue ter o mínimo de paz em sua existência, quando começava a desfrutar dos prazeres humanos; como cerveja e sexo, teve que rever sua decisão de permanecer como um mero humano. Cas não iria deixar nunca um anjo maluco como Malaquias ser o novo líder do Céu e fez o que tinha fazer, matou o anjo que torturava e recuperou, parcialmente, a sua graça voltando ser um dos anjos. Cas sabe que a guerra já começou e que precisa criar um terceiro lado, com aqueles que não querem nem Malaquias e nem Bartolomeu no poder, mas para isso precisa reconquistar a confiança dos anjos e provar que foi enganado por Metatron. Cas assume o velho papel de guerreiro solitário, o anjo caído que tenta trazer paz tanto para a Terra como para o céu, sempre querendo o melhor para todos os lados.

Metatron não é nada idiota e sabe que está perto de ser atacado e decidiu ir para o seu plano B; com a falsa desculpa de que cansou de viver em um céu vazio, decidiu escolher alguns anjos para retornar ao seu lado e criarem um novo céu; para isso ele precisará de pessoas especiais e já encontrou o seu braço direito e também assassino profissional, Sam ou melhor Gadreel! Todo mundo já desconfiava que Ezekiel escondia algo, mas foi uma reviravolta bem bacana a revelação de que na verdade o anjo não é Ezekiel, que morreu na queda dos anjos, e sim Gadreel; um anjo que estava no calabouço do céu porque foi o responsável por ter deixado entrar a serpente no paraíso de Deus, que o considerava o seu melhor anjos mas diante de sua falha o prendeu até ser solto por Metatron, o novo Deus ou melhor o X do céu.

Metatron que não quer ver esses anjos guerreiros no seu novo céu e assim como fez com Castiel, ludibriou Gadreel/Sam que é nada mais é do que um pobre anjo em busca de redenção; não consegue assumir seu erro com Deus e pensa que através de Metatron terá uma segunda chance de mostrar o seu valor. Metatron não pode deixar vivo ninguém que possa atrapalhar a sua construção do novo céu e por isso fez uma lista com aqueles que vão ter que ser mortas por Gadreel/Sam, incluindo os profetas!

A maior polêmica do episódio foi a decisão de matar Kevin, o profeta que só queria fazer o bem e pagou pelos erros de Dean que deveria ter contado para ele a verdade, porque pelo menos assim Kevin estaria mais atento ao comportamento estranho de Sam. Gadreel cumpriu o teste de Metatron e matou o profeta, além de ter ido embora e dizendo que não existe mais Sam! Deu pena de ver Kevin morrer desta maneira, um personagem com uma curta e marcante passagem pela série.

Dean pagou caro demais pela decisão que tomou no começo da temporada, tentou salvar seu irmão e o acabou perdendo, além de ver um aliado querido como Kevin ser cruelmente assassinado depois de tudo que tinha feito por eles; dedicando boa parte de sua existência para ajudar os irmãos Winchesters. Dean vai ter que voltar a atrás e ver que somente duas pessoas podem ajudá-lo a recuperar o seu irmão; Castiel, agora como anjo, e por incrível que pareça Crowley surge como o único que pode dar alguma ideia de como mandar os anjos de volta para o céu.

Um episódio que deu uma excelente continuidade para a trama principal desta temporada e deixando ganchos empolgantes; quem sabe assim a série diminua o número de episódios fillers e se concentre mais em Dean tentando recuperar seu irmão. Supernatural se despede neste ano e retorna no dia 14 de janeiro de 2014, até lá hunters!

quatro

Deixe um comentário