Deixe um comentário

Arrow – 2×07 – State vs Queen

State v. Queen

Boa parte desta temporada gira em torno das consequências do que aconteceu na destruição do Glades; tanto Vertigo ter saído da cadeia aconteceu por isso, e libertado também o Doll Maker; como Moira parar em um tribunal pagando pelo seu envolvimento na destruição.

E esses dois temas foram trabalhados de forma bastante correta em mais um excelente episódio de Arrow. A trama se dividiu entre estes dois plots e um acabando interferindo no outro, Vertigo (Seth Gabel perfeito) foi um dos melhores vilões da temporada passada e voltou ainda mais maluco; querendo a paz mundial e satisfação pessoal, não necessariamente nesta ordem.

Só um maluco inteligente como Vertigo para substituir as vacinas contra a gripe dada pelo governo por uma droga que fazia as pessoas ficarem viciadas na droga com o seu nome! A experiência maluca fez algumas vítimas como o coitado e cabeça dura do Diggle e o promotor Adam; sendo que o segundo acabou sendo capturado por Vertigo, que o usou para mostrar a Starling City que a única cura para a doença era a sua droga. Nesta parte fiquei pensando se não seria interessante desenvolver talvez um vício em Adam agora que ele experimentou pela primeira vez a droga, seria uma maneira de aumentar a importância do personagem.

Com Adam fora do caso, coube a instável Laurel assumir o papel de promotora no julgamento de Moira e acabou descobrindo qual era o grande segredo que a Mama Queen estava escondendo; um caso com ninguém menos que Malcolm Merlyn! Até a bomba do final do episódio fiquei sem entender o porquê de Moira fazer tanto segredo sobre isso, porque estava na cara que tinha acontecido algo entre eles, a ligação dela com Meryln com certeza era muito maior do que apenas uma amizade antiga.

Quem ficou mais abalada do que todos com essa verdade foi Laurel que em sua confusão e depressão ficou se sentindo ainda mais a pior pessoa do mundo por ter usado o caso de Moira no tribunal; bizarro o ataque dela com Oliver por não entender porque ele não estava bravo com ela, porque ele te ama esperta! Pelo jeito o estado deprimido de Laurel ainda vai muito longe e deve aumentar ainda mais depois de saber o resultado bastante estranho do juri sobre o caso de Moira.

No enredo fora do tribunal, Felicity sempre quis provar que é muito mais do que uma mera, e magnífica, nerd, e sim alguém que pode ajudar na prática a equipe; com Diggle doente e Oliver ocupado no julgamento de Moira; a belíssima nerd teve a ideia dela ir atrás de Vertigo e impedir que mais pessoas fossem contaminadas; a pior ideia possível e que piorou tudo.

Desde a temporada passada critiquei a ideia de matar os vilões, algo que foi modificado nesta temporada, mas desta vez tenho que concordar que Oliver não tinha opção. Oliver/Arqueiro estava lidando com um vilão bastante atípico, Vertigo seria capaz de matar Felicity e ficou ainda mais perigoso por ter descoberto a sua real identidade; naquela situação Oliver só tinha uma opção matar Vertigo, uma pena mesmo, porque gostaria de ver muitas vezes mais este vilão na trama. Matar Vertigo afetou bastante Oliver, que não queria mais ter que fazer isso depois do que aconteceu com Tommy. Esse ato de Oliver fez Felicity ficar ainda mais apaixonada pelo seu salvador, dá uma peninha pensar que a nerd tão fofa não vai conseguir conquistar seu príncipe arqueiro.

Oliver talvez entenda assim que mesmo sendo agora um herói de verdade terá que tomar decisões onde terá que fazer o errado para acontecer o certo. Oliver teve ainda outra surpresa que não sabe se foi bom ou ruim, com Moira sendo inocentada, decisão da qual ninguém realmente esperava que iria acontecer depois do julgamento e das provas mostradas.

Hora de falar da maior polêmica da temporada; tinha certeza absoluta que Malcolm Merlyn não tinha morrido e iria retorna em algum momento, assumo que não esperava que isso fosse acontecer tão cedo. Merlyn teve um treinamento parecido com o de Arrow e soube enganar a todos com sua falsa morte. Foi uma típica atitude dramática do vilão trazer Moira para reencontrá-lo logo depois de ela ter sido inocentada. Que algo nos bastidores tinha acontecido para Moira ter sido tão facilmente inocentada; agora foi tanto uma virada Malcolm ter sido o responsável pela sua absolvição; como ele ter ligado os pontos e percebido que Thea é a sua filha!!!! Agora sim ficou bem explicado o porquê de Moira tinha tanto medo que seus filhos descobrissem sobre o affair dela com Malcolm.

Particularmente não gosto muito dessas viradas que parecem vindas de novela mexicana, mas neste caso é uma maneira de agradar o público que assiste a série não somente por ter um herói como protagonista e sim pela história extra e obviamente dramática. Quando Thea descobrir isso todo o seu ódio pela sua mãe vai aumentar ainda mais, coitado do Roy que teve bem agora a ideia de aceitar ser o “saco” de pancadas dela.

Com o retorno de Malcolm, esperava que ele fosse o homem com meios que ajudou Vertigo a colocar seu plano em ação, mas não, na verdade a pessoa por de trás de tudo era Brother Blood. O secreto vilão que queria se livrar do Arqueiro para continuar seu plano, não conseguiu isso, mas pelo menos deu outro bom passo na experiência, já que a droga começa a dar resultado, com uma de suas cobaias conseguindo sobreviver ao teste e começando a ficar mais forte. Algo me diz que essa droga, aparentemente feita para criar um super solado, tem uma ligação total com o atual momento do flashback, incluindo o próprio Dr. Ivo e a droga que ele está procurando na ilha.

O flashback desta semana teve Oliver fugindo das mãos de Ivo e se juntando a sua gangue; Shado e o agora duas caras Slade e também levando Sara. Tanto eles como Ivo agora vão partir para o mesmo destino, o tal submarino que tem a experiência dos japoneses que pode salvar a humanidade e também curar Slade que está bastante ferido; a diferença é que Oliver e o resto do grupo têm as coordenadas aonde está o submarino, mas devem ser seguidos por Ivo e seus homens. É um pouco fácil prever que o que vai acontecer no futuro com Slade está ligado ao que será encontrado no submarino, já que se trata de um soro para criar um super soldado, por isso talvez não somente o cure como o transforme em algo mais.

Depois de vários episódios com referências, incluindo este, sobre o Acelerador de Partículas, semana que vem finalmente ele deve ser mostrado, porque o próximo episódio será histórico para Arrow, com a grande estreia de Barry Allen (Augustin), o futuro Flash!

quatro

Deixe um comentário