Deixe um comentário

Homeland – 3×08 – A Red Wheelbarrow

Captura de tela 2013-11-18 às 16.05.11

A vontade de começar escrevendo sobre a virada do final deste episódio é muito forte, mas é preciso falar do começo para chegar ao fim.

Em uma guerra sem armas e feita somente através da inteligência, conhecido também como serviço secreto, é preciso ter paciência e saber a hora de atacar, aquele que der um passo precipitado, tem tudo para perder a luta. Saul virou uma figura enigmática nesta temporada, sempre calmo e sabendo a hora de revelar cada parte do seu plano, que não se reserva somente a encontrar os culpados pelo ataque terrorista e sim algo ainda maior, como mudar o regime no Irã, uma estratégia a longo prazo.

Saul corre contra o tempo e tem apenas 9 dias antes de ser substituído pelo Senador e consequentemente ser mandando embora da agência, por isso quer deixar um legado. Saul já tenta pensar na sua vida após o fim da missão, o que se resume a Mira, a quem conseguiu convencer a dar mais uma chance para o casamento deles. Mira dispensou seu amante e decidiu tentar salvar o seu casamento, porque no fundo ama de verdade Saul e seu amante nada mais era do que algo puramente sexual; decisão da qual ela pode se arrepender porque já viu que Saul continua com suas viagens e sua atenção total ao trabalho. O amante que revelou ser na verdade um espião e deve trabalhar para Bennet ou diretamente para os terroristas, o que pode prejudicar o plano de Saul.

Quem também pode ser, sem querer, um inimigo interno para Saul é Fara, que por não ter a experiência dos outros agentes, ficou muito mexida com Javadi sair livre depois de matar duas mulheres. O episódio apresentou um pouco de sua vida; um pai doente e que acreditava que sua filha trabalhava em um banco; a ligação da família dela com pessoas importantes no Irã; além de uma dúvida sobre para quem realmente ela está trabalhando. Não vou colocar Fara como uma terrorista infiltrada ou algo do tipo, mas talvez sua nacionalidade pode ser usada contra ela, apesar de Fara querer ser uma verdadeira americana e ajudar o país.

A informação de que o terrorista responsável pelo ataque estava ainda no país não poderia ser desperdiçada e toda a equipe teve que trabalhar para conseguir descobrir o seu paradeiro. Todos, tirando Carrie no final, trabalharam muito bem conseguindo enganar bem Franklin e Bennet, Al Dal foi essencial para a missão dar certo. A terceira reviravolta do episódio foi de que Franklin não é apenas um mero advogado de Bennet e sim um assassino nas horas vagas, que matou e literalmente derreteu o verdadeiro culpado pelo atentado, o qual foi pouco revelado. O que ninguém na agência sabe é que para Carrie achar o verdadeiro responsável pelo atentando não é apenas para salvar Brody e sim também essencial para ela tomar a decisão final se vai ou não ter o bebê do homem mais procurado do mundo.

Al Adal pode ter sido frio ao mandar Quinn atirar em Carrie, mas foi uma decisão certa e que foi feita para não atrapalhar a missão. A nova reação exagerada de Carrie pode custar mais caro do que uma cicatriz, porque talvez no hospital a sua secreta gravidez seja revelada. Carrie mesmo baleada começou a suspeita de que Saul estava fazendo algo por de trás de todos, o que neste caso estava absolutamente certa.

Saul ficou o episódio inteiro planejando uma viagem secreta a qual quase ninguém sabia, tinha certeza que iria para o Irã falar com Javadi, mas Saul viajou para um lugar diferente. Na hora que Saul olhou para o prédio entendi tudo que estava acontecendo; Saul entregou os 10 milhões de dólares para o traficante em troca de recuperar Brody, que está em um estado lamentável, trancando em um quarto e viciado.

Saul é um agente que utiliza bem suas peças e Brody será uma delas, tenho certeza que Saul usará Brody para fazer o mesmo que fez com Javadi, trazê-lo para o lado deles com a promessa de que sua imagem será limpa; Saul é esperto e pode mudar Brody de terrorista para um herói americano. Mira analisou bem que a voz de Saul muda ao falar com Carrie, por isso entendo que ele não escondeu isso de Carrie por maldade, mas porque sabe que ansiedade dela para encontrar Brody poderia atrapalhar tudo.

Homeland apresentou neste episódio o seu gancho que irá mudar completamente tudo daqui em diante e ainda faltam quatro episódios para o fim desta temporada!

quatro_e_meio

Deixe um comentário