Deixe um comentário

Arrow – 2×05 – League of Assassins

League of Assassins

É sempre gratificante ver uma história que você gosta bastante amadurecer e ficar cada vez mais forte, algo que está acontecendo em Arrow que cresceu muito entre sua primeira temporada, de apresentação, e a segunda, que já pode ser descrita como uma evolução.

A chegada de Sara/Canário Negro trouxe uma personagem secundária muito importante para descentralizar a trama um pouco de Oliver/Arqueiro, como no episódio desta semana que foi centrado no aprofundamento dela no passado, presente e futuro desta personagem que tende só a crescer.

Os flashbacks como esperado ganharam mais importância com a chegada de Canário, que foi neste episódio tema principal desta importante parte da história. Sara foi pega no barco e cuidada por um homem chamado Dr. Anthony Ivo (no final do texto falo um pouco mais ele). O que aconteceu direito nestes mais de cinco anos é ainda um mistério, apenas sabemos que ela conheceu Slade e Shado; além de ter feito parte de uma Liga dos Assassinos, comandada por Ras Al Ghul’s, e seu filho que tem um forte interesse nela, pelo que parece os dois tiveram um romance.

Essa fase fez com que Sara deixasse de ser uma garota fútil para virar uma mulher mortal e que não sente dor, uma assassina pronta para aceitar a missão de matar qualquer pessoa. A ligação de Oliver e Sara está nessa parte, ambos mudaram totalmente depois do que passaram na Ilha e fora dela, ambos nunca mais serão os mesmos, no fundo ambos tornaram-se assassinos.

A morte de Tommy foi uma perda que fez Oliver ser uma mistura da sua versão do passado e do presente, lhe dando um senso de justiça. Sara não teve uma experiência como de Oliver e fica dividida, entre ser uma mulher diferente e que sabe que errou ao matar pessoas em nome da Liga; ao mesmo tempo que não pensa duas vezes em matar alguém que coloque sua família em risco.

O passado bateu a porta de Sarah ou melhor arrancou a janela da casa de Oliver quando um dos membros da Liga dos Assassinos,  Al Owal, o Primeiro (de muitos?), que veio em nome do filho de Ras Al Ghul buscá-la viva ou morta. Como Sara teve ajuda de Oliver e não se entregou facilmente, Al decidiu ir atrás daqueles que ela ama, os Lance. O Arqueiro e a Canário tentaram então proteger Lance e Laurel de um possível ataque de Al e seus homens.

Isso aconteceu, como sempre, no pior momento para Oliver e Laurel, já que o protagonista descobriu que agora promotora estava cuidando do caso de sua mãe, oferecendo um acordo em que Moira ficaria pelo resto da vida na cadeira; se não aceitasse iria para o corredor da morte. Acordo que Moira estava disposta a aceitar, para revolta de seus filhos, tudo para evitar que seu grande segredo fosse revelado para eles.

Mais uma vez Oliver deixou os problemas de lado com Laurel para protegê-la, a personagem vive uma fase bastante complexa, se sentindo a vítima de um mundo que a odeia. Achei bem chato da parte dela o discurso de que todo mundo foge dela e ainda mais tonta a história dela ir beijar Oliver, sendo que minutos antes ela falou que não poderia acontecer nada entre eles. Para piorar Laurel esconde de todos que está com um perigoso vício de tomar remédios, Laurel cada vez mais afundando no sentimento de culpa pela morte de Tommy, algo que vai acabar machucando todos ao seu redor, principalmente Lance que agora esconde de sua filha um segredo que poderia até fazer ela voltar ao normal.

Emocionante o reencontro de Sara com seu pai Lance, a Canário estava disposta a revelar seu segredo para salvar vida de seu teimoso pai, que não escutou o conselho de Felicity para se esconder. Lance foi mais rápido que todos os personagens e desvendou a identidade secreta da filha e sua ligação com Arqueiro; incrível como ele ainda não voltou a suspeitar que Oliver é o arqueiro. Deu para perceber que a filha predileta de Lance sempre foi Sara e que a descoberta de que ela está viva irá mudar tudo, mas Lance sabe que deve respeitar a decisão de Sara de que para proteger ele e Laurel, deve voltar a ficar escondida e vivendo nas sombras para tirar a Liga de perto deles. Irá doer muito para Lance ter que continuar distante de sua filha, além de esconder essa verdade de Laurel.

Quem também se sacrificou pelos seus filhos foi Moira que ao ver Thea e Oliver dizendo que aceitariam qualquer coisa vinda dela, inclusive este seu segredo, decidiu não aceitar o acordo de Laurel; uma decisão que pode custar caro agora que terá que provar para o júri que não merece ir para o corredor da morte. Oliver decidiu que precisava tomar uma bebida forte para esquecer um pouco seus problemas e foi chorar suas tristezas no ombro de seu amigo Diggle, a quem irá contar, e para nós também, tudo que realmente aconteceu no seu período dentro e fora da Ilha.

Como Canário apareceu muito neste início de temporada é normal agora a personagem sair um pouco da trama principal, para outros enredos serem desenvolvidos. Espero que seja uma curta saída e que essa ótima personagem retorne em breve.

Comentários Extras:

Para a fofa da Felicity sair de um “clube” como a Liga dos Assassinos é tão ruim como tentar sair de inscrição forçada em uma academia!

Chamou a minha atenção quando Sara falou que o uniforme de Oliver era igual ao de Shado, aumentando a ansiedade em descobrir o que aconteceu na Ilha e porque ele escolheu este traje.

O Dr. Anthony Ivo é um vilão que existe nos universos dos quadrinhos da DC e pelo jeito terá um objetivo parecido com a sua história original, a qual prefiro não revelar para não estragar surpresas.

quatro

Deixe um comentário