Deixe um comentário

The Walking Dead – 4×04 – Indifference

walking-dead_1

Uma boa opção depois de três episódios ter um fora da prisão e lembrando os tempos das buscas por comida, sobrevivência e luta contra os zumbis, além de uma viagem interna sobre as questões pessoais dos personagens.

A trama se dividiu em dois enredos, o primeiro com Rick e Carol indo atrás de comida e em busca de Daryl e o seu grupo que ainda não retornou. Repensando o episódio de trás para a frente a conversa de Carol e Lizzie era quase uma antecipação do que viria acontecer no final do episódio e um diálogo que talvez fizesse Rick mudar de ideia sobre Carol.

Carol (Melissa McBride, magnífica atuação) tem ainda um lado humano escondido e que aparece muito ao ficar mais próxima de Lizzie e sua irmã, por isso tanto de sua fuga para elas a tratarem como uma amiga e não como sua mãe, muito porque a própria Carol tenta superar e esquecer a perda de Sophia. A ingenuidade de Lizzie de considerar os zumbis ainda como pessoas é um contraponto a Carol que analisa cada pessoa como alguém para ajudar ou não na sobrevivência dela, se não ajuda, merece morrer, como ela fez no episódio anterior com a namorada do Ty. Carol matou os dois porque acreditava em sua mente que isso poderia parar o contágio e sabia que ninguém teria coragem de fazer isso, por isso tomou a decisão de matá-los sozinha.

Carol disse em um certo momento para Rick que ele não poderia ser apenas um fazendeiro e essa mudança de postura dele para voltar a ser o líder elogiado pela própria, começou ao ouvir a frieza dela sobre ter matado as duas pessoas. Rick é o oposto de Carol, muito mais humano e se deixando até ter saudades de Lori e o sonho de que um dia irá acordar e ver ela ao seu lado. Rick escolheu Carol como sua parceira na viagem quase como uma última chance para ela explicar suas razões para ter matado duas pessoas, Rick fez o julgamento que todos fariam quando a verdade fosse descoberta.

Carol tentou explicar e justificar o que fez, com motivos até lógicos, porém ela nunca poderia ter tomado essa decisão sem antes conversar com outros, o que a coloca como uma pessoa que pode fazer o que acha certo sem mesmo refletir com outras pessoas antes de tomar uma decisão. Os motivos que levaram Carol a ser assim são bem claros, toda a violência que passou com seu marido e como fingiu por anos que isso era normal, a perda de Sophia, fatores que a ajudaram a descobrir em si mesma um lado forte, deixando de ser uma mulher fraca e carente para uma forte e decidida, até demais.

O encontro de Rick e Carol com o casal de jovens acabou sendo mais uma desculpe para ressaltar o perigo constante em que vivem e que por isso precisam ficar cada vez mais unidos em busca do mesmo objetivo, e isso exige confiança, algo que Rick não tem mais em Carol. Rick tomou a decisão que acreditava ser certa muito para poupar a própria Carol de ser morta pelo Ty ou ser julgada pelos outros, deixando ela a opção de agora como uma pessoa segura e forte seguir seu rumo sozinha.

A decisão de Rick pode ser questionável, mas vem das próprias ações de Carol que a colocam como um risco para o grupo e alguém não confiável, mesmo assim é inegável que assim como ela, Rick comete o mesmo erro de decidir algo sério sozinho. Rick poderia dar uma chance para Carol concertar os erros e reconquistar sua confiança, porém o lado líder foi mais forte e pensa que uma pessoa que age por de trás das costas do grupo sempre um risco constante. Não acredito que será uma despedida de vez de Carol e espero que um dia ela retorne ao grupo, com a personagem fora do grupo principal abre talvez uma terceira trama dela tentando sobreviver ao lado de outras pessoas, muitos acreditam que a personagem possa ir para a série derivada de The Walking Dead que será apresentada nesta temporada.

Quem não irá gostar absolutamente nada de voltar e não ver Carol na prisão será Daryl que ao lado de Michonne, Bob e Ty encontraram, com alguma dificuldade, os remédios. Aqui também foi outro enredo onde Ty e Bob mereciam muito mais o ter o mesmo destino de Carol.

Ty continua com seu comportamento auto suicida e que pode colocar o grupo em risco, ainda mais quando descobrir que o culpado pela morte de sua namorada ainda não foi descoberto. Michonne tentou abrir os olhos de Ty de que a raiva só traria coisas ruins para ele e foi desta conversa que fez a própria perceber que era hora de parar a sua vingança contra o Governador e seguir em frente. Gosto muito desta nova versão de Michonne mais falante e criando laços com Daryl, afinal os dois são os melhores personagens da série no momento e agora veremos ambos na prisão.

Outro que merecia sair da prisão é Bob, que em um minuto assume seu problema com a bebida e se sente mal por ter causado uma morte e horas depois quase coloca todos em risco novamente por causa de uma garrafa. Sem contar que ficar bêbado em uma situação onde você pode ser atacado a qualquer momento é de uma estupidez sem tamanho. Se não fosse por Ty e Michonne, acredito que Daryl teria jogado Bob para baixo do telhado para os zumbis comerem ele.

Ainda neste enredo reparem que os zumbis do hospital também estavam contaminados com a infecção, o que leva a crer que o vírus está se espalhando rapidamente e pode piorar ainda mais.

tres_e_meio

Deixe um comentário