Deixe um comentário

Sons of Anarchy – 6×03 – Poenitentia

SOA_603_30_TUE10_FXWEB_2500_1280x720_48740931538

Traduzindo do latim para o português o título do episódio foi penitência e é a melhor palavra para definir tudo que aconteceu no enredo. A penitência começou com Nero confessando para um padre um pouco de seus atos, atitude que Gemma tirou sarro e depois se arrependeu, mas no final é certo que todos vão pagar pelos seus atos.

O Jax deste episódio lembrou aquele jovem do começo da série que agia sem titubear e tomava facilmente as decisões mais difíceis e neste momento de sua vida o que mais precisa é decidir o que quer para melhorar o seu futuro. Aceitou ir ao encontro de Clay porque sabia da parceria dele com Lee, Clay continuou com seu discurso de que fez tudo isso para pedir desculpas para ele e Gemma, tanto que no final não aceitou o acordo proposto por Lee. Depois de saber que o federal tinha entrado em contato com Tara, Jax usou o momento para encarar através do vidro Lee e avisá-lo de que SAMCRO não tinha culpa do que aconteceu com a irmã dele e que entendia a sua vingança, mas que se fosse contra a sua família, Lee iria ver o que é tornar algo pessoal de verdade.

Jax falou de levar as coisas para o lado pessoal contra Lee, e aconteceu muito disso com ele neste episódio. A questão de deixar Clay virou algo pessoal no ponto de que precisa dele vivo, por enquanto, para conseguir encerrar de vez o negócio com os irlandeses e por isso acabou fazendo um novo acordo com August e aproveitando também para se livrar de outro problema no clube, Tig. Como esperado o problema dos irmãos Ghanezi veio a tona quando o irmão que sobreviveu atacou membros do SAMCRO no meio de uma reunião com Barosky e Lyla. Barosky se fez de homem da paz para tentar resolver tudo calmamente, mas na primeira oportunidade que teve usou de violência para amedrontar o Ghanezi e tentar convencê-lo de que o melhor seria fugir e esquecer de seu irmão desaparecido.

Essa parceria com Baronosky não parece nada promissora, o corrupto policial deixou claro que agora Jax tem uma dívida com ele, porque o policial assumiu que viu o irmão, morto por Tig, ter sido solto pelos motoqueiros. De uma forma para provocá-lo Baronosky transou com Lyla, quase em uma atitude de um cachorro marcando seu território como macho alfa do lugar e dizendo nas entrelinhas para Jax, que pegou os dois no ato, de que a cafetina é dele. Jax sabia que Tig tinha matado um dos Ghanezi e percebeu que ele estava mentido ao dizer que tinha o libertado, assim Jax deu um último beijo e disse que amava Tig antes de mandá-lo para uma armadilha, a sua paciência com Tig chegou ao limite e a única opção para se livrar do problema era entregá-lo para August.  Tig é um personagem muito clássico na história da série e que faria uma enorme falta para a trama, porém acredito que dificilmente ele irá sobreviver ao encontro com August e seus homens.

A moeda de troca com August foi que ele conseguisse deixar Clay vivo por enquanto até resolver a questão dos irlandeses, além de criar uma parceria com August no negócio de vídeos pornô, o que trará muito dinheiro para ambos. Fico preocupado com as decisões que Jax está tomando sem ninguém do SAMCRO saber, em muitos momentos não está escutando as opiniões dos membros, principalmente de Chibs que cada vez mais parece decepcionado com as atitudes de Jax. August aceitou a proposta e apesar de ter deixado Clay vivo não fez isso de graça e sim fez ele lutar pela sua sobrevivência. Clay foi recebido por um grupo dos homens de August que o espancaram e disseram que se ele queria sobreviver precisava fazer algo, nada mais do que matar o líder da gangue rival deles na prisão, algo que Clay conseguiu fazer de forma bem rápida. O problema é que agora Clay está em um lugar em que não pode confiar em ninguém, os negros podem matá-lo a qualquer momento e arranjou uma guerra com os brancos locais, não vejo outra opção para Clay do que mudar de ideia e aceitar o acordo proposto por Lee.

Lee não ficou com medo da ameaça de Jax e nem com a decisão de Clay de não colaborar mais, continuou com seu plano para derrubar Samcro e seus integrantes, conseguiu fechar a esperada parceria oficial com a promotora que parece não ligar para como Lee conseguirá as provas para incriminar SAMCRO e Nero pelas armas, desde que cumpra essa missão. Lee é muito inteligente e corajoso, foi sozinho atacar violentamente os dois homens de Nero para descobrir o que aconteceu com os finados Arcadio e a mãe do garoto do tiroteio, sem conseguir informações, decidiu usar uma tática mais corrupta, ao colocar pistas que incriminem Nero pela morte da prostituta que ele matou sem piedade alguma. Assim conseguirá ficar frente a frente com Nero e pode assim tentar tirar a informação de que precisa para ter provas da ligação do SAMCRO e da arma usada pelo garoto.

Quero acreditar que o plano de Bobby em reunir membros de outros clubes insatisfeitos e trazê-lo para seu lado tenha algum motivo maior do que apenas criar um novo clube. Jax não quer nem saber de Bobby e considera que ele que deveria entrar em contato com SAMCRO e pediu para que alguém o avise do que estava acontecendo, talvez essa postura defensiva contra Bobby possa lhe custar caro mais para frente. Jax que após ter uma decepção com Lyla, foi surpreendido com a notícia da nova gravidez de Tara e ficou contente com a chegada da nova criança que será muito bem recebida por todos. Estou de boca aberta com a atitude falsa de Tara, fingindo que nada está acontecendo e levando uma vida normal, quando secretamente planeja sua separação de Jax e levar as crianças com ela.

A grande surpresa do episódio foi a história de Wendy que veio pedir socorro para Gemma dizendo que estava sendo ameaçada por latinos, Gemma caiu no papo e lhe de sua arma, com número raspado, para usá-la como proteção. O final do episódio revelou que na verdade Wendy estava mentido e o machucado era falso, tudo para pegar a arma das mãos de Gemma, o motivo para isso deve ser revelado no próximo episódio, talvez a dúbia personagem esteja trabalhando para Lee.

quatro_e_meio

Deixe um comentário