1 comentário

Dexter – 8×12 – Remember the Monsters? (Series Finale)

seriesfinaledexter

“Tonight’s the night”, foi com essa frase há sete anos que a série Dexter começou a apresentar o que seria um dos melhores personagens da história da televisão e que mudou a maneira de se pensar sobre um serial killer não ser o vilão da trama e sim o protagonista.

A quarta temporada de Dexter foi a melhor da série e quando a trama alcançou seu ápice, o verdadeiro final de Dexter aconteceu no momento em que encontrou o corpo de Rita, a série poderia ter terminado neste momento e seria espetacular. Depois disso os produtores decidiram fazer uma humanização para o personagem que nunca deu certo e que o levou até este último capítulo da história da série, que não foi um episódio feliz e isso é a melhor notícia, não teria como uma série com a história de Dexter terminar como um conto de fadas.

O fim de Dexter começou quando ele acreditou que poderia ter uma vida como de uma pessoa normal, algo que o protagonista nunca conseguiria, porque tudo que ele toca acaba de alguma forma sendo destruído. Continuando exatamente onde o episódio anterior parou, com um iludido Dexter dizendo que pensava que quando fosse embora seria para correr pela sua própria vida e não caminhando para uma nova, a ingenuidade do protagonista se viu já nesta cena de abertura. Dexter viu todos os seus planos acabarem com a chegada de Elway no aeroporto, impedindo seu desejo de ir embora com Hannah e Harrison, além de descobrir o que aconteceu com Debra.

Antes da chegada ao hospital Debra revelou para Quinn que se arrependia de muitas coisas, como a morte de LaGuerta, mas o detetive aconselhou de que ela teria agora retornando ao trabalho de policial a chance de fazer o bem para muitas pessoas, uma oportunidade que acabou não conseguindo alcançar. Debra antes de morrer teve a oportunidade de dizer mesmo que não estando muito consciente de que amava Quinn, deixando o detetive ainda mais amargurado e provavelmente viverá para sempre com a lembrança dela e do que poderia ter acontecido se tudo tivesse dado certo. Um momento interessante foi o que viria a ser a despedida dos irmãos Morgan, Dexter percebeu o erro fatal de ter deixado Saxon vivo e nas mãos de Debra que pagou isso com a sua própria vida. Debra em suas últimas palavras disse para o irmão que não foi ele quem acabou com a vida dela e sim ela própria, concluindo ao dizer que Dexter não deveria se sentir culpado por nada e mandando ele ir embora e ser feliz. A cena ficou ainda mais dramática com o flashback de Dexter e Debra vendo o recém nascido Harrison pela primeira vez, a tia bastante empolgada e ajudando o irmão explicando que ele seria um ótimo pai porque tomaria conta de seu filho assim como tomou dela, algo que Dexter fez até o seu final.

Dexter seguiu o conselho da irmã e foi decidir seu futuro com Hannah e Harrison e viu que o melhor era os dois irem embora primeiro para Argentina, afinal ele precisava cuidar de Saxon. O último serial killer da série continuou com seu plano de vingança contra Dexter e quando o esperado embate aconteceria entre os dois, Batista chegou e prendeu Saxon, o que só suspendeu momentaneamente o desejo de Dexter de matá-lo, vontade que aumentou com a notícia que recebeu em seguida. Era meio que óbvio que Debra não sobreviveria, era questão de tempo para isso acontecer, porém os roteiristas escolheram um fim trágico, tendo um derrame após a cirurgia e assim Deb passaria o resto da sua vida em um estado vegetativo, Dexter sabia que sua irmã nunca se recuperaria, pois nunca viu um milagre acontecer.

A morte de Debra acabou sendo o que faltava para Dexter voltar a si e parar de fantasiar, a notícia serviu para o protagonista perceber que o sonho de ter uma vida comum tinha acabado naquele exato instante. Acredito que Dexter definiu o futuro dele naquele exato segundo ao dizer que Deb estava errada sobre ele ser um bom pai e ver ela pagar pelos erros dele. O velho Dexter de sempre ressurgiu e pronto para seu último ato que era matar o assassino de sua irmã, Saxon. Dex agiu como antigamente pensando em todos os lados e a história da caneta foi o truque perfeito para irritar Saxon que em um último momento atacou seu grande rival para depois ser morto pelo mesmo. O falso nervosismo durou pouco e Dex nem se esforçou muito para fingir na frente de Batista e Quinn que tinha matado Saxon de propósito , a fita comprovava que foi legítima defesa e isso já era o bastante, o próprio Quinn em sua última cena ficou feliz por Saxon estar morto.

Dexter continuou com seu plano de despedida indo buscar o corpo de sua irmã, até o final Dexter agiu como um verdadeiro irmão mais velha de Debra, cuidando dela e em uma cena triste declarou seu amor e pediu desculpas, afirmando que se pudesse mudaria tudo que aconteceu, assim desligou os aparelhos que a mantinham viva e pegou o corpo de sua irmã para levá-la junto com ele. Dexter continuou com seu plano de despedida falando pela última vez com Hannah que após conseguir, facilmente, se livrar de Elway, fugiu com Harrison. Em mais um momento emocionante com Dex dizendo para Harrison nunca esquecer que ele o amava, foi assim que Dexter se despediu das duas pessoas que mais amava neste mundo e que lhe deram uma falsa esperança de que ele poderia ter uma vida comum, mas para protegê-los preferiu ficar longe deles.

O último corpo que Dexter, com direito a música tema ao fundo, jogou do seu barco para o mar foi o de sua própria irmã, uma cena que remete como todas atitudes do personagem nessas oito temporadas o levaram a este momento, onde viu mais uma pessoa inocente morrer simplesmente porque o amava e estava ao seu lado. Após ver o corpo de sua irmã entrar no fundo do mar, Dexter pega o seu marcante barco Slice of Life e o joga dentro do furacão, no dia seguinte um pedaço do barco é achado e assim todos acreditam que Dexter morreu. A penúltima cena mostra Batista recebendo inconformado a notícia da morte de seu amigo e Hannah ao lado de Harrison lendo no jornal o que aconteceu, a reação dela foi bem tocante segurando as lágrimas para o seu agora filho não descobrir o que aconteceu. Harrison estará protegido e feliz ao lado de Hannah, o pequeno disse na última vez que viu seu pai que amava Hannah e isso tranquilizou seu pai sabendo que seu único filho estará com alguém que também o ama.

Apesar de não ter sido mais a mesma nas últimas quatro temporadas, Dexter conseguiu ser um marco na televisão e agora termina com um episódio que se não foi um dos melhores, pelo menos deu um final razoalvemente digno, pela sua última cena, para o seu inesquecível protagonista. A tela preta revela o que aconteceu com Dexter que claro não morreu e virou um caminhoneiro. A barba para fazer, a casa vazia, o olhar de um homem que perdeu tudo e agora viverá na solidão. O olhar final de Dexter para câmera foi triste demais, primeiro fechando os olhos e depois encarando a lente pela última vez.

Dexter terá liberdade assim para continuar sendo o que sempre foi, um serial killer, isso se ainda tiver a vontade de matar, mas se tiver ou não, isso não importa, seu destino sempre foi de acabar sozinho e triste, tendo que viver com seus próprios pesadelos e sabendo que perdeu tudo aquilo que o quase tornou uma pessoa comum, o verdadeiro sonho da sua vida que nunca foi realizado.

tres_e_meio

 

Nota para a série:

quatro

Um comentário em “Dexter – 8×12 – Remember the Monsters? (Series Finale)

  1. […] quase uma unanimidade que o final de Dexter foi decepcionante, porque a maioria dos fãs acreditavam que o melhor seria o protagonista ter […]

Deixe um comentário