Deixe um comentário

The Newsroom – 2×07 – Red Team III

Jane-Fonda-Sam-Waterston-Jeff-Daniels-Melissa-Moseley-The-Newsroom-HBO-Will-McAvoy

Em mais um episódio brilhante, The Newsroom foi a fundo no caso Genoa, tendo toda sua trama centrada nele. Como dito pela cruel advogada Rebecca colocar a culpa totalmente em Jerry sobre o fracasso da matéria séria esconder a verdade, tudo isso aconteceu por uma série de erros de toda equipe, que acredito que ficou empolgada demais de revelar um escândalo como esse.

“Clock Blocked” revelou as falhas da equipe do jornal da ACN e os colocou em um nível mais humano, algo que faltava na série. A cena inicial com a discussão de um irritado Don com Rebecca já explicou logo de cara o que aconteceu, o governo dos EUA processou a ACN pela matéria e os acusando até de espionagem. Isso era até esperado, o pior foi saber que Jerry Dantana após ser demitido decidiu também processá-los e dizer foi bode expiatório e que a culpa não foi só dele e sim uma falha institucional, a grande palavra do episódio.

Claro que o maior culpado foi Jerry, mas diria que pelo menos 40% foi culpa da equipe por uma série de motivos; Jim ter deixado a sua função por causa de seus problemas pessoais com Maggie e também não impor sua opinião de maneira mais forte já que ele era o único que não acreditava na história; a excessiva confiança que colocaram no desconhecido Jerry, muito da parte de Mac que também aflita para fazer a notícia ser comprovada acabou influenciado nas entrevistas com os soldados; um deles tinha até tinha sofrido traumatismo craniano e ninguém descobriu isso; também a surpresa da vingança pessoal de David, a confiavél fonte de Charlie que na verdade queria uma vingança pessoal por seu filho ter-se matado após ser demitido do jornal anos atrás, a única parte que realmente achei inverossímil demais. O maior erro e o mais interessante foi quando Will após saber da verdade sobre a matéria que estavam trabalhando, dizer que já tinha ouvido falar do caso Genoa, neste momento ninguém em sã consciência parou para questioná-lo sobre quem tinha contado isso para ele, o que voltaria para a fonte primária de Jerry. O peso da opinião de Will e de sua credibilidade foi levada a sério demais pelo resto da equipe, a ponto de ele dizer que já tinha escutado a história e assim todos tinham certeza que só poderia se tratar de algo real.

Todos estes elementos levaram as consequências após a exibição da matéria, que claro alcançou um número recorde de audiência. O General com nome complicado (risos) revoltado por Jerry ter mudado a sua entrevista, o governo dos EUA que no lugar de dar uma resposta rápida agiu ainda com com mais força ao processar a ACN e acusá-los de espionagem. Outro perpiscaz momento e a virada em toda trama, foi uma pequena e até fútil discussão sobre esportes entre Will e Mac, com o âncora criticando futebol “por não ter regras” e falando da regra de limite de tempos em alguns esportes, incluindo o basquete e este detalhe foi o bastante para Mac acordar, um pouco tarde, e pegar a mentira de Jerry. Adorei essa cena com Mac percebendo através do jogo de basquete ao fundo que Jerry tinha alterado a entrevista, um erro que o produtor não percebeu e novamente tentou justificar seus atos.

“Nunca mais vão acreditar em nós”, essa marcante frase dita por uma chorosa Mack ao anunciar para equipe que eles seriam obrigados a fazer uma retratação e assumir seu erro define o temeroso futuro deles, claro que tudo isso tinha que acontecer no meio da grave crise do Cairo, fato que ficou em segundo plano. Will novamente filosofou ao conversar com Rebecca e contar um grupo de histórias que aconteceram por causa de pequenos detalhes e como isso mudou a vida de milhares de pessoas, no fundo foi uma maneira de Will assumir que foi uma falha institucional deles e que isso ocasionaria na perda total de credibilidade da equipe.

O ápice do episódio não foi revelação do fracasso da matéria e sim o encontro de Will, Charlie e Mac com a poderosa Leona, novamente uma interpretação magnífica de Jane Fonda. Leona estava um pouco alterada e brava por ter pago bastante e perdido a oportunidade, por causa do furacão Sandy, de ver o filme “007 – Operação Skyfall” em uma festa beneficente, mas não porque ela gosta dos filmes de James Bond e sim porque ela queria conhecer Daniel Craig, adoro o humor ácido desta personagem. Aqui Leona surpreendeu demais, acreditava que ela estaria revoltada e aceitaria a demissão de Will, o pretenso a Daniel Craig (ótima piada); Mack Twiggy e Charlie, mas sendo sempre uma caixinha de surpresa Leona não aceitou a demissão deles e disse que isso só acontecerá quando ela quiser. Leona mostrou toda sua força de uma mulher poderosa e temida ao não aceitar as demissões e muito menos dar os 5 milhões de dólares que Jerry queria por ser demitido. Charlie insistiu na queda de credibilidade deles que já estava afetando a audiência do jornal e que eles precisavam sair, a resposta de Leona foi perfeita ao dizer bravamente para eles recuperaram a credibilidade e pronto, assim assumiu essa briga também e mostrou estar ao lado deles.

Agora nos episódios finais The Newsroom mostrará uma equipe abalada e desacreditada tentando voltar ao topo no meio do importante momento histórico da reeleição de Barack Obama.

quatro_e_meio

Deixe um comentário