Deixe um comentário

Under The Dome – 1×02 – Fire

The Fire

As consequências do isolamento e o medo do futuro começam a repercutir nos moradores de Chester’s Mill que agora já sabem que estão dentro de uma redoma aparentemente indestrutível. Escrevi no texto anterior que a descoberta do motivo da chegada e da maneira de destruir a redoma acabaria ficando em segundo lugar na trama, já que o que realmente importa nesta série é o desenvolvimento de seus personagens, algo que foi relativamente benfeito neste segundo episódio, porém ainda em um ritmo muito lento.

Neste começo de temporada, a série já apresenta um personagem muito bom com Big Jim, o típico vilão disfarçado de herói, todos na cidade o amam e o veneram, mal sabem eles o quanto ele está envolvido em coisas erradas que prejudicaram Chester’s Mills. A morte de Duke foi um alento para Jim, porém ele precisava ainda esconder as provas de sua ligação com o tal propano e daí foi feita a revelação de que o Reverendo da cidade faz parte do trio envolvido no segredo sobre a cidade e o gás. A presença do reverendo ligado neste segredo é um sinal da qualidade do texto onde na trama ninguém pode ser confiável no final. O atrapalhado reverendo foi a mando de Jim tentar esconder as provas do segredo deles e acabou colocando a casa de Duke em chamas e por muito pouco toda a cidade.

Só que claro que Jim não poderia manchar a sua chama e até pensou que iria matar dois coelhos com uma cajadada só com o Reverendo morrendo no incêndio, porém Linda deu também uma de heroína ao salvar o relógio. Vendo tudo isso acontecer Jim precisava mostrar o quanto é o herói que todos pensam e teve a ideia de usar a escavadeira para acabar com o fogo. Quem surge também como o misterioso herói da trama é Barbie que ainda tenta esconder de Julia o que faz com marido dela e pelo flashback a culpa não foi totalmente dele já que ele estava apenas se defendendo. Graças ao incentivo de Barbie, todos os moradores se uniram para apagar o fogo na casa de Duke e salvar a cidade. Um momento de união que levava a crer que todos podem conseguir viver bem nesta situação, porém sempre existirá um para lembrar os outros de quanto a situação irá piorar, neste caso foi o policial exaltado que acabou matando o genro de Linda.

Além das tramas que foram interligadas a Jim e Barbie, Joe e seu amigo japonês (alívio cômico) começam a investigar sobre a redoma, o garoto que parece bastante esperto percebeu antes de todo mundo que eles estavam em um redoma e já descobriu que o estranho acontecimento tem uma espécie de escorredor, será que isso é um sinal de que alguma maneira algo pode passar por esse escudo invisível? Um novo mistério. Jo também teve uma primeira troca de olhar com Norrie, como os dois tiveram aquela estranha convulsão no episódio passado já levanto a hipótese de que os dois devem ter alguma espécie de ligação, talvez um futuro casal, e que a o ataque que eles tiveram irá se repetir.

Já a irmã de Joe, a coitada da Angie continua presa nas mãos do totalmente insano Junior que tem um amor doentio por ela e loucamente acreditando demais que ela mudou por causa da redoma. Junior errou mais uma vez ao acreditar ter visto algo entre Angie e Barbie, que foi confrontado pelo jovem maluco e por pouco não o matou. Junior flagrou Barbie na casa onde aconteceu a morte do marido de Julia e isso deve ter consequências, já que o novo morador de Chester contou uma mentira para Julia sobre o local onde achou sua placa de identificação.

A trama baseada no livro de Stephen King pega neste início uma das principais qualidades do escritor de interligar personagens que no início pareciam bastante separados. A proposta foi de tentar interligar todas as tramas desenvolvidas neste segundo episódio no seu final que já dá os primeiros passos do caos em que a cidade pode ficar durante este isolamento. Esse mesmo estilo de narrativa de personagens isolados vivendo obrigatoriamente no mesmo ambiente já foi feito recentemente em Lost e The Walking Dead e em ambas esse estilo mostrou um forte desgaste com o passar das temporadas, por isso Under The Dome está ainda muito longe de ser uma certeza e de que irá ultrapassar as barreiras literais de sua história.

3star

Deixe um comentário