Deixe um comentário

Crítica: Todo Mundo em Pânico 5

Scary Movie 5

Iniciada em 2000 a franquia Todo Mundo em Pânico chega ao seu quinto filme já desgastada, a cada nova parte mudam os filmes que viram alvo de paródias, mas as mesmas piadas continuam sendo repetidas. O quinto filme marca uma espécie de reinício na franquia, primeiro sem  apresença de Anna Faris, até então protagonista de todos os longas que é substituída por Ashley Tisdale (Highschool Musical). O longa também é o primeiro sem colaboração dos irmãos Marlon e Shawn Wayans no roteiro e no seu lugar entra o veterano no gênero David Zucker, responsável pela clássica franquia Corre que a Polícia Vem Aí.

Assim como no penúltimo filme, a melhor cena fica com a primeira com uma participação de Charlie Sheen e Lindsay Lohan interpretando e rindo da sua própria vida com uma mistura de paródia de Atividade Paranormal. Neste momento que é o único capaz de fazer o público rir honestamente, já fica claro o maior problema do roteiro de repetir piadas que já foram usadas diversas vezes e algumas delas já até ficaram velhas, como citar os problemas jurídicos de Lohan.

Charlie-Sheen-e-Lindsay-Lohan-20Set2012

O restante do roteiro é uma história absurdamente sem nexo algum que tenta juntar tramas de filmes, alguns deles lançados há mais de dois anos, entre os escolhidos estão Mama, Cisne Negro, Planeta dos Macacos – A Origem, A Origem e Evil Dead. Dessas obras parodiadas a única que tem um pouco de graça é a cena envolvendo Evil Dead, único momento onde o roteiro consegue fazer uma piada criativa usando a história original. Obviamente não faltam piadas sobre assuntos fora do cinema, como o livro Cinquenta Tons de Cinza e vídeos virais da internet, a web parece ter sido a fonte de inspiração para quase todas as piadas, já que a maioria delas já foram usadas na internet e aqui são colocadas na pior maneira possível. Bastante decepcionante um roteirista como David Zucker não conseguir fazer uma paródia decente, como já mostrou ser muito bem capaz, preferindo ir pelo caminho comum e o mais sem graça, nunca deixando de fora os esquecíveis momentos de escatologia.

Ashley Tisdaley se esforça ao máximo para tentar ser engraçada, mas sua atuação se resume a fazer caretas forçadas, por mais assustador que pareça Faris faz falta já que pelo menos a atriz experiente em comédias sabia ser engraçada naturalmente. Tisdale contracena com Simon Rex, único integrante do elenco original da franquia, que novamente só tem a função de servir para o humor físico com inúmeras cenas de coisas sendo jogadas na sua cabeça. A tentativa de renovar o elenco é tão jogada na cara que o filme coloca Erica Ash com a única função de ser a atriz negra no elenco para substituir Regina Hall.

scary2

O quinto filme teve um resultado decepcionante na bilheteria nos EUA, o pior da franquia, porém isso não pode ser a desculpa que faltava para o fim da franquia que deve continuar a lançar suas continuações. Quem agradece é Marlon Wayans que saiu da franquia para lançar a sua própria com Inatividade Paranormal que comparado com Todo Mundo em Pânico 5 torna-se até um filme mais engraçado, e isso para o humor é um fato nada alentador.

1star

Deixe um comentário