Deixe um comentário

The Following – 1×15 – The Final Chapter (Season Finale)

ustv-the-following-s01-e15-the-final-chapter-4-1

The Following começou de forma perfeita, os primeiros episódios foram excelentes, depois como é normal acontecer em uma série a história caiu um pouco de nível e teve seus momentos de altos e baixos, recuperando muito nos últimos episódios e voltando a perfeição neste último capítulo da primeira temporada. O último capítulo do livro de Carroll pode ser dividido em algumas partes que separaram a história até a sua dramática conclusão.

A primeira parte foi voltada para Ryan, Mike e os restantes dos agentes em busca de Debra, após descobrir que ela estava enterrada viva começaram uma luta contra o tempo para encontrá-la antes do tempo dela acabar. Carroll planejou bem essa primeira parte colocando o carro como armadilha para atrair o FBI e assim o seu seguidor matar Mike, mas essa parte do plano não deu certo e novamente Ryan conseguiu ser mais esperto e pegar o seguidor. Sem Debra e ninguém mais responsável, Ryan e Mike puderam agir do jeito que achavam melhor para o seguidor falar aonde estava Debra em uma das cenas mais violentas da série, com Mike batendo violentamente no seguidor e Ryan enfiando o dedo no olho dele.

Foi triste demais a cena de Debra, mesmo sabendo que os dois estavam indo buscar ela, já tinha certeza que não iria sobreviver, foi uma despedida forte com ela dizendo que Ryan não era o culpado pela morte sua morte e Mike ser um grande homem, além de assumir seu arrependimento por se afastar de sua família. O único erro do episódio foi na cena na qual Ryan encontra Debra e tenta ressuscitá-la enquanto Mike fica só olhando, quando deveria ser o contrário já que Ryan tem um sério problema no coração e não teria físico para ressuscitar uma pessoa, uma pequena falta de lógica que não atrapalhou em nada. Em uma atitude até prevista Ryan matou cruelmente o seguidor e ainda encontrou dentro do caixão onde estava Debra a versão final do livro de Carroll, faltando apenas o último capítulo. Percebendo que o plano inicial de Carroll era matar Mike e deixar Ryan totalmente sozinho, o agente novamente foi o herói do dia ao ir no local escrito no livro sozinho e não deixando Mike acompanhá-lo.

A primeira parte do capítulo final teve ainda a revelação do local onde Joe levou Carroll, uma casa num lugar afastado com um enorme farol, como dito pela própria Claire foi uma ideia bastante clichê de Carroll escolher um local como este. Mais uma vez tivemos uma cena chocante entre Claire e Carroll, o serial killer queria entender melhor sobre o amor dela por Ryan e sobre ela ter ajudado o agente descobrir que Carroll era o assassino que tinha matados as garotas. Claire novamente provocou Carroll ao criticar sua obra e ao dizer que o amor deles era uma mentira. O ótimo terror psicológico visto em toda a série voltou com ainda mais força na conversa entre o serial killer e sua ex-esposa que se sentia muito culpada por não ter percebido que Carroll era o assassino. Para provar que ela não precisava se sentir culpada, Carroll matou o coitado do cara dono do barco cruelmente e na frente dela, revelando ainda mais o grau de sua loucura de achar que assim faria Claire se sentir menos responsável, afinal para o serial killer Claire não deveria se sentir mal pelos seus atos.

O segundo/penúltimo ato se iniciou com Emma levando Ryan para o encontro de Carroll, com ajuda de um seguidor que não apareceu muito bem, uma pequena cena da seguidora mais importante de Carroll. O texto no encontro de Ryan com Carroll e Claire foi sublime, diria a melhor cena desta primeira temporada. Carrol queria saber de Ryan quando ele se apaixonou por Claire e novamente reafirmou o seu pensamento de que eles são iguais, dois desastres totais e por isso Claire se apaixonou por Ryan. Em seu delírio final, Carroll ainda falou de amor a primeira vista e da ligação dele com o agente. Já Ryan tentou pegar pesado e na ferida de Carroll sobre a sua falta de habilidade como escritor e ainda criticando o próprio Edgar Allan Poe para despertar a fúria do assassino. Foi inteligente da parte do agente dizer que seria um enorme clichê matar Claire e a virada seria matar Ryan, o que traria um final novo e diferente para o livro.

O último ato se iniciou quando Carroll prestes a matar Claire é atacado por Ryan que consegue impedir a morte dela e vê o serial killer fugir e  depois aconteuceu uma luta rápida e agressiva, o local cheio de matérias inflamáveis começou a pegar fogo e aparentemente Carroll acabou morrendo consumido pelas chamas e dando tempo de Ryan escapar antes do local explodir

Aqui levanto uma teoria, se vocês repararem bem na cena é possível perceber que os gritos do homem que Ryan escutou começam enquanto a câmera ainda mostra o rosto de Carroll quieto e olhando para o agente, então afirmo com toda a certeza e apesar do DNA encontrado, Joe Carroll está vivo. Acredito que Carroll fez tudo de propósito, exceto Claire continuar viva, escolheu o farol de propósito e planejou tudo para fingir que morreu queimado no lugar. Provavelmente colocou o corpo de outra pessoa no lugar e de alguma maneira plantou provas falsas do seu DNA e da arcada dentária no lugar para todos acharem que ele morreu. Este plano de Carroll com certeza é o início do seu terceiro livro e um novo recomeço já que aparentemente até seus seguidores acreditam que ele morreu, como na cena em que Emma usando peruca vê a notícia da morte de Carroll e começa a chorar.

Agora como um casal de verdade, Claire e Ryan pareciam felizes e acreditando que agora a vida deles poderia recomeçar do zero sem Carroll, o que eles não contavam era o retorno de Molly, uma personagem que passou batida e que apareceu antes muito pela cena em que faz um acordo com Carroll de que seria ela que iria matar Ryan. Aqui também vale a pena pensar como Molly ficou surpresa ao ver Claire viva, o que leva a crer que o plano de Carroll era mesmo matar sua ex-mulher, e a perigosa seguidora deu uma facada em Ryan e uma aparentemente mortal em Claire, terminando o episódio com Ryan gritando ao ver sua amada ser esfaqueada. Tudo leva a crer, lembrando que isso é só uma teoria, que o plano de Carroll era matar Claire, fingir sua morte e deixar Molly para matar Ryan, plano que foi ligeiramente alterado. O que realmente aconteceu com Carroll, se Claire e Ryan vão sobreviver e qual será o futuro da série daqui em diante, são perguntas que só serão respondidas na segunda temporada que deve estrear no primeiro semestre de 2014.

5star

                                                               

Nota da Temporada:

5star

Deixe um comentário