Deixe um comentário

The Following – 1×14 – The End Is Near

following-624x432

O penúltimo e chocante episódio The Following trouxe o fim de algumas histórias e ganchos para o grande final da primeira temporada. Os roteiristas decidiram acelerar as histórias de alguns personagens e de outros prefeririam deixar no ar o que irá acontecer.

O ódio de Carroll por seu protagonista Ryan cresce cada vez mais ao mesmo tempo que ele lhe admira quando vê o agente com Molly e fica martelando a frase “não pode me matar, já estou morto”, foi desta declaração que o serial killer decidiu tirar a decisão de fazer o seu último capítulo sobre o agente  renascer e isso acontecerá através da morte da Claire. Gostei bastante da cena de Carroll conversando com os seguidores que ingenuamente não enxergam o quanto estão sendo usados e o momento deles rezando é um exemplo de como o assassino criou sim uma nova religião através da obra de Poe.

Ryan novamente usou seus poderes mágicos, só assim para explicar, e descobriu entre 47 casas qual era a de Carroll, só que quando chegaram lá encontraram apenas um dos seguidores morto no local e a carta de Carroll falando sobre o último capítulo. Novamente foi incrível/estranho como Ryan percebeu sozinho que Claire teria feito algo para irritar Joe e que por isso ele precisa matá-la. A primeira parte do capítulo final foi uma seguidora que matou uma repórter ao vivo durante uma entrevista somente para chamar atenção de Ryan, que novamente usou seus métodos violentos para tentar descobrir algo, no final só serviu para ele descobrir que o último capítulo era sobre o seu renascimento.

O quarteto Carroll, Claire, Jacob e Emma (falo deles daqui a pouco) acabaram entrando em uma casa onde um casal estava e neste momento a loucura do líder dos seguidores alcançou o seu limite. Machucado fisicamente e emocionalmente, Carroll agiu neste momento sem pensar, somente para provocar Claire maltratando o casal e tentando colocar na cabeça dela de que o amor deles deveria ser igual ao dos sequestrados, uma cena chocante pelo terror psicológico em si, que teve parte do seu efeito perdido pela sua longa duração que poderia ter ficado melhor se fosse encurtada. Claire novamente tentou ser a salvadora do dia, aproveitando a distração de Emma ter atirado nos policiais, e novamente agrediu Carroll desta vez com uma garrafa na cabeça e uma garfada no machucado dele, mesmo assim o vilão não caiu e continuou em pé, provando que não será fácil matá-lo.

Todo o episódio merece uma boa nota especialmente pelas cenas envolvendo Jacob e Emma, o casal de seguidores alcançou o seu limite. Desde a conversa com Debra, Jacob nunca mais foi o mesmo e percebeu que se continuasse com Carroll seu destino seria a morte, desde o começo tentou convencer Emma de que os dois precisavam fugir, ela mostrou um verdadeiro e emocionante arrependimento por tudo que fez contra ele. O seguidor ama ou melhor amava tanto Emma como Carroll e entendia o amor dela pelo assassino, pediu com toda força para que ela fosse com ele, porque Jacob estava decidido ir embora com ou sem ela. Emma acreditava que não poderia amar ambos, Joe e Carroll, e escolheu o segundo, cortando sem dó a garganta de Jacob porque preferia ver ele morto do que ver ele fugir sem ela. Jacob foi o seguidor com a história mais triste, uma pessoa que nunca encontrou o seu lugar e acabou se apaixonando por Emma e isso foi o motivo da sua morte e não Carroll.

O plano final de Carroll foi bastante previsível, até o Mike acertou e eu desde o começo achava que isso iria acontecer, colocando seus seguidores juntos com os outros moradores locais no centro de evacuação, uma tática com o único intuito de chamar atenção do FBI, enquanto Carrol fugia em um barco com Claire. Era impossível o FBI descobrir quem eram os seguidores no local, o que resultou em grande chacina, a vítima principal foi Debra que acabou sendo sequestrada e depois enterrada viva.

O que irá acontecer com Carroll e Claire? Debra irá morrer? Ryan vai ver Claire ser morta? Como Emma irá lidar com Carroll agora com Jacob morto? Será Molly a peça final para o último capítulo do livro? Essas e outras perguntas serão respondidas no último episódio da temporada de The Following.

4star

Deixe um comentário