Deixe um comentário

Séries Novas: Shameless-Pilot

A série inglesa Shameless é um grande sucesso no seu país, a produção que está na sua oitava temporada, conquista a cada novo episódio novos fãs. Percebendo o potencial da série, o canal Showtime resolveu fazer uma versão americana da história, a adaptação ficou nas mãos do experiente John Wells (ER), que escreveu o roteiro ao lado do criador da série original Paul Abott. Para completar a equipe, o piloto foi dirigido por Mark Mylod, que também assumiu o mesmo cargo noo primeiro episódio da série inglesa.

O canal Showtime investiu pesado e reuniu grandes nomes no elenco, como William H. Macy (Motoqueiros Selvagens), Emmy Rossum (O Fantasma da Ópera), Justin Chatwin (Dragon Ball-A Evoluação) e Joan Cusack (Escola de Rock).  Assisti a primeira temporada da série original que é uma mistura de drama e humor negro e claro assisti o piloto da versão americana, onde ficam claras algumas alterações e adaptações, mas nada que estrague a ótima trama original.

A história gira em torno da desajustada família Gagallagher, que vivem em um bairro ruim e pobre de Chicago. Macy interpreta Frank, um alcoólatra, completamente irresponsável, que foi deixado sozinho com seus seis filhos pela sua mulher. Quem assume o papel de progenitora e responsável pela casa, é a filha mais velha Fiona (Emmy Rossum), que faz de tudo para conseguir cuidar dos seus cinco irmãos. A jovem não pediu para assumir esse posto, mas faz com o maior carinho, mesmo sem ter nenhum reconhecimento do seu pai.

Completam a família, Lip (Jeremy Allen White), um garoto muito inteligente, mas que se mete em algumas confusões, e que tem uma grande amizade com seu irmão Ian (Cameron Monaghan), um garoto homossexual que estuda em um colégio militar e precisa lidar com a rejeição de seu pai, por lembrar mais a sua ex-esposa. Completam a família, os irmãos mais novos Carl (Ethan Cutkosky), Debbie (Emma Kenney) e o bebê Liam, quem assistiu o episódio sabe que ele definitivamente não é filho de Frank.

O episódio piloto muito bem escrito, consegue apresentar todos os personagens, que não são poucos, dando destaque para os três filhos mais velhos e seus dramas pessoais. Emily Rossum faz uma atuação impecável como Fiona, uma jovem batalhadora e inteligente, que faz de tudo para cuidar dos seus irmãos, mas que também não deixa de se portar com uma jovem normal, que precisa de um pouco de diversão.

Durante uma balada, ela acaba conhecendo Steve (Justin Chatwin), um trambiqueiro que rouba carros e os vende depois, e que mantinha uma paixão platônica por Fiona. Os dois protagonizam uma forte e curta cena de sexo, onde Rossum paga peitinho e bundinha, mas nada apelativo e sim uma cena que se encaixa com a trama (que vai agradar muito o público masculino).

Até então uma atriz bem insegura, Rossum mostra uma grande maturidade no difícil papel, no qual além de protagonizar cenas de sexo, aparece muitas vezes sem maquiagem alguma, dando um tom mais realista a personagem. A atriz também se saí muito bem nas cenas dramáticas, como a que pede ao seu pai, um pouco de reconhecimento pelo que faz pela família, enquanto o patriarca está bêbado e dormindo no chão, uma cena de cortar o coração.

O jovem Jeremy Allen White, com apenas 17 anos, mostra um futuro promissor no papel de Ian, um garoto que é rejeitado pelo próprio pai e que ainda está aprendendo a conviver com sua recém descoberta homossexualidade. Ele tem ajuda do seu irmão Ian (Cameron Monaghan), que é o único da família que sabe da opção sexual de seu irmão, apesar de não entender bem essa escolha, não o abandona e fica ao seu lado.

Ian é um garoto inteligente que dá aulas particulares para ganhar uma grana, uma de suas alunas é a jovem Karen (Laura Wiggins), uma garota extremamente ativa sexualmente. A garota também faz parte de uma família desajustada, com um pai machão e sua mãe Sheila, uma mulher bem estranha, cheia de manias, interpretada pela ótima atriz John Cusack (Escola de Rock). Uma boa notícia para quem achou a participação de Joan pequena, é que a sua personagem tem grande importância na trama e vai ganhar muito mais espaço nos próximos episódios.

Em uma série com episódios com uma hora de duração, sobra um pouco de tempo, para outros personagens coadjuvantes, como o casal de vizinhos da família Gallagher, Kev (Steve Howey) e Veronica, que na versão original era uma mulher loira e no remake  é interpretada pela atriz negra Shanola Hampton. Apesar da participação pequena, os personagens mostram uma grande química com a família Gallagher e participam de algumas das cenas mais engraçadas do episódio.

Shameless tem tudo para dar certo e começou da melhora maneira possível, apresentando uma história que equilibra bem drama e comédia, com um elenco de primeira e que ainda dará espaço para os personagens que apareceram pouco na estreia, como o próprio William H. Macy , que terá uma participação maior já no próximo episódio. A história mostra uma nova realidade dos EUA, após as terríveis consequências da crise financeira americana, com pessoas vivendo da pior maneira possível, sem dinheiro algum e tendo que arranjar um jeito de conseguir sustento para sua família.

A audiência do episódio piloto de Shameless, a maior em sete anos entre os dramas de uma hora do canal Showtime, chegando a 1,3 milhões de telespectadores.

Destaque: Emmy Rossum, a jovem atriz de 24 anos, fez uma grande atuação em O Fantasma da Ópera, depois participou de grandes blockbusters como O Dia Depois de Amanhã e o horrível Dragonball  Evolution. Quando a atriz parecia estar destinada a ser mais um rostinho bonitinho de Hollywood, ela tem a oportunidade de mostrar todo seu talento em Shameless. Um papel difícil e que não teria o mesmo efeito, sem a corajosa atuação de Rossum.

Decepção: Justin Chatwin, na sua estreia em Shameless, o ator fez nada mais do que o esperado, com uma atuação bem limitada. Parece ter sido contratado somente pela química que tem com Emmy Rossum, com que contracenou em Dragonball.

Chance de Sucesso: Certa, Grande elenco e história, humor e drama na medida certa e logo na estreia a série conseguiu bater o recorde do canal Showtime. Se todos os envolvidos conseguirem manter o mesmo nível do episódio piloto, a série tem tudo para ser um grande sucesso e uma das melhores séries exibidas atualmente.

Deixe um comentário