1 comentário

Séries Novas: Episodes-Piloto

O canal Showtime que exibe as boas séries Dexter eThe Big C, apresenta nesta midseason a nova série Episodes, que marca o retorno de Matt LeBlanc, o eterno Joey da série Friends, a televisão. A série, criada por David Crane (o autor de Friends) e Jeffrey Klarik (da série Mad About You), usa metalinguagem para mostrar os bastidores da produção de uma série americana, baseada em um programa inglês de grande sucesso.

Na história, o casal de roteiristas britânicos Sean (Stephen Mangan) e Beverly Lincoln (Tamsin Greig) fazem muito sucesso no país por causa da série, ‘Lyman’s Boys’.Após ganharem mais um prêmio, eles conhecem Merc Lapidus (John Pankow), o dono de um canal de televisão americano, que quer convencer o casal a fazer uma versão americana de sua série.

Os dois acabam aceitando o convite milionário e mudam para Hollywood, para uma grande e bonita mansão. Aos poucos o casal descobre que o sonho pode acabar virando um grande pesadelo.

O casal percebe que o dono do canal americano que diz adorar a série, na verdade nunca assistiu um episódio e que o programa terá que sofrer algumas alterações. A principal é que o personagem principal, originalmente um ator inglês de 62 anos, será interpretado por um americano de 43 anos, famoso como Joey de Friends, mas cujo verdadeiro nome é Matt LeBlanc.

A história sobre os bastidores de uma série televisão, rende boas piadas ao criticar o ideal dos canais americanos, que quase sempre pensam somente no lucro do que no conteúdo das séries. O roteiro lembra muita vezes mais o estilo sarcástico e inteligente do humor inglês do que as piadas mais simples das sitcom americanas. Alias a série usa e abusa de piadas sobre o choque cultural que o casal inglês começa a sentir ao mudar para os Estados Unidos.

O casal principal interpretados pelos atores Stephen Mangan e Tamsin Greig são os destaques do episódio piloto, mostram uma grande química e um timming perfeito para o estilo de humor da série. Tamsin ganha mais atenção, dona de um forte humor negro, não gosta desde o começo da ideia de mudar para Hollywood, e fica revoltada com as mudanças na série.

Quem também rouba a cena no episódio é o ator John Pankow (série Mad About You) como o esperto dono do canal que consegue enganar o casal britânico.

Mas vocês devem estar se perguntando e o Matt LeBlanc? É exatamente esse o problema do episódio, os roteiristas tomaram uma ideia audaciosa e estranha de centralizar a história totalmente no casal e o eterno Joey aparece poucos segundos no início do episódio e um pouco no final. O que é um balde de água fria para quem foi assistir o episódio esperando ver Matt LeBlanc.

Matt LeBlanc aparece como uma versão diferente de si mesmo, que é escolhido pelo chefão do canal para ser o novo protagonista, mesmo não sendo aprovado pelos criadores do programa e sem nunca ter ouvido falar da série que irá protagonizar. Apesar da participação minúscula, LeBlanc deixa uma boa impressão, ao aceitar a proposta de fazer da rir da sua estigma de ser sempre lembrado como o Joey de Friends, o que deve render boas piadas nos próximos episódios.

Entre altos e baixos, Episode faz uma estreia mediana, com boas atuações e uma história que fluí bem, mas falta algo mais para conquistar o público. Deixa uma impressão ruim no episódio, pela pequena participação do seu astro principal, afinal a série foi vendida para o público como o retorno de Matt Leblanc a televisão.

Destaque: O Stephen Mangan e Tamsin Greig conquistam o público logo de cara, combinam muito juntos e poderiam facilmente levar a série sozinhos, se a série não tivesse a presença de LeBlanc no elenco.

Decepção: Matt LeBlanc, o canal Showtime vendeu a série como o retorno do ator ao universo das séries e episódio piloto, que serve para atrair o público, mostrou apenas uma participação minúscula do ator.

Chance de Sucesso: Mediana. O Showtime encomendou inicialmente uma primeira temporada de sete episódios, tempo curto para a série conseguir conquistar o público.

Um comentário em “Séries Novas: Episodes-Piloto

  1. First! voce devia pedir parceria pra um blog como Naointendo!

Deixe um comentário