Deixe um comentário

Os Melhores e Piores de 2010 na Música

Este post é o o primeiro da eleição com os Melhores e Piores de 2010 na opinião do Blog TV Cinema e Música. Começo com os melhores e piores na música.

O Hit de 2010: B.o.B e Haley Williams (Paramore)- Airplanes

Este ano resolvi fazer uma mudança nesta categoria, no lugar de eleger a melhor música de 2010, algo que considero desnecessário, afinal cada um gosta de uma música. Preferi neste ano fazer uma lista com grandes sucessos desta temporada e escolher o hit do ano.

A minha lista inicial tinha mais de 30 músicas, depois de muito pensar e várias eliminações, escolhi a canção “Airplanes”, do rapper estreante B.O.B com a marcante participação da cantora Hayley Williams, da banda Paramore. A música serviu para B.o.B  ficar conhecido mundialmente e para Hayley serviu como uma grande experiência, a jovem cantora de 22 anos, mostrou que tem uma forte e bonita voz e é capaz de cantar outros gêneros, que não seja o pop rock.

Para uma música se tornar um grande hit, precisa de um bom clipe, e “Airplanes” ganhou um estiloso clipe.

Banda do Ano: Avenged Sevenfold

O ano de 2009 terminou de maneira muito triste para os integrantes do Avegend Sevenfold. No meio da gravação do novo álbum do grupo, aconteceu a precoce morte do grande baterista James “The Rev” Sullivan, aos  28 anos, por uma infeliz combinação de remédios.

Quase um ano após a morte de The Rev, a banda lançou em novembro o aguardado álbum “Nightmare” o quinto trabalho de estúdio e a prova do amadurecimento do grupo, tanto como pessoas, como musicalmente. Para assumir as baquetas, a banda chamou o Mike Portnoy, agora ex- Dream Theater

O Avengend amadureceu e presenteou seus fãs com um grande disco, com uma sonoridade mais firme e com menos exageros. As letras ficaram mais complexas e mais pessoais, musicalmente perfeitas e com mais um incrível trabalho do vocalista M. Shadows, um dos maiores cantores de rock da atualidade.

O álbum foi um grande sucesso de vendas e ainda a banda fez um show histórico neste ano no Brasil.

Clipe do Ano: My Chemical Romance-Na Na Na

Depois de alguns anos sumidos, a banda My Chemical Romance retornou com tudo este ano, com o álbum “Danger Days: The True Lives of the Fabulous Killjoys” um dos melhores lançamentos de 2010. A banda inovou ao criar uma grande campanha para promover o álbum, com pôsteres dos integrantes, trailers, além de ter disponibilizado o trabalho para audição de graça na internet.

Para consagrar esta nova fase, o grupo lançou o clipe de “Na Na Na”, primeiro single do álbum. O clipe traz muitas referências a cultura pop, desde séries de televisão como “Esquadro Classe A” e Powers Rangers. Mas o clipe se destaca por suas influências do cinema, baseado em clássicos como “Easy Rider”, “Blade Runner”, “Star Wars”,” Exterminador do Futuro”, entre outros.

Além disso o clipe tem várias referências, como da pop art, games, brinquedos antigos e quadrinhos, com a presença do quadrinista Grant Morrison, como o vilão da história. O clipe conta a história de um grupo de jovens, interpretados pelos integrantes do My Chemical, que precisam proteger um garoto, que está sendo procurado por estranho vilão (Grant Morrison).

Assista ao clipe:

A história ganhou uma continuação, no clipe de “Sing“, segundo single do novo álbum.

Pior da música: Rock Colorido/Happy Rock

Após alguns anos aguentando e convivendo com o depressivo “movimento emo”, surge agora o tal de rock colorido, também chamado de happy rock. A moda realmente pegou no Brasil, com a chegada da banda Cine e logo em seguida surgiu o fenômeno Restart. As duas bandas têm várias coisas em comum, as letras infantis, usam roupas coloridas, penteados diferentes, que segundo eles se encaixam com seus estados espíritos.

O Happy Rock e essa moda colorida é, felizmente, algo passageiro, que vai acabar do dia para a noite e dificilmente será considerado um dia uma das vertentes do rock, pelo contrário este movimento é muito pop e comercial. Até o movimento emo tinha mais força e mais seriedade, tanto do lado dos fãs como das próprias bandas, muitas delas evoluíram (pouco) e conseguiram permanecer no disputado cenário musical.

Essa nova modinha lembra muito mais as inúmeras boy bands dos anos 90, com a diferença que as bandas coloridas tocam instrumentos e não dançam; Por outro lado, fazem insuportáveis coraçõezinhos para suas fãs e dizem repetidamente e falsamente que as amam.

Por tanto, você garota adolescente que gosta de usar roupa colorida e ficar gritando pelo Pe Lanza, baixista e vocalista da Restart, aproveite, porque um dia essa paixão vai acabar. A grande dúvida é se essas loucas fãs terão coragem de assumir essa paixão quando ficarem adultas ou vão ter vergonha eternamente desta fase?

Artista do Ano: Eminem

Após ter enfrentado alguns problemas pessoais e ficar um tempo longe da música, Eminem voltou em 2009 com o fraco álbum Relapse, com o lançamento muitos acreditavam que ele não seria capaz de voltar aos bons tempos do início da sua carreira. Ainda em 2009, o rapper pensou em lançar Relapse 2, mas mudou de ideia e adiou o lançamento de seu próximo álbum para 2010.

No dia 18 de junho, chegou às lojas o sétimo álbum de estúdio de Eminem “Recovery” e esta data ficou marcada como o grande retorno do rapper. O trabalhou foi um grande sucesso mundial, ficou sete semanas no topo da Billboard e recebeu inúmeros elogios dos críticos.  O primeiro single “Not Afraid” foi bem recebido pelo público, mas o grande sucesso do álbum foi o segundo single “Love The Way You Lie“, que conta com a participação de Rihanna.

A canção foi o grande hit do segundo semestre de 2010 e um dos maiores sucessos do ano. A consagração de Eminem deve acontecer no dia 13 de fevereiro de 2011, quando será realizada a premiação do Grammy, na qual ele é o líder de indicações, concorrendo em 10 categorias, incluindo de melhor álbum do ano.

Amanhã publica os vencedores das categorias de melhores e piores do ano na televisão!

Deixe um comentário