1 comentário

Séries Novas: Detroit 1-8-7- 1×01-Pilot

A série policial Detroit 187, antes mesmo de estrear sofreu uma grande mudança na sua narrativa. A ideia original era contar a história no estilo documental (como The Office), mostrando a rotina dos policiais de Detroit, considerada uma das cidades mais violentas dos EUA. Depois de um problema com Prefeito da cidade, a produção resolveu deixar de lado a estética documental e contar a história na maneira tradicional.

O grande problema é que talvez por falta de tempo ou por opção, muitas cenas no estilo documental foram usadas no episódio piloto, causando confusão entre os dois estilos de filmagem e diminuindo o resultado do que pode vir a ser uma grande série.

A história acompanha o trabalho da equipe da Homicídios de Detroit, formada por Louis Fitch (Michael Imperioli), com grande experiência e uma ficha de bons trabalhos é respeitado no local, mas também é conhecido pelo seu temperamento difícil e por seu comportamento privado. Seu novo parceiro é o falastrão Damon Washington (Jon Michael Hill), recém-transferido e que precisa se acostumar com a nova realidade, além de estar prestes a se tornar pai. A segunda equipe de detetives é formada pelo Sargento Jesse Longford (James McDaniel), que está perto de ser aposentar, depois de 30 anos de carreira, seu companheiro é Aman Mahajan (Shawn Majunder).

Completam a equipe, a linda e excelente detetive Ariana Sanchez (Natalie Martinez), que cresceu em um dos piores bairros da cidade e conhece bem os segredos e esconderijos do local; John Stone (D.J. Cotrona), detetive da Narcóticos que costuma trabalhar infiltrado em meio às gangues de rua. Todos eles são comandados pela Tenente Maureen Mason (Aisha Hinds), que precisa conciliar sua carreira com a vida de mãe solteira.

Detroit 187 segue uma linha bem tradicional das séries policiais, trazendo um pouco do estilo de NYPD Blue, sucesso dos anos 90. O episódio piloto que tem um excelente ritmo é dividido inicialmente em dois casos, no primeiro Fitch e Washington investigam o desaparecimento de uma menina que é diabética e que precisa ser encontrada rapidamente se não poder morrer, enquanto Longford e Mahajan, cuidam de  um assalto em uma farmácia com duas vítimas.

Michael Imperioli, que ficou conhecido na clássica série “A Família Soprano,  depois de algumas tentativas sem sucesso, faz seu grande retorno ao universo da séries como o detetive Fitch, sarcástico e dono de uma personalidade difícil, mas extremamente profissional, um personagem típico de séries policiais, que com o talento do ator ganha algo mais e tem tudo para ser em breve um ícone do gênero. Seu parceiro Washington funciona como um alívio cômico para a pesada história, os diálogos no celular entre os dois detetives são o ponto alto do episódio.

Do outro lado, os outros dois detetives Longford e Mahajan, não funcionam no episódio de estreia, mas não por falta de talento dos seus intérpretes e  sim por causa dos seus fracos personagens, que ficam na sombra da dupla principal. Uma série com elenco grande até demais, que conta ainda com Ariana Sanchez (Natalie Martinez), possível interesse romântico de Fitch e John Stone (D.J. Cotrona), que só é apresentando brevemente e entra na equipe de homícidos no final do episódio. Ambos personagens devem ganhar mais espaço na trama, como a terceira dupla de detetives da história.

Na metade do episódio os dois casos são interligados de forma interessante, colocando toda a equipe para trabalhar juntos, nesse momento a série deslancha, com algumas reviravoltas e os dez minutos finais vão fazer você cair o queixo.

Detroit 187 não traz nada de novo para o gênero, o que nesse caso não é um defeito e sim uma qualidade. A série criada por Jason Richman, aprende com os erros de suas antecessoras e tira das mesmas, as suas maiores qualidades, e seu grande atrativo são seus personagens, o desenvolvimento de suas histórias será o fator decisivo para sucesso ou não da série.

A série teve uma audiência de 9,75 milhões de telespectadores, número até expressivo por ser exibida numa terça-feira, onde concorre com grandes séries de sucesso, como The Good Wife.

Destaque: Michael Imperioli, depois de entrar para história em “A Família Soprano”, o ator está de volta com um papel que parece ter sido criado especialmente para ele.

Decepção: A mudança de narrativa afetou bastante o episódio piloto,  a mistura entre os dois estilos não combinam e o resultado final é decepcionante.

Chance de Sucesso: Vale a pena apostar, uma série com personagens bons e com um tema que é sempre garantia de sucesso,  Detroit 187 pode surpreender e se tornar um sucesso mais rápido do que se espera.



Um comentário em “Séries Novas: Detroit 1-8-7- 1×01-Pilot

  1. […] temporadas completas. O canal também encomendou mais cinco episódios da também estreante Detroit 1-8-7 e mais quatro para “antiga” Brothers & […]

Deixe um comentário