1 comentário

1408

O filme 1408 é uma adaptação do livro homônimo de Stephen King, o que já é garantia de um filme no minímo nota 3 (meu quesito de notas/estrelas vai de 1 a 5), para melhorar o filme é estrelado por John Cusack, um dos melhores atores de Hollywood.
Se tudo isso não fosse o bastante o filme é dirigido por Mikael Håfstrom, ganhador do oscar de filme estrangeiro pelo ótimo filme “Raízes do mal”.

Na trama Mike Enslin (John Cusack) é um escritor que trocou os romances pelo suspense barato, ele atualmente escreve o livro “Dez noites em Quartos de Hotel Mal-Assombrados” em que desmistifica mistérios e histórias sobrenaturais. Apôs receber um cartão postal falando sobre o quarto 1408 de um hotel nova-iorquino Dolphin, famoso por ter abrigado dezenas de suicídios resolve se hospedar nele.

O filme segue um ritmo raro de se ver nos filmes atuais de terror, utiliza o terror psicológico, desde a chegada ao hotel até o diálogo com o gerente (Samuel Jackson), que tenta a qualquer custo fazer ele mudar de idéia, mas o escritor não desisti e quer provar a todo custo que a história do quarto é uma farsa.

O terror está nas horas que o escritor passa dentro do quarto 1408, que brinca com a cabeça do escritor e confunde tanto ele quanto o telespectador se aquilo realmente está acontecendo.
Enquanto vemos o terror sentido pelo cético Mike no quarto, conhecemos mais sobre a sua história e personalidade, e a cada novo fato descoberto o terror do quarto aumenta, criando situações capazes de deixar qualquer um louco. O filme não deixa de ter aqueles sustos típicos do gênero, mas graças ao boa história e estilo de filmagem, todos se encaixam na trama e não são sustos de graça.

Claro que o filme não é uma das melhores adaptações de Stephen King, como Carrie a Estranha, O Iluminado, entre tantos, porque também não é um dos melhores livros do escritor. Mas é uma aula básica para os diretores e roteiristas atuais do gênero, de como é possível fazer um filme de terror psicológico, sem apelar para imagens grotescas e adaptações japonesas.

1408 já está em DVD e está na programação do canal a cabo Telecine, em versão legendada e dublada em vários horários, vou colocar abaixo dias e horários que considero bom, outros horários e dias você pode acessar o site do canal. Telecine Premium: Sexta dia 08 às 23h55/Domingo dia 10 às 18h20 e Telecine Pipoca(dublado): Sábado dia 30 às 23h45


Um comentário em “1408

  1. Eu aluguei faz pouco tempo esse filme e achei legal…não mais que isso. “Carrie a Estranha” é muito massa!!! Sempre que passa na tv eu paro pra assistir…hehehehe

    flw!

Deixe um comentário