13 Comentários

Crítica: Resident Evil 4: O Recomeço

Mesmo com muitas críticas a adaptação do game Resident Evil é um grande sucesso, tanto que conseguiu chegar milagrosamente até a sua quarta parte. O primeiro filme da franquia é até hoje o mais elogiado, dirigido e roteirizado por Paul W.S. Anderson, que depois preferiu passar o bastão para outros profissionais, ficando apenas responsável pelo roteiro das continuações

Assim como diz o sub-título nacional, Anderson retorna a cadeira de diretor para recomeçar a franquia, tentando corrigir os erros do passado e seguir um novo rumo. Para ajudar nessa tarefa, utiliza a tecnologia do momento, o 3D, rodando o filme com as mesmas câmeras usadas por James Cameron em Avatar. Na parte de efeitos especiais Anderson cumpre sua missão de forma correta, utiliza na hora certa os efeitos, criando cenas que levam ao extremo da tecnologia, mas do outro lado da moeda repete os mesmos erros dos filmes anteriores e ainda acrescenta novos defeitos.

A cena inicial exemplifica o filme perfeitamente, grandes efeitos especiais que escondem uma história sem nexo. Alice (Milla Jovovich) invade a central da Umbrella, utilizando suas armas, super-poderes e suas cópias, a cena parece uma cópia em 3D dos melhores da trilogia Matrix. Tudo isso para chegar ao líder da empresa, Wesker (Shawn Roberts), com o visual idêntico ao quinto game da franquia e que muitos vão confundir erroneamente com o agente Smith também de Matrix. Tudo termina com uma batalha sem graça, onde Wesker consegue tirar os poderes de Alice, que volta a ser uma simples humana.

O início com cara de final mostra a grande confusão da história, Anderson gasta mais de 30 minutos com essa cena, simplesmente para consertar o erro do terceiro filme. Contradizendo a própria trama, a Alice humana é a mesma com ou sem poderes, ela apanha, leva facada e na cena seguinte aparece sem um ferimento, para piorar sua intérprete Milla Jovovich, apesar da sua beleza, continua sendo uma atriz sem talento algum.

Daí em diante o filme segue seu caminho rumo ao declínio, com Alice e seus companheiros tentando sobreviver, praticamente um road movie com zumbis, que desta vez aparecem pouco na história, outra mudança absurda na história do game original.

Um dos poucos acertos do roteiro, mesmo que sem essa intenção, é centralizar a trama de forma excessiva em Alice, o que acaba sendo uma vantagem, poupando o público de aguentaro o fraco elenco de coadjuvantes. Claire (Ali Larter) praticamente não tem importância na história e outros atores aparecem sem falar uma palavra. A novidade no elenco é a presença do personagem querido pelos fãs, Chris Redfield, que interpretado pelo limitado Wentworth Miller, virou um machão que só serve para falar frases de efeito e atirar.

Anderson agrada os fãs xiitas de Residente Evil, refilmando cenas do quinto game, que foi a sua grande inspiração para criar a história, só que conseguiu estragar essa homenagem fazendo alterações nos momentos mais importantes, inclusive na luta final. A única vantagem desse amor pelo jogo mais recente da franquia, é a presença do carrasco grandalhão Executioner, que participa do melhor e único bom momento o filme, jogando o seu machado na cara do público, aproveitando as vantagens do 3D.

A história sem pé nem cabeça fica ainda pior nos momentos finais, talvez por isso a grande surpresa da trama é guardada para uma cena pós créditos e que serve também como gancho para o quinto filme, que já recebeu sinal verde do estúdio.

Resident Evil 4: O Recomeço não apresenta nenhuma novidade, continua cada vez mais diferente do game original e se torna de vez uma franquia própria, que contém uma história sem nexo e supérflua, com um elenco medíocre e agora com diretor que está cada vez mais perto de assumir o lugar do cineasta Uwe Boll, como o pior de diretor de adaptações de games.


13 comentários em “Crítica: Resident Evil 4: O Recomeço

  1. Olha, o filme foi terrível!
    Muito efeito, cheio dos “fru-fru” e os zumbis que são o centro do filme, como você mesmo disse..pouco apareceram 😐
    Eu acho que a parte assim ‘menos chata’ do filme é o Executioner.

    Mas tenho que descordar com você sobre a Milla, acho ela uma boa atriz sim 😀

    Legal o post ;8

  2. Ah Sei La …. Eu esperava mais desse filme, mas os efeitos em slow motion ficaram show.
    Realmente os personagens principais (zumbis) aparecem poucas vezes ! ¬¬
    Pelo menos eles não brilham com a luz do sol =)
    Bom, espero que o quinto filme não deixe a desejar, sei que Jill Valentine estará comandando aquela tropa de de aeronaves, o que trará uma surpresa para os fãs, já que o desaparecimento dela trouxe grande confusão … alias esse filme esta sendo muito confundido com os Jogos, ele esta completamente diferente, o que esta estragando a “Diversão” do público.
    Ótimo post xD

  3. olha,olha :)cadeos zumbis desse filmes, os filmes, avolta dos mortos vivos 1e2…e d+…sabe porque tem zumbi e drama mordem querem celebro mas esse e realmente uma porcaria…e mais uma coisa se vc acha que atriz e ruim porque comocaram para fazer esssa porcaria de filme..rssss
    mais contato entre msn alemaozinho@yahoo.com.br..ps

  4. Milla Jovovich é uma ótima Atriz e uma Boa Cantora ! Pra quem quer saber .. RUM… =)

  5. Eu gostei do filme
    só achei a luta com o wesker curta d+
    e que a alice continuava foda mesmo sem os poderes

    • A Alice sem poderes ficou bem melhor, antes ela parecia um mutante, dai saía fora do Resident Evil e ia para os X-man … hehehe

  6. gente queria dizer só uma coisa, se vc jogar resident evil 5, talvez a opnião de vcs mudem…não dá para saber o q realmente as pessoas querem.

    Assisti o filme e vi como reproduziram bem cenas do jogo, poderia citar.

    1 Ter Wesker como vilão.
    2 ter Chris
    3 A nova forma dos zumbis e cachorros
    4 O mostro do machado
    5 O barco da Umbrela
    7 A amnésia de Claire, apesar de no joso ser Jill
    8 Algumas cenas do jogo perfeita quando Wesker joga o óculos
    9 O lab onde Wesker estar com os humanos dentro de recipientes de vidro.
    10 algumas cenários.
    11 A historia de Wesker usar o t virus nele
    12 A forma de lutar de Wesker é perfeita.
    13 Os humanoides na maca, na cena do grande lab. referencia ao projeto Ouroboros.

    E muitas outras nuaces q não precisar comentar.

    O problema do filme é q é curto demais.

  7. É decepcionante como pessoas que não conhecem a história original do jogo, venham dizer que esse lixo de filme seja algo super interessante. Está de parabéns o autor do tópico que expôs os erros principalmente em relação a história sem pé nem cabeça dessa porcaria.
    Pro Residen Evil ser um filme realmente de terror e que agrade a seu público FIEL que desde menino acompanha pelos games, seria melhor encerrar aí mesmo e recomeçar tudo de novo sem o Paul W. S. Anderson e sua mulher sem sal Mila Jojovich.

    • Amigo, eu conheço a historia de cabo e o rabo dela também, mas uma vez que o filme se perdeu no caminho não tinha mais como voltar atras e ser perfeito, so achei que esse tem mais do do Resident 5, se você jogou o jogo sabe do que eu estou falando, pena que muitos dos mostros e do que é bom em R5 nao foi apresentado, sem contar que o filme é tão apressado, e como você disse, seria uma boa hora para tirar millar e começar uma historia com o ator de Prison Break, dando foque nele, mas Paul W , so acertou mesmo em 1995 com Mortal Kombat.

      HOJE NA LISTA DE MELHOR FILME BASEADO EM GAME

      o primeiro lugar seria de Silent Hill.

  8. Pow, gostei muito do filme, e ele veio do jeito que eu queria, gostei da parte que a Claire luta com o Executioner, mais quem mata ele é Alice, que na verdade é uma ótima atora, e que combinou bastante com o filme, eu vi o trailer do 5 e ficou show.

  9. O filme é muito bom mesmo o jogo é super mas sei lá o jeito de guiar a personagem é muito confuso fiquei horas jogando e ñ peguei o jeito(os cães me mataram de susto na primeira vez que apareceram) queria saber se tem ele(o jogo) p/ outra plataforma alem de playstation 2

  10. que critica horrivel !!! melhor que resident evil nao há !!!!!!!!
    melhor que milla jovovich ainda esta para nascer !!!!!

Deixe um comentário