Deixe um comentário

Série Nova: CSI: Cyber – 1×01 – Kidnapping 2.0

105778_D_1312b2Muita coisa mudou desde maio do ano passado quando a CBS autorizou a produção de CSI: Cyber, nova série derivada da franquia CSI. A série CSI original está perdendo audiência e a CBS reduziu de 22 para 18 o número de episódios da atual temporada, o que é mais um sinal do desgaste da franquia. O lado bom para a CBS é que a protagonista de CSI: Cyber, Patricia Arquette, ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Boyhood, a presença da atriz pode acabar ajudando a chamar a atenção do público para a série.

A história acompanha a equipe responsável pela investigação de crimes cibernéticos. A equipe é  liderada pela workaholic Avery Ryan (Patricia Arquette) que tem como companheiros de trabalho; Elijah Mundo (James Van Der Beek, de Dawson’s Creek); Daniel Krumitz (Charley Koontz, de Community); Raven (Hayley Kiyoko, de The Fosters); o novato Nelson (Sheldon Moss, mais conhecido como o rapper Bow Wow) e todo o grupo é supervisionado pelo diretor Simon (Peter MacNicol, de Numb3rs).

O primeiro caso da série envolveu o rapto e leilão de bebês e seguiu a típica ordem narrativa da franquia; investigação na cena do crime; uma revelação sobre a vítima que a torna suspeita e depois não serve para nada; um pouco de ação; tensão e depois uma dramática resolução que é completada com uma lição de moral. O único diferencial da série para as outras da franquia é a tecnologia, elemento que é colocado constantemente na trama, diria até de forma excessiva e forçada. Não faltam diálogos com expressões usadas por hackers, imagens de computadores sendo jogadas na tela, projeções em 3D (incluindo uma autópsia), um tipo de linguagem que logo se torna cansativa e com efeitos especiais fracos e nada realistas.

Como a série não conseguiria sobreviver somente no mundo da tecnologia, a história ganha drama e ação através dos dois personagens principais. Arquette está bem como Avery, a clássica chefe séria e intensa, seu diferencial é o seu conhecimento em psicologia que utiliza para analisar vítimas e suspeitos, com aquelas típicas cenas de close nos movimentos faciais e corporais das pessoas. Avery é uma personagem extremamente comum, ri ao ouvir a sua clichê história de como foi vítima de um hacker no passado que destruiu sua carreira como psiquiatra e levou a morte de um dos seus clientes, claro que a sua busca por este hacker será tema de um futuro episódio. Nada foi mais brega e ridículo neste episódio do que Avery dizendo que pretende trazer diariamente um hacker para o lado do bem!

A ação vem através do agente Elijah Mundo interpretado por James Van Der Beek, personagem que é uma espécie de galã nerd. Não consigo levar a sério um personagem que tem o sobrenome “Mundo” e que é interpretado por um ator tão medíocre como Van Der Beek, muito menos acreditar nele como a “força” da equipe, já que foram risíveis as suas cenas de ação. O resto da equipe é uma reunião de caricatos personagens, o gordinho nerd com Krummitz, a nerd moderninha com Raven, o hacker criminoso Nelson que depois de cometer um crime cibernético recebe uma segunda chance da líder Ryan que quer usar as habilidades dele para o bem.

Mesmo depois dos cancelamentos de CSI: NY e Miami, a CBS demonstra uma falta de criatividade ao insistir em uma franquia desgastada e que já chegou ao seu limite. CSI: Cyber não tem nada de diferente das outras séries da franquia, nem mesmo o talento de Patricia Arquette é o bastante para salvar a série que pode ser considerada no máximo um bom sonífero.

Vai dar certo? Acredito que não, mas o telespectador estadunidense é sempre capaz de surpreender e pode até inicialmente dar uma chance para a série, o que espero que não aconteça.

Para quem gosta de…: CSI, tecnologia, internet, séries policiais e Patricia Arquette.

O TV Cinema e Música vai acompanhar? Não.

dois

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s