Deixe um comentário

Série Nova: Allegiance – 1×01 – Pilot

NUP_163433_2717Após assistir cinco minutos do piloto de Allegiance é praticamente impossível não fazer uma comparação entre a nova série da NBC com The Americans. A defesa da NBC, para essa já esperada comparação, é que  Allegiance é um remake da série israelense Ta Gordin exibida originalmente em 2012. Uma defesa bastante questionável, já que isso apenas prova que a NBC percebendo o sucesso de The Americans, muito mais pela parte da crítica do que por audiência, decidiu fazer a sua própria versão de The Americans.

A trama acompanha o analista Alex (Gavin Stenhouse, de Iconicles), dono de uma grande inteligência e capaz de fazer rápidas e profundas análises. Por ser filho de russos e falar a língua, Alex é convocado pela CIA para trabalhar em uma missão em busca de possíveis espiões russos nos EUA e evitar um eminente ataque ao país. O que Alex nem desconfia é que seus pais, Katya (Hope Davis, de In Treatment) e Mark (Scott Cohen, de The Carrie Diaries), na verdade foram espiões da SVR (a substituta da KGB). Depois de anos sem contato com os russos, Katya e Mark acreditam que estão em paz, mas a SVR surge novamente em suas vidas através do perigoso Victor (Morgan Spencer, de Person of Interest) que exige que eles recrutem seu filho Alex como um novo espião. Alex tem duas irmãs, a mais nova é Sarah (Alexandra Peters), uma típica adolescente, e a mais velha é Natalie (Margarita Levieva, de Revenge) que foi colocada pelos seus próprios pais para trabalhar para os russos e que tem um caso secreto com Victor.

A comparação entre Allegiance e The Americans fica apenas na premissa de ambas a séries, já que a segunda é superior em tudo a série estreante, desde a história, elenco e roteiro. Allegiance é muito mais um drama de espionagem com cara de novela, com diálogos horríveis e uma história bastante previsível e nada atraente. A grande inteligência de Alex o faz parecer presunçoso e seus colegas de trabalho parecem um bando de idiotas perto dele; o roteiro insiste na ideia de que Alex é um garoto atípico que escolhe fazer as coisas quando tem vontade e que é impossível de ser controlado, mas na prática Alex parece um garoto bastante ingênuo e que é controlado facilmente pelos seus superiores na CIA.

Seus pais Katya e Mark são personagens muito mais interessantes e complexos, no piloto os dois viveram um forte dilema sobre entregar seu filho para os russos ou revelar suas verdadeiras identidades para a CIA, chegando a corajosa decisão de que o melhor era eles próprios espionarem Alex. Os veteranos Hope Davis e Scott Cohen estão bastante seguros em seus papéis e muito mais convincentes do que que o restante do mediano elenco, para piorar ainda mais Gavin Stenhouse faz atuação mais fraca de todos.

Allegiance poderia funcionar muito melhor se a história fosse centrada em Katya e Mark e não em um personagem bastante comum, e nada carismático, como Alex, mas isso faria com que a série fosse ainda mais claramente uma cópia ruim de The Americans.

Vai dar certo? Não apostaria, se The Americans que é uma série tão elogiada pela crítica não conseguiu em suas três temporadas conquistar uma boa audiência, duvido que Allegiance conseguirá fazer isso, mas pelo histórico da NBC, não será surpresa se o canal decidir renovar a série para mais uma temporada.

Para quem gosta de…: The Americans, histórias de espionagem.

O TV Cinema e Música vai acompanhar? Particularmente não gosto de The Americans, então jamais perderia meu tempo assistindo essa versão paraguaia da série.

dois_e_meio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s