Deixe um comentário

12 Monkeys – 1×03 – Cassandra Complex

12 Monkeys - Season 1Não é fácil ter a responsabilidade de salvar o mundo, o que consequentemente irá levar o escolhido para essa missão a tomar decisões difíceis e que vão afetar a vida de muitas pessoas. Cassandra Complex explorou este tema através da própria Cassandra que no instante que conheceu Cole começou a mudar não somente o seu destino como o de outras pessoas.

Inicialmente achei uma exagerada coincidência Cassandra ter trabalhado no passado com Henri, o doutor que escapou do laboratório e que poderia ajudar a encontrar a Sala Escura, analisando um pouco melhor, foi uma solução lógica pelo estilo da trama da série que constantemente está mexendo com a questão da viagem do tempo e as ligações entre as pessoas. A escolha do caótico Haiti como cenário principal também foi uma decisão acertada, um local onde a violência impera e onde também uma doença se espalhava, o que serviu para explorar o quanto a vida de Cassandra mudou após descobrir sobre o apocalíptico futuro. Foi bastante real o pânico dela ao acreditar o que o vírus no Haiti poderia ser o início do fim, a levando a tomar decisões apressadas e que afetaram sua carreira. Uma curiosidade é que o Complexo de Cassandra existe de verdade e é quando uma pessoa alerta sobre uma futura crise e ninguém liga para o seu aviso!

A busca por Henri ficou ainda mais difícil por causa das explosões solares que afetaram a viagem no tempo de Cole, as idas e vindas de Cole entre passado e futuro, com bons efeitos especiais, ajudaram a dar mais tensão para a trama e criar uma boa cena de ação quando Cole enfrentou novamente o Homem Pálido. A viagem para 2014 marcou o primeiro/segundo encontro de Cole com Homem Pálido, dono de uma exagerada superforça; foi interessante ver essa cena sabendo que o próximo encontro entre os dois será no hospício, agora sabemos como o Pálido ganhou a sua cicatriz e deu para entender o que quis dizer com a frase “vamos nos encontrar novamente”, dita pelo próprio Cole no passado. Não é nada fácil escrever uma história de forma inversa e os roteiristas conseguiram ligar bem este passado e futuro nesta sequência de dois episódios.

Antes de ser morto por Cole, Henri revelou a existência de uma poderosa arma que está sendo usada na pesquisa do vírus e como através desta arma podem encontrar a Sala Escura que, claro, muda de lugar constantemente! Uma complexa questão é sobre o real culpado pela morte de Henri, o responsável por tirar literalmente a vida de Henri foi Cole, o interessante é pensar que Cole só descobriu sobre a existência de Henri por causa da mensagem deixada por Cassandra no futuro, o o que o fez viajar ao passado, e também só localizou e depois matou Henri porque a própria Cassie revelou aonde ele poderia encontrar o doutor, Cassandra no fim foi realmente a responsável pela morte de Henri.

Com uma história que vai e volta no passado, Cassandra deve acabar descobrindo que foi Cole que matou Henri, alias se Cole matar todo mundo que encontra no fim não terá ninguém para ajudá-lo. A relação de Cole e Cassandra fica cada vez mais complexa e até tiveram um momento de humor com Cassandra tirando sarro de Cole por não entender o nome da comida. Apesar de manter uma distância, Cole viu em 2014 o quanto prejudicou vida de Cassandra e o quanto ela sofreu entre o primeiro encontro deles e o reencontro em 2015.. Cassandra começa a ficar mais forte e preparada para entrar nesta guerra, sua decisão de aceitar o trabalho no centro de controle a doenças é também vital para a continuação da trama.

A parte da trama em 2043 continua sendo o ponto fraco da série, todo o enredo de Ramse e sua rixa com o soldado serviu somente para revelar mais detalhes do passado de Ramse de Cole que foram membros de um dos perigosos grupos . O encontro de Ramse com a antiga amiga deles abriu a porta para uma futura ameaça ao laboratório, já que o chefe da gangue que Ramse e Cole faziam parte, está interessado no local.

tres_e_meio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s