Deixe um comentário

12 Monkeys – 1×02 – Mentally Divergent

NUP_165078_0008-700x40012 Monkeys continua trabalhando muito bem a questão da viagem no tempo, onde passado e presente se misturam através de Cole, e também introduziu dois ótimos e misteriosos personagens.

Parte da resposta para o mistério do vírus está na simpática louca Jennifer que na verdade é filha do Leland, o problema é que a resposta para tudo pode estar na sua maluca cabeça! O vírus aparentemente está escondido no laboratório secreto de Leland chamado de a sala escura, e pelo qual o exército dos 12 macacos está bastante interessado. Jennifer é apenas uma vítima de uma situação, por ser filha de Leland e por ter problemas psicológicos acabou sendo presa por um crime que não cometeu, a chacina no laboratório de seu pai, um evento que só piorou seu estado mental. Talvez Jennifer não seja louca e na verdade as vozes em sua cabeça estão ligadas a Cole e a viagens no tempo, teoria que ganha mais força pela estranha visão que ela teve no final do episódio. Jennifer é claramente a versão, feminina, do personagem interpretado por Brad Pitt no filme os 12 Macacos. Emily Hampshire está muito bem no papel, a atriz conseguiu passar tanto o lado mais maluco e agressivo da personagem, com uma certa dose de humor, como o seu lado mais sensível pelo trauma do que passou.

Trauma que foi causado pelo segundo personagem introduzido neste episódio, o Homem Pálido (Tom Noonan, de Arquivo X) e que medo que eu fiquei daquele cara! Aquela cicatriz, a sua suave e assustadora voz e seu método bizarro de usar flores para esconder o cheiro dos corpos mortos de suas vítimas! Assim como aconteceu com Leland, o Homem Palido já conhecia Cole que pelo jeito foi responsável pela cicatriz no rosto do vilão. Mais uma vez a série trabalha bem a questão do presente e passado e o quanto o próprio Cole pode ter mudado a história com suas viagens ao passado.

Ainda sobre o tema das atitudes de Cole mudarem o futuro, aposto que o mesmo aconteceu em relação a Cassie. No instante que Cole a conheceu o futuro dela pode ter mudado drasticamente e Cassie talvez tenha deixado propositadamente aquela mensagem para o próprio Cole encontrar em 2043. A relação de Cole e Cassie continua muito boa e neste episódio também funcionaram muito bem individualmente, mas a história precisa dos dois trabalhando juntos para alcançar o seu melhor. Ainda sobre Cassie, estou bastante desconfiado sobre Aaron e sua mania de tentar afastá-la de Cole.

Sobre as cenas no futuro, gostei muito da dinâmica entre Cole e Ramse, os dois parecem bons amigos e tem uma boa química, foram bem engraçadas as piadas entre eles sobre viagem no tempo e Cole falando que iria transar com a mãe do Ramse. Essa parte também trouxe um questionamento interessante sobre como conhecer o passado, exatamente 2015, mudou Cole e sua maneira de ver o mundo, descobrindo uma realidade bem melhor do que a sua atual. Este contraponto sobre presente e passado ficou mais intenso na discussão entre Cole e sua chefe Jones, já que ela é da época onde ainda existiam 7 bilhões de pessoas e conheceu a realidade que Cole ainda está descobrindo. Suspeito que Jones esteja escondendo muita coisa de Cole e que deve ter um motivo bastante especial e secreto para tê-lo escolhido para essa sua missão, o que não suporto na personagem é seu chato e forçado sotaque.

Novas e interessantes peças do enorme quebra-cabeça que é a história de 12 Monkeys foram entregues neste segundo episódio que manteve a mesma qualidade da estreia e espero que a série continue assim por toda a temporada.

Comentário Extra:

Sagaz e assustadora a ideia de usar um, bizarro, trecho do filme The Adventures of Mark of Twain (1985) na cena de Cole no hospício.

quatro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s