Deixe um comentário

Gotham – 1×12 – What the Little Bird Told Him

Gotham-ep112_scn43_19914_hires23O canal estadunidense Fox anunciou no último fim de semana a renovação da série Gotham para sua segunda temporada, o que é uma notícia que pode ser analisada de duas maneiras; pela audiência a série merece a renovação, pela sua qualidade nem tanto, mas a renovação pode ser uma oportunidade para a equipe criativa de Gotham conseguir trabalhar com mais calma e assim resolver os vários problemas da série.

A primeira coisa a fazer é melhorar e muito Jim Gordon e transformá-lo em um verdadeiro protagonista, enquanto isso não acontecer, o enredo da máfia vai continuar sendo o melhor de Gotham. Essa transformação de Gordon pode ter começado neste episódio, já que o detetive, sim ele voltou a velha profissão, parece começar a entender e aceitar que vai ter que deixar seu caráter de lado para conseguir trabalhar em Gotham. Gostei da postura e esperteza de Gordon para enganar o Comissário Loeb (personagem do universo Batman) e como também está sabendo lidar melhor com os mafiosos locais, como aconteceu com Maroni. Bullock continua sendo um forçado alívio cômico, mas a química entre ele e Gordon realmente melhorou bastante; finalmente Gordon ganhou uma namorada decente com a doutora Lee, somente elogios para Morena Baccarrin que deu um charme especial a personagem.

O responsável pela fuga em massa do Arkham Asilo era realmente Jack Buchinsky, o vilão dos quadrinhos conhecido como o Eletrocutor. Gostei da maneira como o personagem foi retratado, por um lado era um homem muito mal e louco, mas não foi desperdiçada a oportunidade de fazer piadas sobre Buchinksy usar a eletricidade como arma, o que é bem bobo, tanto que Gordon o derrotou usando apenas um copo de água! Falta muitas vezes ao roteiro um toque mais refinado tanto nos diálogos como na ligação entre as tramas, como a feita entre o Eletrocutor e Maroni que foi bastante forçada, principalmente pela repetição da piada, que era péssima, do Pinguim sendo eletrocutado.

Sem pensar duas vezes afirmo que o Pinguim é o verdadeiro protagonista de Gotham, as principais tramas giram e funcionam por causa do vilão que finalmente teve a sua primeira grande vitória! A falta de um roteiro mais refinado também se repetiu na trama de Fish que bolou o plano mais ridículo e infantil possível ao fingir o falso sequestro de Liza, o pior foi que o tonto do Falcone não só caiu neste truque como também nas falsas semelhanças entre Liza e sua finada mãe (Complexo Édipo mal resolvido?). Foi difícil de acreditar que um mafioso como Falcone estivesse disposto a desistir tão facilmente de seu império apenas por causa de uma garota, felizmente o Pinguim abriu seus olhos para o óbvio.

Falcone tomou uma atitude ilógica ao matar Liza e não Fish, o próprio sabia que Liza era apenas uma garota sendo usada por Fish, essa sim merecia pagar com sua vida por ter usado a imagem da mãe de Falcone para enganá-lo. Por um lado vou sentir bastante falta de Fish, e seu capanga Butch, mas já estava mais do que na hora desta trama avançar. Agora que se livrou de Fish, o Pinguim pode continuar com seu plano para derrotar Falcone e Maroni e assumir o poder, mas não será fácil, já que de um lado ganhou ainda mais a confiança de Falcone, mas do outro Maroni achou muito estranho quando o Pinguim deixou escapar, enquanto se recuperava do exagerado choque, sobre sua ligação com Falcone.

Nygma está cada vez mais perto de se tornar o Charada, muito pela maneira que é tratado no seu emprego, seja pela garota por quem tem uma queda, e que gosta dele, mas tem medo e vergonha de assumir isso, como também pelo seus colegas policiais que o maltratam constantemente. Pouco tenho a dizer sobre Barbara voltar para a casa dos seus excêntricos e ricos pais, somente que torço para que a personagem fique longe da trama principal por um bom tempo. Bruce Wayne e Selina Kyle ficaram de fora deste episódio e não fizeram falta alguma.

Gotham continua sendo uma série instável de altos e baixos, principalmente de baixos e muita coisa ainda precisa melhorar. Quero acreditar que a equipe criativa da série sabe que precisa mudar muita coisa antes do fim desta primeira temporada ou perderá boa parte do seu púbico atual.

tres

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s