Deixe um comentário

Série Nova: Togetherness -1×01 – Family Day

TogerthenessOs irmãos Mark e Jay Dupass (dupla de Cyrus e The League), pioneiros do movimento mumblecore e queridinhos dos indies, assinam o roteiro, direção, além de Mark estrelar, da nova série da HBO, Togetherness. Uma dramédia que fala sobre envelhecer, relacionamentos e sobre encontrar o seu lugar no mundo.

Brett (Mark) e Michelle (Melanie Lynskey, de Two and Half Men) estão casados há muito tempo e são pais de uma menina e um menino recém-nascido. O casal enfrenta aquela conhecida fase de desgaste comum em qualquer longo relacionamento, mas no lugar de enfrentarem seus problemas, os dois constantemente tentam encontrar uma maneira de fugir do problema. O maior problema do casal, como sempre, é a falta de sexo, enquanto Brett ainda deseja transar com sua esposa, Michelle não tem vontade mais de fazer sexo com seu marido e parece buscar algo que lhe traga prazer, o que a leva até tentar colocar pregadores nos seus seios!

O casal evita ficar sozinho e conversar, para isso cada um usa uma pessoa próxima; Brett usa seu melhor amigo Alex (Steve Zissis, de Cyrus), um homem de quase 40 anos que tenta sem sucesso ser ator, mas vê seu sonho ir embora junto com seus cabelos, sem dinheiro e despejado de casa Alex vai morar na casa de Brett. Uma curiosa amizade, Brett usa seu amigo para fugir de sua vida familiar e também tenta animá-lo e melhorar sua saúde, como se tentasse através de Alex realizar os seus desejos. A fuga de Michelle vem através de sua complicada irmã mais velha Tina (Amanda Peet, de As Viagens de Gulliver), uma mulher está tendo dificuldade para envelhecer e que deseja, e tem inveja disso, ter uma família dita perfeita como a de sua irmã. Depois de levar um fora do seu ficante, o qual Tina acreditava ser o homem da sua vida, Tina vai também morar na casa de Brett e Michelle. Tina e Alex formam a segunda dupla da história, tendo em comum uma vida que não seguiu o rumo que esperavam e ambos com dificuldades de encontrar uma saída. Alguns dos momentos mais engraçados do piloto foram proporcionados por essa dupla, Zissis parece bem solto e engraçado como Alex e a sempre instável Peet aqui mostra uma maturidade e evolução como atriz.

A série segue o estilo conhecido dos filmes e séries dos Duplass, misturando realidade e ficção nas histórias de seus personagens e usando de bastante improviso, esse detalhe é bastante perceptível no piloto e faz toda a diferença, dando um ritmo agradável para a história e um humor bem natural. Os irmãos criam uma história que é precisa na dose de cada elemento, seja no drama ou no humor, é possível rir da tristeza que é a vida de Alex e Tina, como também é possível se emocionar, e também se identificar, com o drama vivido por Brett e Michelle As cenas de Brett e Michelle masturbando retrata bem essa mistura, por um momento é engraçada, mas quando encaixada no contexto da dificuldade de se relacionar do casal ganha um tom bem mais sério.

Togertheness utiliza uma história padrão, e alguns clichês do gênero, como a masturbação e o filho bebê, para fazer uma análise sarcástica e até depressiva sobre o desgaste em um relacionamento, já na dupla secundária reflete sobre encontrar o seu lugar no mundo. Talvez sendo um pouco profundo demais, a série tem como tema maior a eterna insstisfação do ser humano, por mais que tenha tudo que deseja, e a eterna busca daquela felicidade perfeita e quase sempre impossível de alcançar. Os críticos americanos já assistiram a primeira temporada, com um total de oito episódios, e afirmam que conforme a história vai se desenvolvendo o drama vai ganhando mais importância do que o humor, o que é talvez um pouco preocupante, já que junção dos dois funciona tão bem nesta estreia.

Vai dar certo? Provavelmente, mesmo não sendo inovadora, Togetherness tem suas qualidades principalmente no seu texto e na escolha de seu elenco. Com uma temporada de apenas oito episódios é bem provável que a série ganhe uma segunda temporada.

Para quem gosta de…: humor e dramas indie, irmãos Duplass, Cyrus, histórias sobre casamentos.

O TV Cinema e Música vai acompanhar? Sim, mas não semanalmente. Quando a primeira temporada de Togertheness terminar publicarei um review analisando a temporada completa na coluna “Comentando a Temporada”.

quatro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s