Deixe um comentário

Crítica: Acima das Nuvens

Acima das Nuves-1O francês Olivier Assayas (Carlos) cria no seu mais recente filme Acima das Nuvens uma história sobre a aceitação do envelhecimento e faz ao mesmo tempo um inteligente e forte ataque contra a indústria cinematográfica de Hollywood.

Juliette Binoche vive Maria, uma atriz veterana que vive uma fase complicada, lidando com um divórcio, descobrindo a morte do seu mentor e tendo que aceitar que está envelhecendo. Maria vive uma relação de amor e ódio e que muitas vezes passa a barreira do profissionalismo com sua assistente Valentine (Kristen Stewart, de A Saga Crepúsculo), que aguenta toda a excentricidade de sua chefe. Maria é convidada para participar de uma nova montagem da peça que a fez ser reconhecida quando jovem, uma história sobre uma mulher mais velha que se apaixona pela sua assistente que a usa para crescer. Como não é mais uma garotinha, Maria assume o papel da mulher mais velha e o da mais jovem fica nas mãos de uma problemática atriz em ascensão Jo-Ann Ellis (Chloe Grace Moretz).

Acima das Nuves-2Para ensaiar a peça, Maria e Valentine viajam para um local afastado e cada leitura do texto a relação delas se torna uma mistura de realidade e ficção, a história dentro da peça se confunde com a da atriz e sua assistente. A leitura faz Maria acordar para a realidade e perceber sua real idade, questionando o seu valor e local no tempo presente, em um certo ponto Maria começa a enxergar que vive mais da fama do passado do que do presente. Enquanto Valentine (Kristen Stewart, uma boa atriz, mas sempre incapaz de passar emoções) fica cada vez mais cansada e sem paciência com todo o discurso de Maria de ser levada a sério e suas constantes mudanças de opinião, mas é Valentine que consegue enxergar a real face que Maria tanto tenta esconder dos outros e no fundo não a respeita tanto como artista, até prefere Jo-ann.

Em uma cena Maria e Valentine vão ao cinema assistir um filme (3D) de ficção científica estrelado por Jo-Ann, as duas entram em um debate sobre o valor artístico de um filme comercial como este; a veterana não consegue encontrar um valor e acha tudo ridículo, apesar de a própria já ter feito muitos filmes como este em sua carreira, já Valentine defende que Jo-Ann traz profundidade a uma história padronizada, essa cena é a reunião de todo o debate da história sobre cinema comercial com o dito de arte. Maria é aquela que se considera uma artista de verdade e quer ser levada a sério, com umaa visão mais antiga sobre o cinema, já Valentine é a jovem que aceita o seu tempo e consegue enxergar nele suas qualidades, acreditando que é possível a junção da arte com o comercial. Ficção e realidade se misturam na atuação de Binoche que parece ter um pouco de sua própria experiência como uma atriz que muitas vezes ficou dividida entre o cinema comercial e o de arte.

Acima das Nuves-3A crítica entre o cinema comercial e o de arte se estende a personagem Jo-Ann Ellis (a sempre imepcável Chloe Grace Moretz ), uma personagem que é a personificação das atuais atrizes jovens e promissoras que se perdem em seus problemas pessoais, o próprio filme faz um paralelo entre Ellis e Lindsay Lohan, corajosamente outros artistas e filmes recentes reais são citados. O debate se estende a outros problemas da nossa era, como os paparazzi e principalmente o vício na internet, a todo momento um personagem aparece navegando ou olhando seu celular, mostrando o quanto viramos escravos da tecnologia. Assayas consegue colocar as duas visões de seu debate de uma forma justa, a todo tempo crítica e defende ambos os lados, cabe a cada um tomar suas próprias conclusões.

quatro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s