Deixe um comentário

Série Nova: The Librarians – 1×01 e 02 – And the Crown of King Arthur e And the Sword in the Stone

The-Librarians-Keyart-16x9-1Baseada na elogiada e bem-sucedida trilogia de telefilmes O Guardião (The Librarian), a série The Librarians chega como uma boa opção para os fãs de ficção científica, aventura e história.

A trama básica acompanha Flynn (Noah Wyle, repetindo o mesmo papel dos telefilmes), o bibliotecário. Sua função é proteger a Biblioteca Pública, um local que esconde em seu subsolo o seu verdadeiro segredo, uma enorme coleção de artefatos mágicos, livros secretos, entre outros outros obetos que precisam ser protegidos. Flynn assumiu o lugar de Judson (Bob Newhartd, de The Big Bang Theory), que morreu há cinco anos, mas que ainda fala com Flynn através de um espelho mágico, Flynn ainda conta com ajuda de Charlene (Jane Curtin), experiente profissional que conhece bem a biblioteca. Além de proteger o local, Flynn tem a missão de ir atrás de cada objeto perdido pelo mundo e trazê-lo para a biblioteca. O inimigo principal da Biblioteca é a A Irmandade da Serpente, um grupo que deseja espalhar a magia pelo mundo, o que pode criar um caos mundial, com tantos objetos poderosos perdidos e podendo cair nas mãos das pessoas erradas.

O duplo episódio de estreia foi uma divertida aventura para apresentar os verdadeiros protagonistas da série. A primeira é Eve (Rebecca Romijn, a Mística de X-Men), uma agente secreta que tem um engraçado primeiro encontro com Flynn, onde cada uma estava em uma missão, ela tentando desativar uma bomba nuclear e Flynn tentando desativar um artefato que ameaçava transformar a humanidade em zumbis. Eve foi escolhida pela biblioteca, sim o local tem vida própria, para ser a guardiã, aquela que protegerá Flynn e todos que trabalham na biblioteca. Eve é a força, a sensualidade e a coragem da equipe. A ideia positiva do roteiro foi colocar os outros integrantes da equipe como possíveis candidatos a substituir Flynn na função de bibliotecário, o que quase aconteceu no piloto. A segunda integrante da equipe é a fofa Cassandra (Lindy Booth, de Kick-Ass 2), uma mulher com o dom de sinestesia e mestre em matemática, Cassandra vê sua vida mudar depois de descobrir que tem um tumor do tamanho de uma uva, inoperável e que pode matá-la a qualquer minuto. A equipe continua com Jake (Christian Kane, de Leverage), um inusitado cowboy que na verdade é um expert em história da arte, com grande conhecimento em mecânica e que é bom de luta, o galã da história. Por último, Ezekiel (John Kim), um ladrão de artefatos, mestre na arte de roubar e especialista em tecnologia, divide com Cassandra o papel de alívio cômico.

A segunda parte do episódio piloto surpreendeu ao revelar que a narrativa vai seguir um caminho diferente do anunciado inicialmente. Noah Wyle não será o protagonista, seu Flynn será um personagem que aparecerá ocasionalmente para ajudar os novatos, já que entrou em uma aventura solo para encontrar a Biblioteca que desapareceu! A segunda surpresa do episódio foi a revelação de que a biblioteca sumiu, restando apenas uma espécie de anexo que é cuidado por Jenkins (o ótimo John Laroquette). Caberá então a Eve e os três bibliotecários em treinamento a continuarem o trabalho de Flynn em busca de proteger e encontrar os artefatos.

Uma proposta audaciosa do criador dos telefilmes e da série Dean Devlin tirar Flynn da trama, já que o atrapalhado e divertido personagem era um dos principais atrativos da história, tirar Flynn do papel de protagonista será um desafio complexo e os novatos vão ter que provar já a partir do próximo episódio que podem segurar a série sozinhos. A série desta maneira recomeça a história apresentada nos telefilmes e na primeira parte do episódio de estreia, colocando estes novatos, sem experiência alguma, em aventuras semanais e tendo que agora recuperar a magia que foi espalhada pelo mundo pela Irmandade da Serpente após os eventos narrados na estreia.

Cada integrante do quarteto tem sua função na equipe e obviamente com suas qualidades e alguns defeito, Eve, por ter também a intérprete mais conhecida, será a líder e protetora desta nova equipe. Rebecca Romjin e Lindy Booth acabaram se sobressaindo nesta estreia, a primeira por ser uma personagem que mistura bem humor, sensualidade e ação e a segunda por ter passado já por uma história de redenção, tendo que ainda provar que pode ser confiável depois de ter traído a equipe. Os outros dois integrantes da equipe devem ser aprofundados mais ao longo da temporada, mas ambos parecem ter potenciais para crescerem. Os vilões interpretados por Matt Frewer (Orphan Black) e Lesley-Ann Brandt (Spartacus) decepcionaram um pouco por serem caricatos demais.

Misturando Indiana Jones, com pitadas de Doctor Who e Warehouse 13, The Librarians é uma atrativa série de aventura com essenciais elementos de história e ficção científica. Despretensiosamente divertida, com histórias rápidas, cheias de ação e emoção.

Vai dar certo? Espero que sim, The Librarians terá agora apenas 8 episódios para provar que pode continuar apresentando histórias atraentes sem seu carismático protagonista e caberá aos novos personagens continuarem o marcante legado deixado pelos telefilmes.

Para quem gosta de…: telefilmes O Guardião, ficção científica, história e aventura.

O TV Cinema e Música vai acompanhar? Sim, mas por ser uma série que vai seguir o clássico padrão de casos da semana e por ter apenas 10 episódios na primeira temporada, vou deixar para escrever um review sobre toda a temporada quando a mesma terminar.

tres

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s