Deixe um comentário

Crítica: Debi e Lóide 2

Debi e Loide-2-1Vinte anos depois da estreia de Debi e Lóide a sua esperada sequência finalmente chega aos cinemas trazendo o mesmo humor que fez do primeiro filme um grande sucesso, mas também colocando em questão se o mesmo ainda tem a mesma graça.

A cena inicial com Lóide (Jim Carrey) revelando para Debi (Jeff Daniels) que passou 20 anos em uma clínica de repouso fingindo estar em estado catatônico somente para fazer uma pegadinha com seu melhor amigo dita o rumo do que virá a seguir na trama. A pífia história foi escrita pelos irmãos e diretores Farrely e, inacreditavelmente, mais dois roteiristas,  que não se preocupam em criar algo novo, apenas repetem a fórmula do primeiro. Uma nova desculpa é criada para colocar os amigos em uma viagem onde vão infernizar a vida das pessoas com seu comportamento sem limites.

Debi e Loide-2-2O primeiro filme marcou a estreia dos irmãos diretores Bobby e Peter Farrely que ao longo dos últimos 20 anos fizeram comédias de grande sucesso, Quem Vai Ficar com Mary? (1998), mas seus últimso filmes já não foram tão bem. o esquecível remake de Os Três Patetas (2012). Os irmãos Farrely escolheram uma fórmula de humor para seus filmes da qual não conseguem ir além dela, um estilo de humor ousado e que beira ao preconceituoso, a repetida piada do menino cego, muitas vezes excessivamente escrachado e fazendo rir principalmente através do constrangimento, a cena com a senhora da terceira idade é de uma vergonha alheia sem tamanho. Nesta sequência não conseguem criar cenas marcantes como a da língua presa no gelo no primeiro filme, as piadas mais engraçadas de Debi Lóide 2 são aquelas que já tinham aparecido no trailer.

Apesar de terem seguido caminhos opostos em suas carreiras, a química entre Jim Carrey e Jeff Daniels continua muito forte, mas é visível que o roteiro centra-se no personagem de Carrey, talvez tenha sido este o motivo para o ator aceitar participar da sequência. A continuação é a oportunidade perfeita para Carrey fazer o tipo de humor que o fez ficar conhecido, com muitas piadas de humor físico e uma quantidade impossível de se contar de suas conhecidas caretas. Daniels é, assim como o fraquíssimo elenco secundário, apenas uma escada para o show particular de Jim Carrey que é protagonista das melhores piadas, muito mais pela sua experiência no gênero do que pelo fraco texto que tem em mãos.

Debi e Loide-2-3O projeto que foi abandonado pela Warner Bros. e resgatado pela Universal conseguiu pagar o seu custo e gerar lucro para o estúdio, para os irmãos Farrelly o lucro é menos importante, o que vale é ter a certeza de que seu humor caótico e constrangedor ainda chama a atenção do público, mesmo tendo perdido sua graça inicial há muito tempo.

dois_e_meio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s