Deixe um comentário

Crítica: Festa no Céu

1401216444003-BOL-FIRSTLOOK-10Produzida pelo cineasta Guillermo Del Toro (O Labirinto do Fauno) a animação Festa no Céu apresenta a tradicional celebração mexicana do dia dos mortos para o público fora do se país de origem, passando uma atípica visão, para os ocidentais, sobre a morte.

A trama acompanha o trio de amigos de infância Maria (voz de Zoe Saldana), Manolo (Diego Luna) e Joaquin (Channing Tatum). Os dois desde pequenos disputam o coração de Maria, uma jovem filha de uma família rica e que defende os direitos iguais entre homens e mulheres. Manolo é membro de uma família de toureiros que deseja ser músico, mas seu pai o obriga a continuar a tradição da família; Joaquin é filho de um soldado que foi morto pelo bandido Chacal, por isso se torna um soldado para vingar a morte de seu pai. Quem observa este trio são os deuses Morte (Kate del Castillo), responsável pelo local onde moram as pessoas que após suas mortes são lembradas pelos seus parentes, e Xibabla (Ron Perlman), rei do local onde habitam as almas esquecidas pelos vivos. Morte e Xibabla fazem uma aposta sobre quem Maria escolherá como seu verdadeiro amor.

Festa No Céu-2Inicialmente Festa no Céu seria produzida pela DreamWorks que desistiu da animação por não concordar com as ideias do diretor Jorge R. Gutierrez. Com o apoio do nome e financeiro de Guillermo Del Toro, Gutierezz conseguiu tirar do papel a sua animação que foge parcialmente ao estilo das animações hollwyoodianas, seja na parte visual como na narrativa. Gutierrez que assina o roteiro faz uma ousada proposta de dividir sua trama em três estilos diferentes; a introdução segue o estilo tradicional das animações, com um grupo de alunos de uma escola que visitam um museu e conhecem através de uma guia a história de Manolo, Joaquim e Maria. Os personagens principais são apresentados como bonecos de madeira, brincando com o imaginário das crianças que estão ouvindo essa bela história. O terceiro ponto é que o diretor e roteirista inclui elementos de animações clássicas em algumas cenas criando essa mistura de três estilos diferentes que se encaixam e enchem os olhos.

A animação é de uma beleza rara com uma enorme paleta de cores, passando pelos tons pastel das cenas no México, o mais sombrio das almas esquecidas ou o alegre e muito colorido do mundo das almas, o reinado da Morte é esplêndido, cheio de detalhes e ajudando a passar a mensagem principal da trama. As conhecidas lições de morais vão fazer até os pais refletirem; a principal e que vem da cultura mexicana é aceitação da morte e a ideia de manter a lembrança daqueles que se foram. Outras mensagens passadas como de deixar seus filhos seguirem os seus próprios caminhos, além de outros temas como aceitação e direitos iguais para mulheres e homens.

Festa no Céu-3O roteiro é pouco instável, ousa em sua mensagem ao celebrar a morte, mas não deixa de ter elementos comuns nas animações modernas, como o momento de redenção do herói e o uso de um vilão coomum, aqui o Chacal, personagem que diminui a mensagem poética da história e tem a utilidade narrativa de participar das tradicionais cenas de ação do último ato. O filme consegue integrar bem os valores da cultura mexicana acrescentando elementos populares, principalmente da música pop dos EUA. A trilha sonora recheada de hits é muito bem encaixada na trama, sendo um elemento importante e ganhando novas versões, a maioria cantadas pelo dublador Diego Luna que mostra um desconhecido talento como cantor. Festa no Céu é uma animação merece ser assistida na sua língua original, o elenco de dubladores faz um trabalho correto, além dos protagonistas, se destacam Ron Perlman e uma engraçada participação de Ice Cube.

Festa no Céu é uma boa atração tanto para o público infantil como adulto, com seu belíssimo visual e ao ensinar que a morte não precisa ser necessariamente triste, mas a conclusão de uma vida de alegrias que merece ser lembrada.

tres_e_meio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s