1 comentário

Série Nova: Jane the Virgin – 1×01 – Chapter One

Pilot"Sabe aquela história que você escuta e de tão absurda você pensa é que é isso só poderia ter acontecido em uma novela? Pronto essa é a melhor definição de Jane the Virgin! A produção do canal CW é uma adaptação da novela venezuelana Juana La Virgen, a série tem entres seus produtores a atriz latina Sofia Vergara (Modern Family).

A trama acompanha a latina certinha Jane (Gina Rodriguez, de The Bold and the Beautiful), uma jovem que sempre teve total controle de sua vida, tudo para ser diferente de sua problemática mãe, sempre seguindo o caminho correto, incluindo não ter relações sexuais até se casar; o que não é um problema para o seu apaixonado namorado Michael (Brett Dier, de Ravenswood), um policial que aceita a opção de sua namorada e futura noiva. Jane vive com sua atirada mãe Xiomara (Andrea Navedo, de Law & Order) e sua recatada e religiosa avó Alba (Ivonne Coll, de Switched at Birth).

Jane trabalha como garçonete em um hotel que tem um novo dono Rafael (Justin Baldoni, de Everwood) , com que Jane tem um passado quando tiveram um curto romance. O outro ponto da história está em Rafael, um homem que se recuperou recentemente de um câncer e que está preso a um casamento infeliz, tudo por causa do dinheiro de sua esposa Petra (Yael Grobglas, de Reign) e por ela ter ficado com ele durante o período que estava doente. Petra é a clássica vilã, não aceita perder o casamento e está disputa a fazer tudo para segurar o seu marido, ao mesmo tempo que tem um caso com um funcionário do hotel e melhor amigo de Rafael.

No meio desta história está a Dra. Luisa, a irmã de Rafael, uma ginecologista que descobre que sua namorada a está traindo, ainda abalada no dia seguinte tenta seguir sua vida, mas faz uma confusão e no lugar de fazer um papanicolau em Jane acaba fazendo nela uma fertilização artificial. O dono do esperma? Rafael, o dono do hotel e ex-paixão da protagonista! Sim, Jane, a virgem ficou grávida!

Apesar de histórias diferentes, Jane The Virgin se assemelha bastante a Betty, the Ugly, outra série baseada em uma novela latina e que conseguiu conquistar o público estadunidense. O atraente roteiro sabe como conquistar seus dois públicos-alvo, os latinos, a inteligente opção das faladas bastante divididas entre inglês e espanhol, e os jovens que assistem o canal CW, o tom adolescente e a protagonista moderna. Com uma carreira em ascensão, apesar de já ter 29 anos, Gina Rodriguez encanta com sua desenvoltura e charme, atriz consegue fazer de sua Jane, uma personagem engraçada, dramática e romântica, tudo no tom certo e sem exageros. Os outros atores estão bem em seus papéis, mas é Gina Rodriguez a verdadeira estrela desta série e aquela que deve conquistar o público com seu contagiante sorriso.

Os inúmeros dramas, as músicas, os diálogos exagerados e cheio de clichês, as piadas sobre telenovelas, não é preciso assistir mais de cinco minutos para perceber como a série é igual ds novelas mexicanas com suas reviravoltas sem fim. No caso de Jane the Virgin estes elementos funcionam muito bem porque o próprio roteiro não se leva muito a sério, sendo quase uma sátira as novelas mexicanas. O uso dos letreiros, a sarcástica narração e os diálogos bem engraçados ditos por personagens propositalmente caricatos dão a trama um tom leve e não dramático, Jane the Virgin é muito mais uma divertida comédia daquela que vai te fazer rir. Um curto episódio de 40 minutos onde muita coisa aconteceu e não só a trama principal foi apresentada, mas como os engraçados e dramáticos enredos paralelos. O pai de Jane ser o astro de uma novela; o problemático irmão de Michael que esconde um grande segredo e o mistério policial envolvendo Petra e seu amante Zazo.

Vai dar certo? Com certeza, Jane The Virgin tem tudo para conquistar o público e ser um sucesso tanto para o público latino como para os jovens, seria um desperdício se uma série divertida como esta não fizesse sucesso.

Para quem gosta de…: novelas, cultura latina, Betty, a Feia.

O TV Cinema e Música vai acompanhar? Não, elogiei sim Jane The Virgin, mas como sempre sou sincero e prefiro não assistir uma série que não combina com o meu gosto pessoal.

quatro

Um comentário em “Série Nova: Jane the Virgin – 1×01 – Chapter One

  1. […] canal CW encomendou mais episódios para as séries estreantes The Flash e Jane the Virgin, ambas terão uma primeira temporada completa com um total de 22 episódios. Ambas […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s