1 comentário

Série Nova: The Affair – 1×01 – Pilot

the-affair-pilot_article_story_largeO que leva um marido trair a sua esposa e o inverso também? Essa clássica indagação é o tema principal de The Affair, a melhor estreia da temporada 2014/2015! A série foi criada por Hagai Levi, responsável pela série israelense BeTipul adaptada nos EUA com In Treatment e no Brasil com Sessão de Terapia; já o roteiro foi escrito por Sarah Treem que escreveu alguns dos roteiros de In Treatment e House of Cards. Essa dupla traz uma das produções mais originais deste ano e que explora as relações humanas de duas pessoas casadas e que se tornam amantes. A ousadia e diferencial da série está na original ideia de dividir a trama em duas partes através da visão dos dois personagens principais, explorando a velha máxima de que uma história contada duas vezes nunca é igual.

A trama acompanha inicialmente Noah (Dominic West, de The Wire), um professor que acabou de lançar o seu primeiro livro. Noah é casado com Helen (Maura Tierney, de E.R.) e pai de quatro filhos; dois meninos e duas meninas. É fácil traçar o perfil de Noah, um homem que tem o que é considerado o exemplo de uma família feliz, mas isso é o bastante para fazê-lo realmente feliz? Os seus quatro filhos são bastante problemáticos, o que inclui um menino com um senso de humor mórbido e uma típica adolescente revoltada; eles impedem que Noah tenha uma visão sexual com sua esposa e causam um grande estresse no dia a dia. Noah é o clássico escritor frustrado que lançou o seu primeiro livro que não foi bem recebido; para piorar seu sogro é um escritor respeitado e muito rico, com várias de suas obras adaptadas para o cinema. O sogro faz questão de menosprezar e humilhar Noah que aceita as agressões porque depende do sogro financeiramente.

Durante uma viagem de férias com sua família a casa do seu sogro, Noah conhece Alison (Ruth Wilson, de Luther). Uma garçonete casada com Cole (Joshua Jackson, de Fringe) e que tenta superar a morte de seu filho falecido aos 4 anos. Alison parece acomodada em sua vida, trabalha há mais de 15 anos como garçonete e vive uma depressão sem fim, incapaz de superar a dor da perda do seu filho e consequentemente muito brava com seu marido Cole por estar conseguindo superar a tristeza e seguir com sua vida.

A proposta da série principal é dividir a história através de duas diferentes visões; no piloto a primeira parte foi a visão de Noah sobre o dia que conheceu Alison e a segunda parte foi a visão dela sobre o início do caso dos dois. O roteiro aproveita o velho ditado de que toda história tem dois lados, dependendo muito da visão de quem a conta, este o ponto principal do roteiro.A diferenças entre as duas versões de Noah e Alison no dia em que conheceram exploram a curiosidade de saber quem está contando a verdade, algo que talvez seja impossível de descobrir. Na versão de Noah foi Alison quem o provocou e na dela foi ele quem a seduziu primeiro. A história contada por ambos tem dois pontos em comum, o acidente com a pequena filha de Noah que quase morreu engasgada e que foi o elemento que os uniu, seja por Alison ter ou não a salvado, mas sim porque o acidente a lembrou da morte de seu próprio filho. Outro ponto em comum, mas também com diferentes visões, é a cena do sexo de Cole e Alison; enquanto para Noah tudo pareceu forçado e quase um estupro, para Alison foi algo provocado por ela mesmo, mas em comum a ideia de Alison de provocar Noah enquanto a olhava transar com Cole.

Outro elemento inovador e surpreendente é que nos últimos minutos foi revelado que a trama contada é narrada no presente através das entrevistas de Noah e Alison a polícia, aparentemente após algum crime, talvez até um assassinato de um dos cônjuges dos amantes. Essa cena ambientada alguns anos para frente também atiça a curiosidade para saber porque Alison e Noah estão sendo interrogadas e o que aconteceu entre os dois; um detalhe vital é que Alison teve outro filho! The Affair precisa e tem também um quarteto de atores experientes competentes que ajudam a passar com realismo as diferentes visões da história, o que impossibilita saber quem está realmente contando a verdade. West tem uma longa experiência na televisão e a belíssima britânica Ruth Wislon é uma das melhores atrizes de sua geração; tendo ainda os competentes Maura Tierney e Joshua Jackson no segundo plano.

Com um roteiro impecável, atuações marcantes, The Affair é uma produção única e cada vez mais rara de se encontrar pela sua originalidade seja na sua ousada maneira de contar a sua história ou por expor a realidade ao extremo.

Vai dar certo? Com certeza! O canal Showtime sabe que tem com The Affair uma produção especial e não deve colocar audiência dela como algo predominante e sim pensando na sua qualidade como série.

Para quem gosta de…: dramas, histórias mais profundas, histórias sobre infidelidades.

O TV Cinema e Música vai acompanhar? Sim! Por ser uma série de apenas 10 episódios irei fazer uma análise da temporada completa ao seu final na coluna “Comentando a Temporada”

cinco

Um comentário em “Série Nova: The Affair – 1×01 – Pilot

  1. […] canal Showtime anunciou a renovação das séries Homeland e The Affair. Homeland chega a sua quinta temporada que terá 12 episódios e a estreante The Affaiar vai para […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s