Deixe um comentário

Crítica: Garota Exemplar

Garota-Exemplar-1Garota Exemplar foge à regra de que bons livros não rendem grandes filmes, o ótimo livro de Gillian Flynn ganha uma adaptação tão conquistadora como a obra original e que prende totalmente a atenção do telespectador neste que já pode ser considerado um dos melhores filmes do ano.

Na trama Nick (Ben Affleck) descobre que sua esposa Amy (Rosamund Pike, de Jack Reacher) sumiu no dia em que completariam cinco anos de casados. A cada dia que passa o desaparecimento de Amy vai ficando mais misterioso, o que leva ao próprio Nick se tornar um dos principais suspeitos. O maior acerto deste projeto foi colocar nas mãos da própria Gillian Flynn a responsabilidade de adaptar a sua obra; a autora consegue fazer ao mesmo tempo uma adaptação fiel ao seu livro e também acrescenta novos elementos, essenciais para um entendimento e aprofundamento da sua mensagem.

Gone-Girl-2Tendo memoráveis experiências em adaptações de filmes, como Clube da Luta e Os Homens que Não Amavam as Mulheres, David Fincher acerta novamente, reunindo neste seu novo longa o seu conhecido estilo sombrio e cínico. O diretor reflete as emoções de seus personagens através das cores escolhidas, o tom mais sem emoção nas cenas de Nick e o colorido indo para o sombrio nas de Amy. O clima de suspense nas inúmeras reviravoltas da trama ganha mais impacto pela trilha sonora de Trent Reznor (Nine Inch Nails), em mais uma bem-sucedida parceria com Fincher. Os conhecidos elementos eletrônicos criados por Reznor são colocados cuidadosamente, crescendo aos poucos conforme a tensão da trama vai aumentando.

Tendo até então uma carreira marcada por papéis secundários, a britânica Rosamund Pike surpreende pela sua segurança em uma atuação perfeita como a inesquecível Amy, uma garota assustadoramente exemplar, seja para o bem ou para o mal. O charme natural e comportamento blasé de Ben Affleck, em uma das melhores atuações de sua carreira, caem como uma luva para o seu personagem, até o seu famoso queixo tem uma importante utilidade narrativa, assim como terá no seu próximo trabalho como o novo Batman. Carrie Coon (como a sensível irmã gêmea de Nick), Tyler Perry (o sarcástico advogado) e Neil Patrick Harris (o assustador Desi) são personagens com menor espaço, mais vitais para a trama.

Garota-Exemplar-3Descrever a história de Garota Exemplar como um mero suspense é diminuir o valor da obra. Dentro do suspense está também uma análise, bastante pessimista das relações humanas, principalmente sobre o casamento, explorando a submissão do homem a uma mulher, algo que passa por todas relações da trama. Tão impactante como a solução do seu principal mistério é a análise fria e real a sociedade em que vivemos, não importando o país. O roteiro passa e faz uma dura crítica a diferentes temas; passando pela crise econômica dos EUA; a cultura da imagem, na qual todos querem serem amados, não importa a qual preço; a assustadora atração do ser humano pelo mórbido, o que leva a criação dos programas sobre crimes e ao jornalismo atual, muito mais preocupado em vender matérias do que passar uma informação verídica. O questionamento passado no emblemático final de Garota Exemplar leva ao pensamento sobre o caminho que a nossa, cada vez mais fútil, sociedade está seguindo e até onde isso nos levará.

quatro_e_meio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s