1 comentário

Série Nova: Scorpion – 1×01 – Pilot

scorpion-pilot_article_story_largeÉ aproveitando a moda atual de que ser nerd é algo legal que os elogiados produtores Alex Kurtzman e Roberto Orci (dupla de Fringe e Sleepy Hollow) apresentam Scorpion, série estrelada por quatro nerds misturada ao clássico gênero do procedural, aquele tipo de série que tem uma estrutura fixa, como séries policiais e etc.

O protagonista é Walter (Elyes Gabel, de Body of Proof), um dos quatro homens mais inteligentes do mundo. Quando criança Walter foi capaz de hackear o site da NASA, o que levou a conhecer o agente federal Cabe Gallo (Robert Patrick, de O Exterminador do Futuro 2), com quem tem uma longa e difícil relação por causa do agente ter usado a genialidade de Walter para o mal. Os anos se passaram e Walter montou uma equipe formada pelas mentes mais geniais do mundo; Sylvester (Ari Stidham, de The Crazy Ones), uma calculadora humana que sofre de um fortíssimo TOC. Toby (Eddie Kaye Thomas, o Flinch de American Pie), um especialista no comportamento humano e Happy (Jadyn Wong, de Being Erica), mestre da mecânica.

Os quatro tentam usar suas mentes geniais para ganharem dinheiro, algo nada fácil já que também têm em comum a incapacidade de se relacionar com outras pessoas, por não serem normais e seguirem os padrões das outras pessoas, acabaram ficando isolados encontrando companhia apenas entre os membros do grupo. Para ajudá-los a se relacionar e entender melhor as outras pessoas surge a garçonete Paige (Katherine McPhee, de Smash), uma mãe que descobre através de Walter que seu calado filho é um gênio. O agente Cable recruta os quatro nerds mais Paige para trabalharem como especialistas e conselheiros do governo dos EUA.

Scorpion utiliza a moda atual de ser inteligente aliada ao estilo de caso da semana, uma ideia que no papel parece até boa, mas na prática mostrou sérias falhas. A maior delas é o seu elenco, somente McPhee com sua sensível Paige conseguiu ser capaz de apresentar uma personagem com o que o público possa criar uma ligação. O roteiro exagera na proposta de que quarteto principal ser incapaz de se relacionar com outras pessoas, o que faz com que sejam personagens sem carisma e chatos. Elyes Gabel mostra segurança no papel principal, mas carece de mais simpatia e parece presunçoso; Ari Stidham faz o básico para viver um clássico nerd; por ser o mais experiente Eddie Kaye Thomas foi o que fez a melhor atuação do quarteto principal, muito por interpretar o personagem que tem a função de ser o alívio cômico. O ponto mais fraco do quarteto é Jadyn Wong em uma caricata atuação como Happy, personagem que parece desconexa com o resto.

Misturar o mundo nerd com uma história de ação não é uma tarefa fácil, algo que ficou bem claro no piloto que falhou completamente neste primeiro caso da semana. A história seguia um caminho bom segurando ação no drama dos aviões que poderiam cair, perdendo toda sua credibilidade com a ilógica cena do carro e o avião. Em um momento Walter pede ajuda para Paige dirigir um carro em alta velocidade e na cena seguinte ele próprio está dirigindo uma Ferrari há 300 km/h. Uma incoerência total e que foge a ideia inicial da série de mostrar quatro nerds salvando o dia apenas usando suas mentes, o que qualquer pessoa seria capaz de perceber que não é o bastante para segurar atenção do público. Desta maneira Scorpion necessita de mais ação na história, o que faz com que a série no final não tenha nada de diferente das outras do gênero.

Vai dar certo? Improvável, Scorpion terá muito trabalho para provar que merece uma chance do público após este fraco episódio piloto; porém diante da atual moda geek, existe uma pequena possibilidade de a série conseguir surpreender e ser uma surpresa neste ano, isso se encontrar um público que seja bastante fiel e que aceite a comum e irrealista proposta da série.

Para quem gosta de…: tramas de aventura, mundo nerd, séries procedural.

O TV Cinema e Música vai acompanhar? Não.

dois

Anúncios

Um comentário em “Série Nova: Scorpion – 1×01 – Pilot

  1. […] CBS confirmou que as séries estreantes NCIS: New Orleans, Madam Secretary, Scorpion e Stalker vão ganhar temporadas completas, com um total de 22 episódios. Clique no título de cada […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s