Deixe um comentário

Crítica: Mesmo Se Nada Der Certo

Begin Again-1Após encantar público e crítica com o belíssimo Apenas Uma Vez (2006), ganhador do Oscar de Melhor Canção, o diretor John Carney retorna a utilizar a música como fio condutor para contar mais uma bela história sobre as relações humanas.

A trama segue Dan (Mark Ruffalo, de Os Vingadores 2) que já foi um dia um respeitado produtor e dono de uma gravadora, mas atualmente vive uma péssima fase na sua carreira e convive com o alcoolismo. Em uma noite encontra em um bar a jovem cantora e compositora Gretta (Keira Knightley, de Orgulho e Preconceito), uma britânica que está de passagem por Nova York após uma decepção amorosa. Dan enxergar em Gretta a chance de voltar ao topo e juntos decidem fazer um álbum de uma maneira, gravando cada canção em um local diferente de Nova York.

Begin Again-20Mais experiente, com um orçamento maior e desta vez um elenco profissional, Carney aproveita tudo isso para mostrar seu crescimento como diretor sem perder a essência daquela linda obra que foi Apenas Uma Vez. Repete a mesma estrutura narrativa do seu primeiro filme e a expande em uma história que faz uma reflexão sobre a indústria musical e tem como belíssimo tema de fundo o perdão. O diretor faz uma dura crítica a indústria da música atacando vorazmente as gravadoras e os artistas que colocam sua imagem como algo mais importante do que suas músicas; com uma sagaz ideia da gravação do álbum pelas ruas de Nova York, exaltando toda a beleza da Big Apple. Cada um dos personagens vive um momento de perdoar alguém, Gretta com seu namorado Dave Kohl (Adam Levine, vocalista do Maroon Five), Violent (Hailee Steinfeld, de Bravura Indômita) com seu pai Dan que no fundo precisa perdoar a si mesmo para poder conviver melhor com as outras pessoas. A experiência da gravação do álbum é quase uma terapia para cada um aprender mais sobre as relações humanas, Carney exalta como a música pode ser capaz de modificar as pessoas e ajudá-las a compreender e a lidar melhor com a vida.

Este é o filme de Mark Ruffalo na melhor atuação de sua carreira, o ator entende cada detalhe de seu personagem e seu lado musical, personificando o homem perdido em seu próprio talento em busca de um artista que tenha algo maior e mais verdadeiro; os amantes de música vão se emocionar com a belíssima cena de Dan olhando Gretta cantar e imaginando como a música ficaria melhor acompanhada de outros instrumentos. Exatamente por estar longe de ser uma perfeita cantora, Keira Knightley traz o realismo que Carney tanto coloca em sua obra, com uma artista que é muito mais uma excelente compositora do que intérprete. A gravação do álbum para Gretta e Dan é uma experiência única que os faz refletir sobre o que desejam para suas vidas, mais uma vez o diretor exalta que os melhores casais nem sempre se tornam reais. A composição desta linda obra se torna ainda mais impecável com peças importantes como James Corden como o melhor amigo de Gretta e também músico, Hailee Steinfeld, Catherine Keener como filha e esposa de Steve, além de surpreendentes atuações dos músicos na vida real Mos Def e Adam Levine, o líder do Maroon 5 funciona perfeitamente como a personificação da indústria da música atualmente.

Begin Again-3Como se espera a trilha sonora é vital para o entendimento completo da história, com belas composições de Carney, Gregg Alexander e Glen Hansard (protagonista de Apenas Uma Vez), canções que em muitas cenas funcionam como diálogos expressando os sentimentos de cada personagem no momento. Carvey desta vez não faz um filme no estilo musical como foi em Apenas Uma Vez e desta vez coloca a música na realidade como tema e ligação entre os personagens. O músico e diretor John Carney mais uma vez apresenta um concerto perfeito, um compositor que mistura boa música e uma belíssima história em uma melodia charmosa e delicada.

cinco

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s