1 comentário

Série Nova: Selfie – 1×01 – Pilot

abc-upfront-selfieA série de comédia Selfie tem como base a premissa da clássica peça Pigmaleião, que foi adaptada no musical My Fair Lady, pegando a história original e a invertendo ao colocar uma jovem popular e típica do nosso tempo que tenta ser mais humana com ajuda de um especialista. A sitcom criada por Emily Kapknek (Suburgatory) faz uma crítica a nova geração que é bastante egocêntrica e vive praticamente dentro da internet e esquece o mundo real.

Karen Gillian (a eterna Amy Pond de Doctor Who, Guardiões da Galáxia) vive Eliza Doolitle, uma jovem que foi muito impopular na adolescência e que decide mudar totalmente sua imagem. Depois de algumas cirurgias e cuidados físicos, Eliza vira uma linda mulher que se veste com as roupas mais sexy e é invejada pelas mulheres e amada pelos homens, extremamente popular na internet com muitos seguidores no Instagram. Um dia Eliza descobre que seu namorado na verdade é casado, o que inicia uma sequência de micos que são gravados pelos próprios companheiros de trabalho dela e assim Eliza vira uma piada na internet.

Decidida a melhorar sua imagem depois do mico, Eliza pede ajuda do seu colega de trabalho Henry (John Cho, de Star Trek), um especialista em marketing capaz de melhorar a imagem de qualquer produto. Henry é o oposto de Eliza, odeia a internet e a obsessão das pessoas de se exporem na rede, com a mania de tirar fotos de tudo e criar hashtags. Eliza e Henry são duas pessoas totalmente opostas que inevitavelmente vão ajudar um a outro; Henry ensinará Eliza a sair da internet e largar o seu celular e começar a conviver com as pessoas no mundo real e se importar com outra coisa que não seja ela mesma; já Eliza vai mostrar para Henry como ser mais sociável, menos chato e mais feliz.

No papel Selfie tem uma boa premissa e na prática o que melhor funciona no piloto é a sua mensagem de fundo que é bacana ao fazer uma dura crítica ao vício das pessoas ao mundo virtual e o quanto estamos perdendo a experiência de ter uma real convivência com as pessoas ao nosso redor. O texto faz ainda uma crítica a indústria da beleza e como uma bela foto vale mais do que uma pessoa com caráter e conteúdo.

Só que uma boa mensagem não é o bastante para conquistar o público; Selfie tem sérios problemas em seu elenco e roteiro lotado de clichês, com piadas ruins, nenhuma funciona e a do vômito passou os limites do nojento, e um exagero de momentos fofos, forçando demais ao público a criar uma ligação com Eliza e Henry, personagens comuns. A ideia de aproveitar mais o mundo real se perde ao longo do piloto pelo uso de uma linguagem popular demais, primeiro ao colocar inúmeras inserções como se fossem telas de sites e redes sociais e ao criar uma falsa cena como a de Eliza experimentando roupas com suas amigas ao som de Lady Gaga, o que quebra um momento de intimidade entre as personagens com um hit pop.

Em sua curta carreira Karen Gillian fez somente um ótimo trabalho como Amy Pond em Doctor Who, isso aconteceu muito porque Amy era uma personagem especial e a química da atriz com o ator Matt Smith. Gillian, absolutamente linda, está péssima como Eliza, uma atuação caricata ao exagerar nos trejeitos da sua personagem que não é nada carismática e até insuportável, uma atuação nada espontânea e sem ter o timming certo para comédia. Com um pouco mais de experiência e talento no gênero Chun até consegue fazer uma atuação decente, sabendo tirar o melhor de seu personagem, mas sendo apenas uma escada para as piadas ruins de Eliza. Apesar de suas atuações instáveis e personagens que precisam ainda melhorar, Gillian e Cho formam uma dupla com química e que pode crescer mais.

Selfie tem uma boa premissa que na prática não obteve o resultado esperado neste mediano episódio piloto. Além das atuações de seus protagonistas, o texto precisa ter menos clichês e mais personalidade, algo que pode até acontecer ao longo da primeira temporada, isso é se a série não for precocemente cancelada.

Vai dar certo? Provavelmente não, claro que é cedo para afirmar algo, mas na concorrida temporada e com a pressão de uma boa audiência audiência, talvez Selfie não consiga ter tempo para alcançar o seu potencial potencial máximo para conquistar o público.

Para quem gosta de…: Karen Gillian, séries romântica, humor leve, mundo da internet e selfies.

O TV Cinema e Música vai acompanhar? Não, sou mega fã de Karen Gillan e até estava entusiasmado com a série, mas depois de assistir o piloto aposto em seu cancelamento e exatamente por isso não vou continuar a acompanhando.

dois_e_meio

Anúncios

Um comentário em “Série Nova: Selfie – 1×01 – Pilot

  1. […] previsto a ABC decidiu cancelar a série Selfie, estrelada por Karen Gillan (Doctor Who) e John Cho (Star Trek). O canal decidiu não encomendar […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s