Deixe um comentário

Crítica: Amor Fora da Lei

Amor Fora da Lei-1Premiado no Festival Sudance em 2013 com o prêmios de melhor fotografia Amor Fora da Lei revela uma história que remete aos filmes da nova geração de Hollywood dos anos 70 desde o clássico Bonnie & Clyde até Terra de Ninguém.

A trama ambientada nos anos 70 no Texas é direta e reta ao apresentar o casal de criminosos Bob (Casey Affleck, de Tudo por Justiça) e sua mulher Ruth (Rooney Mara, de Millennium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres) no meio de um tiroteio contra a polícia; o casal não tem escolha a não se render; Bob assume todos os crimes no lugar de Ruth e vai preso. Ruth fica solta e sozinha, grávida da filha de Bob, tendo apenas a companhia do policial Patrick (Ben Foster, de 30 Dias de Noite), responsável pela prisão do seu marido. Bob é condenado a trinta anos de prisão, comunica-se com Ruth através de cartas até que quatro anos depois consegue fugir da prisão.

Amor Fora da Lei-2Com uma carreira centralizada em curtas e apenas um filme, o diretor e roteirista David Lowery foge das amarras do cinema moderno para contar uma clássica história de amor entre dois criminosos, usando uma estética que como dito no começo é bastante influenciada pelo cinema dos anos 70. A narrativa traz uma forte lembrança tanto de Bonnie & Clyde e principalmente de Terra de Ninguém, obra de estreia do respeitado diretor Terrence Malick que parece ser uma forte influência para Lowery. A belíssima fotografia de Bradford Young é o exemplo desta inspiração na obra de Mallck, além da narrativa bastante contemplativa com longos planos e personagens bastante introspectivos.

Lowery sabe costurar sua trama de uma maneira que fluí de forma apreciativa tanto visualmente como dramaticamente, cria uma tensão cada passo da fuga de Bob, ligada a história de Ruth com sua pequena filha, um clima de que algo ruim irá acontecer até chegar ao seu ápice; onde o diretor faz uma montagem ainda mais clássica preparando o cenário para uma típica cena de filme de western. O quarteto formado por Casey Affleck, Rooney Mara, Ben Foster e o veterano Keith Carradine é parte importante deste clima denso e instropectivo criado pelo roteiro; Affleck, extremamente superior como ator a seu irmão mais famoso Ben, e Mara passam um amor verdadeiro entre duas pessoas que não enxergam as falhas de cada um e que criam seu próprio mundo. Foster é o policial que parece preso entre a atração e proteção a Ruth, como também o desejo de vingança contra Bob; por último Carradine faz o clássico homem texano misterioso que fala pouco e age mais.

Amor Fora da Lei-3Amor Fora da Lei homenageia muito bem e também faz uma lembrança a uma época onde o cinema conseguia perfeitamente interligar uma boa história com belas imagens.

quatro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s