Deixe um comentário

Série Nova: Taxi Brooklyn – 1×01 – Le prix de la course

taxi_brooklynA NBC começa a Summer Season estreando Taxi Brooklyn, uma série não produzida pelo canal, mas sim uma produção francesa do canal TF1 que a exibiu em abril deste ano na França. A série é uma adaptação para a televisão do filme francês Taxi – Velocidade nas Ruas lançado originalmente em 1998 e que ganhou duas continuações em seu país e um remake americano em formato de comédia de ação em 2004. O próprio roteirista do filme o cineasta Luc Besson é um dos produtores desta série que apesar de ser produzida por um canal francês é falada em inglês e ambientada em Nova York, obviamente com o intuito de vendê-la para os EUA e outros países acostumados a produções americanas.

A história ambientada no Brooklyn gira em torno da detetive Caitlyn Sullivan (Chyler Leigh, a de Grey’s Anatomy) que durante uma investigação cruza seu caminho com Leo Romba (Jacky Ido, de Bastardos Inglórios), um imigrante francês que trabalha como motorista de táxi. O piloto tem como tema principal a criação desta improvável dupla que precisam deixar suas diferenças de lado para juntos encontrarem um ladrão de bancos.

Caitlyn é uma policial nervosa e decidida que gosta mais de agir do que falar, com um comportamento instável que fica bastante refletido na sua maneira maluca de dirigir. Caitlyn não consegue ter uma vida feliz porque tem uma obsessão por encontrar o homem que matou o seu pai que era também policial e que morreu em seus braços. Caitlyn é a personificação da mulher atual, forte, decidida, não deixando ser comandada pelos homens e na verdade os usa da maneira que deseja; seja seu capitão ou seu ex-marido o agente Gregg James (Bill Heck, de Pan Am), relacionamento que acabou depois de ele a trair. Chyler Liegh pode ter mudado seu corte de cabelo, mas continua sendo uma atriz bastante limitada e que desta vez não tem a sorte de ter uma personagem simpática como era Lexie em Grey’s Anatomy.

Leo é um francês que mesmo tendo uma vida muito difícil a leva com muito bom humor; Leo tenta recomeçar sua vida nos EUA depois de ter sido preso na França por ter participado de um assalto a banco que terminou com uma pessoa morta. Para sair rapidamente da prisão Leo entregou seus parceiros; porém com medo de uma retaliação teve que fugir para os EUA, deixando na França sua mulher, que casou novamente, e seu filho. Leo não é um mero taxista, por causa de seu passado criminoso tem um grande talento na direção conhecendo como poucos as ruas de Nova York e também possuí uma rara capacidade de analisar as pessoas, consegue descobrir segredos de uma pessoa apenas a olhando por poucos segundos. O coprotagonista é o tradicional exemplo do estrangeiro que tenta apagar seus erros do passado e almeja o sonho americano, algo cada vez mais incabível para os tempos atuais. A diferença principal com Caitlyn é que Leo Romba é um personagem de fácil apego pelo seu bom humor e que tem um intérprete carismático como Jacky Ido, ator com mais de experiência que sua colega de cena.

Taxi Brooklyn é uma produção francesa descaradamente feita para os americanos, porém os franceses apenas copiam a fórmula do sucesso, o que resulta em um produto sem personalidade alguma e que segue o caminho tradicional das séries policiais norte-americana, seja na sua ação comum como também nos seus, pífios e óbvios, arcos dramáticos.

Vai dar certo? Incerto, Taxi Brooklyn estreia com 12 episódios prontos que devem ser exibidos pela NBC  de qualquer maneira, não importando muito audiência, para compensar o gasto com a compra do produto. O canal TF1 ainda não renovou a série, decisão que deve depender muito do resultado dela nos EUA e por isso ainda é cedo para cravar o seu futuro.

Para quem gosta de…: séries de ação, Taxi – Velocidade nas Ruas, séries policias.

O TV Cinema e Música vai acompanhar? Não, nunca fui fã da franquia francesa Taxi e muito menos do remake, desapego que segue por esta desastrosa versão televisiva.

dois

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s