Deixe um comentário

Vikings – 2×07 – Blood Eagle

960Um Earl ou um rei precisa ter noção que o perigo pode estar tanto do lado de fora de suas terras como dentro delas. Ragnar como líder de um povo precisa ser cruel em certas ocasiões, somente assim terá total controle, mas essa mesma atitude pode causar dúvidas sobre seus atos.

Impensável até pouco tempo atrás imaginar que o futuro papai Floki um dia iria escolher ficar afastado de seu amigo Ragnar; apesar de ter o ajudado a chegar a onde está, Floki talvez não enxergue mais em Ragnar o amigo que costumava confiar tanto e não gosta das decisões dele como Earl. Escolher fazer o seu casamento sem a permissão e presença de Ragnar foi uma agressão pior do que uma feita com uma arma, por acertar a honra e respeito que existe entre os dois. Certo que Floki é muito mais um bobo instável, que não confia muito nem no seu futuro como pai, mas tem um lado muito íntegro e sabe melhor que muitas pessoas diferenciar o certo e o errado.

Uma decepção ainda maior ver Rollo mais uma vez tentado a trair seu irmão em nome de um poder que não lhe pertence, após descobrir que Siggy estava se deitando com Horik esperava que a castigasse ou a entregasse para seu irmão, mas a víbora com suas doces palavras e juras de fidelidade fez Rollo ficar quieto e pensativo. Espero que Rollo não traia mais Ragnar e veja que Siggy não é uma pessoa que deve servir de exemplo. Até o próprio Bjorn questiona seu pai e sua falta de confiança nele, mas sem perceber que isso acontece por não estar seguindo o conselho de Ragnar de pensar com seu cérebro e não com seu órgão reprodutor, o que em nenhum caso é uma boa ideia. Bjorn está apaixonado por Porunn e tentando conquistá-la sem usar do seu poder como filho de Earl; Bjorn tanto deseja conquistar a confiança de Ragnar, mas não confia em seu pai para lhe dar conselhos amorosos preferindo ouvir as palavras nada sábias de Floki.

O inimigo maior dentro das terras de Ragnar é Horik, que para ter certeza sobre sua teoria sobre os reais desejos de Ragnar precisou ouvir de Borg que seu aliado Ragnar quer ser rei, tirando talvez do próprio Horik o seu trono. Horik foi levado pelas palavras de Borg que em seus devaneios acredita ter a capacidade de avaliar alguém tão complexo como Ragnar. Ao lado de Horik também pesa a influência de Siggy com seu estilo cobra passando informações como a crise de confiança de Floki com Ragnar, a qual o rei deverá tentar usar no futuro.

Quem diria que a única pessoa em que Ragnar pode confiar atualmente viria a ser Lagerhta ou melhor o Earl Ingstard. Sensacional como Lagertha assumiu o lugar do seu marido e ainda tirou um sarro do seu ex que não estava entendendo quem era este novo Earl que lhe oferecia ajuda; Ragnar ficou na defensiva, mas sabe que pode sempre confiar em Lagertha e levou essa situação como uma brincadeira dos deuses. Quem não riu nada desta história foi Aslaug, a eterna grávida, que viu a chegada da sua rival no pior momento possível quando acredita que afastou sexualmente Ragnar; espero mesmo que com essa convivência com Lagertha, Ragnar veja que ela é a mulher perfeita para ele.

A chegada de Lagertha veio na melhor hora possível porque os pagãos vão precisar de muitos homens para enfrentar os ingleses. Ecbert é tão esperto como Ragnar, o rei inglês sabia que precisava desta aliança com o outro rei Aelle e usou o casamento de seu filho com a dele para celar essa união entre os dois reinados Casamento que diga-se de passagem aconteceu bem rápido e que criou um paralelo interessante entre as diferenças culturais entre os dois povos; desde a maneira de selarem sua união como os motivos que cada casal escolheu seu par, um por amor e outro por poder. Ecbert já mostrou que quer ir muito mais além do que apenas proteger suas terras dos invasores, mas também aumentar seu reinado até dominar tudo, mesmo que para isso tenha que fazer alianças com pessoas como Aelle.

Ragnar e Horik não compartilham nem mais o mesmo motivo para voltarem para a Inglaterra, Horik quer vingança contra Ecbert, já Ragnar que tentar reencontrar seu amigo Athelstan, acreditando nas palavras do Vidente que o forasteiro ainda está vivo. A definição do vidente sobre Athelstan foi perfeita, o católico está vivo, mas com seu espírito atormentado preso entre dois povos e não sabendo qual escolher; grita amor pela Inglaterra e em seguida vê o corvo como uma lembrança do povo que o acolheu.

Tanto Siggy, Horik e até Bjorn ficaram com pena do que estava prestes acontecer com Borg, que seria executado em um horrível ritual chamado de águia sangrenta, completando o destino que o Vidente já tinha dado para ele. Borg acreditou até o último momento na esperança de encontrar uma maneira de ser salvo, mas Ragnar estava irredutível no seu desejo e o próprio praticou o ritual. O que fez essa cena ficar mais assustadora foi a explicação detalhada que Ragnar deu para Bjorn no episódio; por isso não foi preciso mostrar nada apenas os movimentos dos ataques de Ragnar, as reações de nojo dos presentes, sejam homens ou mulheres, e do próprio Borg já causavam uma grande aflição pelo que estava acontecendo.

Pelo menos em seus últimos minutos de vida Borg foi mais homem do que durante toda sua existência, com ajuda das palavras de incentivo de seu executor, foi forte e não gritou em nenhum momento; o que era um sinal de honra para Borg e que assim conseguiria ir para Valhala por ter suportado o ritual como um guerreiro. Ragnar precisava fazer com que Borg pagasse pelo ataque contra seu povo, talvez tenha exagerado ao dar uma morte tão cruel para seu inimigo e que talvez faça o seu povo questioná-lo, mas para os vikings o tempo corre rápido e no próximo episódio já vão seguir de volta para Inglaterra para reencontrar Ecbert.

quatro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s