Deixe um comentário

Crítica: Namoro ou Liberdade

still-of-michael-b.-jordan,-zac-efron-and-miles-teller-in-that-awkward-moment-(2014)-large-pictureEntre o fim da adolescência e a chegada a fase adulta os homens costumam ser bastante fiéis ao seus amigos, sempre os priorizando até chegaram na maturidade onde inevitavelmente vão se apaixonar, casar, ter filhos, e seus amigos naturalmente vão acabar em segundo plano. A mediana comédia Namoro ou Liberdade explora entre tema contando a história de três jovens na faixa dos 20 e poucos anos que precisam escolher entre continuar a ter liberdade e amigos para aproveitarem a vida ou entrarem em relacionamentos sérios.

A trama acompanha Jason (Zac Efron, de Obsessão) e seu amigo Daniel (Milles Teller, de Finalmente 18), dois jovens que não querem compromisso com nada, principalmente no que se trata em relacionamentos e só querem se divertir. Quando o amigo deles Mikey (Michael B. Jordan, de Poder Sem Limites) é surpreendido com o pedido de divórcio de Vera (Jessica Lucas, de Cloverfield), o trio entende isso como uma oportunidade para fazer um pacto de nenhum deles entrar em um relacionamento sério para aproveitarem a vida ao máximo, mas quando garotas especiais vão surgindo em suas vidas o que era um pacto vira quase uma aposta para ver quem vai cair primeiro.

rock-out-cock-outCada amigo explora uma história típica de jovens na casa dos vinte e poucos anos; Jason é o galã capaz de seduzir qualquer mulher e que só quer sexo, mas acaba se apaixonado por Ellie (Imogen Poots, de Need for Speed – O Filme), muito mais que pela aposta feita com os amigos luta contra sua própria vontade de deixar os relacionamentos casuais e ter algo sério. Mikey é o jovem responsável que casou cedo demais e que leva a vida mais a sério e que tenta reconquistar sua esposa, passando por uma crise no relacionamento deles que deveria acontecer muito mais para frente. Por último Daniel é o palhaço da turma e que tanto fala que não quer nada sério, mas começa a ficar atraído pela sua melhor amiga Chelsea (Mackenzie Davis, de Halt and Catch Fire).

Do trio Efron é o rosto mais conhecido e essa popularidade se vê no extenso tempo dado em tela para o enredo de seu personagem, o galã ex-High School Musical compensa suas limitações com seu carisma e faz uma boa dupla com Poots, que ainda tenta provar que pode ser a protagonista feminina de uma grande produção, mas ainda sem mostrar talento para isso. O protagonismo de Efron afeta menos o enredo do personagem de Teller, simpático e o com mais habilidades para comédias, e muito mais o personagem de B. Jordan, com a história mais adulta da trama, mas apesar de ser o mais habilidoso do trio fica escondido e seu enredo é o pior desenvolvido. Três atores carismáticos que não são aproveitados ao máximo, presos pelas amarras das piadas fracas do roteiro; os erros de gravação exibidos durante o crédito mostram a sintonia do trio e como poderiam ter sido realmente engraçados se estivessem mais soltos em seus papéis. Para os fãs de quadrinhos o longa é uma prévia animadora de como será ver Teller e B.Jordan juntos no novo e temido filme do Quarteto Fantástico.

7areweoff3191bea60_600x450_1cd590d0d2Comédias sobre amizades masculinas e relacionamentos existem há anos e é um tema que pouco evoluiu na história do cinema, Namoro ou Amizade pela faixa etária de seus personagens e questionamentos propostos poderia dar uma visão um tanto mais engraçada e mais adulta para o tema, entretanto segue o estilo do gênero com piadas que parecem mais de comédias para o público pré-adolescente. O humor se concentra em criar conversas que deveriam parecer naturais entre amigos nesta faixa etária, mas não saí do lugar comum, com inúmeros nomes feios, piadas sobre cocô, viagra e sexo. O estreante diretor e roteirista Tom Gormican nada faz além de pegar tudo que já foi feito no gênero e enfia no seu longa que tem pouquíssimos momentos engraçados e que explora de forma fútil e óbvia demais os temas amizade e namoro, tendo em sua conclusão as velhas e já ultrapassadas artimanhas do gênero.

dois_e_meio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s