2 Comentários

Arrow – 2×15 – The Promise

The PromiseNa temporada passada de Arrow um dos episódios cruciais da história foi “Odssey” que foi o primeiro a ter uma história quase totalmente ambientada no passado; “The Promisse” seguiu e evoluiu esta mesma fórmula para revelar o que aconteceu entre Oliver e Slade Wilson. O olhar de surpresa de Oliver ao ver Slade em sua casa no episódio anterior foi a cena inicial desta semana, mas para explicar ódio de Slade por Oliver era preciso voltar ao passado para entender como estes dois personagens passaram de irmãos para inimigos mortais.

A operação de Slade, Oliver e Sara para invadir o barco foi um ritual de passagem para todos; Oliver pela primeira vez vestiu o capuz e iria colocar em prática tudo que aprendeu na arte do arco e flecha agora em pessoas reais; neste dia Oliver deixou de ser o playboy mimado para torna-se o herói que conhecemos. Sara apesar de fazer o bem acreditava que era uma pessoa melhor antes do acidente com o barco e fez  Oliver prometer que se algo acontecesse a ela falaria para sua família que morreu no barco, promessa que Oliver cumpriu até ela ressurgir em sua vida. Para Slade nada mais importava a não ser vingar a morte de Shado, o amor que ele criou pela ninja foi rápido e muito forte; isso misturado ao efeito da Mirakuru ajudou a criação do assassino Exterminador, Slade vestiu a sua máscara e estava pronto para completar a sua promessa de vingança.

A operação que o trio montou para invadir o barco era muito bem detalha e quase perfeita, exceto pelo detalhe que Oliver ainda não era um mestre no arco e flecha e por isso virou alvo de piada de Slade. Sara alertou Oliver do perigo constante que viveria no barco se não encontrasse e matasse o Dr. Ivo antes de Slade, porque se isso acontecesse seria a oportunidade para Ivo contar como Shado morreu para Slade. Dr. Ivo que fez todas essas experiências com os presos e buscava o Mirakuru para salvar a vida de sua esposa doente; Ivo a abandonou e também toda sua vida para partir em busca desta cura e só retornaria para casa quando a tivesse.

Essa história dada ao vilão faz com que o personagem ganhe um motivo especial e faz o público questionar a si mesmo se não faria o mesmo no seu lugar. Ivo pode ter seus motivos, mas não deixa de ser um cientista maluco e que conseguiu o que queria ao contar na frente de Slade o que Oliver tinha feito ao escolher entre Shado e Sara; isso aconteceu porque Oliver titubeou em matar uma pessoa desarmada e a sangue frio, um erro que custou muito caro. A revelação da morte de Shado foi o passo final para a mudança de Slade para um homem em busca de justiça para um vilão sedento por vingança e sangue daqueles que mataram mulher que amou. No presente Slade diversas vezes provocou Oliver sobre a morte de Shado ao dizer que acha que não é possível seguir em frente depois de perder alguém querido e a frase mais marcante foi quando afirmou que acredita que as pessoas têm a obrigação de honrar a memória daqueles que se foram, uma indireta mais que direta para Oliver!

O perfeito roteiro equilibrou bem a divisão entre cenas no presente e as do passado. Todas as cenas na mansão Queen foram tensas e o medo não era do que Slade faria e sim se Oliver acabaria tomando uma atitude errada; o que acabou acontecendo ao tentar atacá-lo e ser facilmente segurado por Slade com sua super força. A cena na mansão também exaltou que essa guerra não será somente entre Oliver e Slade, mas também entre seus aliados. Oliver precisou colocar o seu time em ação e sabia que somente a voz de Slade já seria o bastante para alertar Sara; assim como Oliver, Sara também acreditava que Slade estava morto e sabia que a sua presença era um risco para Oliver e toda sua família.

Gostei muito de ver a postura dela assumindo a liderança do time Oliver e organizando todos; sabia que podia confiar na mira de Diggle; na ajuda de Felicity e na força de Roy. Duas cenas chamaram atenção nesta parte; a reação de surpresa de Slade ao ver Sarah, por algum motivo assim como Oliver acreditava que ela estava morta, mais uma parte do flashback que ainda precisa ser preenchida. Outro momento foi o aperto de mão entre Slade e Roy Harper; o vilão sabe que o time Oliver conta agora com uma pessoa com a Mirakuru e percebeu que estava em desvantagem e que era hora de deixar o local.

Retornando ao flashback, no meio da rebelião Sara e outros prisioneiros conseguiram escapar do barco e só Oliver ficou preso; Oliver está nas mãos de Slade que agora é o novo capitão do barco, tomado de forma bem “sensivel”; já começando sua vingança ao cortar a mão que Ivo usou para atirar em Shado. Slade ainda revelou sua falsidade ao mostrar que continua com a Mirakuru e que enganou Oliver e Sara que pensavam ter destruído a droga; Oliver terá agora que passar por uma nova tortura com Slade fazendo a promesa de fazer com que Oliver sofra igual a dor que sentiu e sente pela morte de Shado.

Ainda na Ilha Sara viu que Oliver permaneceu no barco e agora deve tentar encontrar uma maneira de tirá-lo lá de dentro porque sabe o que Slade fará com Oliver; a situação fica um pouco mais complexa porque ela está acompanhada agora por prisioneiros do barco; incluindo o russo amigo de Oliver, o reverendo e seu rato e um forte homem que por pouco não a matou no barco e que não gosta nem um pouco dela. A cada nova revelação do passado Arrow continua dando motivos para mais flashbacks, afinal foram cinco anos infernais que Oliver passou no local e muita coisa falta ainda ser explicada; como Oliver voltou para ilha, a suposta morte de Sara e como Oliver atirou uma flecha no olho de Slade.

O diálogo entre Oliver e Slade no final do episódio foi uma declaração oficial de guerra; Slade de alguma maneira sabia de Diggle e conseguiu, com ajuda de alguém, derrubá-lo antes que Diggle o matasse ou pelo menos tentasse. Como resposta Oliver já entendeu parte do plano do Slade que envolve o homem mascarado, Sebastian Blood. A conversa terminou com Slade respondendo para Oliver que veio cumprir a promessa feita há cinco anos de destruir pedaço por pedaço da vida dele para depois matá-lo com uma flecha no seu olho!

Falando em olho, assustador ver Slade olhando, apenas com uma visão (risos), para as telas que mostravam toda a casa de Oliver! Slade saiu mais uma vez na frente de Oliver e a visita a sua casa não foi apenas uma declaração de guerra e sim mais um ataque ao colocar as câmeras sem ninguém perceber e agora ficará ainda mais de olho em Oliver e sua família! Outro detalhe é que ao fazer a doação para Moira, Slade se aproxima ainda mais dela e a distancia de Oliver, enquanto nos bastidores é o responsável por criar a campanha de Blood; assim tem os dois candidatos em suas mãos Essa guerra está apenas começando e Oliver não é do tipo que ficará esperando pelo próximo ataque de Slade e sabe que nesta luta quem agir primeiro pode sair como vencedor.

Próximo episódio inédito de Arrow só no dia 19 de março e nele será apresentado o Esquadrão Suicida!

Dos quadrinhos para a televisão:

O roteiro teve uma bela homenagem a Curtis Swan, um dos maiores quadrinistas da história da DC, que foi lembrado na cena que Slade olha um quadro de um artista chamado “Curtis Swan”.

quatro_e_meio

Anúncios

2 comentários em “Arrow – 2×15 – The Promise

  1. Esse pra mim foi o pior episódio de Arrow de todos os tempos rs Achei que tivemos muito mais do passado do que do presente e isso fez com que eu ficasse boa parte do tempo esperando que acabasse logo =/ Slade é um baita personagem e quero ver logo esse Esquadrão Suicida em ação!

    • Jura???? Nossa Fernanda eu amei! Gostei do episódio da temporada e deste no flashback é bom para sair um pouco da rotina rs. Slade vai ficar ainda melhor tenho certeza; sobre o Esquadrão Suicida se for parecido com dos quadrinhos coitado do Arrow vai ter trabalho rss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s